Alvos do Draft 2017 - OT

 

Uma das posições mais valorizadas do Draft, os Offensive Tackles ajudam a proteger o maior investimento do time, o Quarterback.

Os OTs são normalmente os jogadores da linha ofensiva com a melhor combinação tamanho / agilidade. Por isso eles são posicionados nas extremidades do Pocket, enfrentando diretamente os Defensive Ends ou Linebackers externos que buscam pressionar o Quarterback. Dentre os candidatos a OT, os mais ágeis são projetados para jogar no lado esquerdo da linha ofensiva, ficando responsáveis por proteger o “lado cego” dos QBs (Blind Side). Esses são os atletas mais valorizados.

Um fator físico cada vez mais priorizado pelos Scouts: comprimento do braço. Braços longos ajudam no reposicionamento do bloqueio, e os times procuram jogdores com um mínimo de 34 polegadas (Aprox. 86 cms) de braço nessa posição.

Normalmente cerca de 4 Offensive Tackles são draftados no primeiro round. 2008 foi uma exceção com 8 jogadores selecionados, e no outro ponto da curva, em 2012 somente 2.  

clique aqui para toda a série DRAFT 2017
 

 

TOP 6

1) Garett Bolles (Utah) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Atlético e tenaz, Bolles tem a agilidade e raça necessária para vir a ser sólido na proteção ao Quarterback e abrir espaços no jogo de corridas, com bloqueios já após a Linha de Scrimmage. Talvez tenha mais chance de sucesso se cair num time que use a ZONE BLOCKING.

Às vezes é super agressivo, perdendo o foco em STUNTs ou o melhor posicionamento para os bloqueios. Dá para ser corrigido, pois a inexperiência por jogado pouco tempo em competição de alto nível contribui nisso. Precisa também de mais massa muscular para enfrentar PASS RUSHERs maiores.

Devido a suspensões enquanto bem jovem e passado 2 anos em missão religiosa, Bolles terá 25 anos (incomum) no início da temporada 2017.

Veja seus Highlights: 

 

 

2) Cam Robinson (Alabama) – Comprimento do braço: 35.5 polegadas

Súper atlético para alguém de seu tamanho. É o tipo de jogador que reinadores salivam para sua linha ofensiva, o que acaba gerando erros de avaliação e decepções.

No bloqueio ao jogo de corridas será capaz de se impor fisicamente por ser muito forte. As deficiências técnicas aparecem mesmo é na proteção ao Quarterback, onde perde o equilíbrio com frequência. Muitas penalizações de FALSE START na universidade é reflexo disso. Precisará cair numa comissão técnica (raro) competente para alcançar todo o potencial.

Veja seus Highlights: 

 

 

3) Dion Dawkins (Temple) – Comprimento do braço: 35 polegadas

Entendo por que tantos scouts o projetam como Guard na NFL, por não ter a altura ideal ou ser tão ágil lateralmente. Mas eu o tentaria primeiro em sua posição original de OT, onde atuou em bom nível no campeonato universitário.

Ele é dominante no bloqueio a0 jogo de corridas, tem boa técnica na proteção ao QB e experiência de 3 anos como titular. 

Veja seus Highlights: 

 

 

4) Taylor Moton (Western Michigan) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Oposto do caso acima. Tem (quase) todos os atributos físicos para jogar como OT, porém peca por falhas técnicas.

Muito forte e com mais agilidade do que se espera de alguém tão pesado, precisará de ajuda esquemática para "segurar as pontas" contra os PASS RUSHERs da NFL, ao menos no início da carreira. 

Veja seus Highlights: 

 

 

5) Roderick Johnson (Florida St) – Comprimento do braço: 36 polegadas

Depois de ler os scouting reports dele fica bem fácil visualizar a questão de desenvolvimento físico e técnico de Johnson. Parece mesmo que seu corpo ainda não está no estágio final. Com isso ele precisará retrabalhar o equilíbrio e técnica quando maturar.

Veja seus Highlights: 

 

 

6) Chad Wheeler (USC) – Comprimento do braço: 33 polegadas

Dificilmente Wheeler será draftado em rounds iniciais. Seu histórico médico é imenso e fisicamente não está no padrão certo, com o braço mais curto do que desejável. Mas possui boa técnica, mobilidade e desenvoltura no bloqueio às corridas

Veja seus Highlights: 

 

 

O Coringa

Ryan Ramczyