Alvos do Draft 2016 – TE / FB

 

TIGHT ENDS

 

Cada vez mais envolvidos nas ações ofensivas como alvos de passes, alguns Tight Ends ascenderam como grandes armas da NFL.

Formações que usam 2 Tight Ends são frequentes, já que por sua versatilidade, esses jogadores podem contribuir tanto no jogo aéreo, como no bloqueio ao jogo de corridas.

Antes se procurava o jogador completo, agora os especializados em rotas a partir do SLOT ganharam espaço. Outro tipo que aparece como tendência é o COMBO (H-BACK), que age em certas situações também como Fullback.

Na média, 1 Tight End é selecionado em cada primeiro round do Draft.

clique aqui para toda a série DRAFT 2017
 

 

TOP 4

1) OJ Howard (Alabama)

O melhor desta posição a chegar no DRAFT em muitos anos. O fato de ser bom bloqueador eleva muito seu status nesse processo. É raro Tight Ends saírem da universidade tão avançados nessa área hoje em dia.

Além de físico e técnico, Howard é versátil, podendo usar até rotas de Running backs.

O único senão a Howard é por que não era tão utilizado no ataque de seu time? Tamanho talento deveria ser mais expressado em estatísticas.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

2) Evan Engram (Ole Miss)

Um dos fenômenos no COMBINE 2017! Nunca vi um candidato a Tight Ends tão explosivo.

Engram será um problema constante para as defensas adversárias, pelo potencial de MISMATCHES que pode causar, se cair nas mãos de um coordenador ofensivo capaz de explorar estas habilidades.

Em bloqueios, acredito que possa colaborar bastante no jogo de corridas, mas precisará encontrar uma maneira de ajudar na proteção ao Quarterback.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

3) David Njoku (Miami)

Por falar em atleticismo, aqui vem outro espécime impressionante.

Não espere que Njoku se transforme num bloqueador relevante. Não que não se esforce, mas talvez nem tenha esta vocação. Será basicamente um recebedor de SLOT no estilo Jimmy Graham (Seahawks).

Muito inconsistente nas rotas. Incomodou-me em seus vídeos a alta quantidade de passes curtos / screens, para um atleta que poderia destruir as defesas adversárias verticalmente.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

4) Jordan Leggett (Clemson)

As informações sobre sua falta de comprometimento preocupam. Caberá a comissão técnica do time que o selecionar mantê-lo motivado e focado na profissão.

Talento não falta, seja na parte atlética ou técnica. Tem excelente instinto para descobrir espaços abertos nas coberturas defensivas por zona.

Veja o video com seus Highlights:

 

 

O Coringa

Bucky Hodges (Virginia Tech)

Talvez o melhor "puro" recebedor entre todos os candidatos.

Porém não dá para contar com ele em bloqueios. Será engolido pelos defensores na NFL. Precisa cair num time que o usaria como 2º TE, desvinculado da linha ofensiva.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

Evitaria Escolher

Jake Butt (Michigan)

Ao menos nos 4 rounds iniciais, devido às lesões. Infelizmente um 2º rompimento de ligamentos no joelho assustará os "compradores".

Se não um estrondoso atleta, Butt tinha o tamanho certo, boa técnica e instintos para se tornar um titular na NFL. Torceremos para que algum time sortudo beneficie-se no futuro dessas habilidades.  

Veja o video com seus Highlights:

 

 

Merece Atenção

Gerald Everett (South Alabama)

Por ser um pouco mais baixo, muita gente o projeta na função de H-BACK (híbrido com fullback).

Mas vejo nele potencial para atuar em rotas de Tight End, e se ganhar massa muscular, também alinhar da forma tradicional. Caso contrário poderá comprometer nas situações de proteção ao Quarterback.

Por jogar em uma universidade pequena, precisará de tempo para se adaptar ao nível de competição da NFL.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

George Kittle (Iowa)

Pouco falado, talvez pelo histórico de lesões, Kittle pode contribuir muito para o time que o escolher.

Apesar de não ser dos maiores Tight Ends deste ano, pela tenacidade torna-se um bom bloqueador. Possui agilidade para rotas intermediárias e entendimento de rotas por ser um Wide Receiver convertido. É capaz também de obter jardas após o passe recebido.

Veja o video com seus Highlights:

 

 

Alternativas

Jeremy Sprinkle (Arkansas) – Ótimo tamanho para se tornar alvo na RED ZONE. Precisa ganhar massa muscular para alcançar todo o potencial.

Michael Roberts (Toledo) – Sub-desenvolvido tecnicamente mas com enorme potencial. Primeiro precisará a prender a bloquear.

 

Tiro no Escuro

Adam Shaheen (Ashland)

Enorme e rápido, este ex jogador de basquete, com pouquíssima experiência no futebol americano, é uma tentação para os scouts.

Precisará se desenvolver em todas as áreas do esporte e da posição. Porém se algum time conseguir lapidá-lo, falaremos muito deste atleta por vários anos.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

Outros Candidatos

Jonnu Smith (Florida Int'l), Eric Saubert (Drake), Cole Hikutini (Louisville), Darrell Daniels (Washington), Pharaoh Brown (Oregon), Blake Jarwin (Oklahoma St), Taylor McNamara (USC),  Anthony Firkser (Harvard) e Tyrone Swoopes (Texas)

 

 

FULLBACKS

 

Posição quase extinta na liga, para entrar o segundo Tight End ou o terceiro Wide Receiver em campo, o maior candidato a deixá-lo é o Fullback.

Porém eles são úteis para times que baseiam seu ataque no jogo de corridas, e fornecem “matéria-prima” para as unidades de especialistas.

Fullbacks são maiores e mais pesados do que os Running Backs, devem ser destemidos e agressivos no bloqueio.

Nenhum deles será draftado nos rounds iniciais.

 

TOP 2

1) Sam Rogers (Virginia Tech)

Jogador completo, destaca-se em todos os aspectos da função clássica desta posição.

Para deixar engraçado, ano passado fez até 1 passe para TD.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

2) Freddie Stevenson (Florida St)

Além de excelente bloqueador abrinco espaços para os Running backs (Dalvin Cook agradece), pode assumir a função de correr com a bola em situações de GOAL LINE.

Veja o video com seus Highlights:


 

 

Alternativas

Nate Iese (UCLA) – Talvez o melhor desta classe recebendo bolas.

Cody Heiman (Washburn) – Incrível história de atleta saindo de cidade pequena. Precisaria fazer uma conversão de Linebacker.

 

Outros Candidatos

Anthony Firkser (Navy), Emmanuel Holder (Towson), Dakota Ball (Alabama), Nate Allen (Georgia Tech), Prescott Line (Michigan St), Dimitri Flowers (Oklahoma), Michael Zunica (Kansas) e Bobbi Wolford (Boston College)

 

 

Comentários

Fiquei feliz de vê-lo colocar o Engram antes do Njoku, tenho visto muita hype no Njoku, com mocks colocando-o como Top-15, não o vejo tão confiável, enxergando valor nele da metade pro final do 2º round. Do outro lado, Engram é surpreendente recebendo passes, se não é completo, deve ter impacto imediato.
Talvez eu tenha menosprezado a lesão de Butt, enxergando-o na metade do 3º round, mas pelas considerações, vou rebaixá-lo um pouco kkk, ainda sim 4º round não me parece tão ruim. Uma última consideração é sobre o Kittle, tenho visto em muitos mocks saindo na 5ª Rodada, se meu time escolhê-lo neste momento acho ótimo, não acho que terá capacidade como TE nº1, mas deve fazer o roster, e ser útil. Parabéns pela análise JP.

Alvos do Draft 2016 – TE / FB ? não seria Alvos do Draft 2017 – TE / FB ?

Comentar

Veja também: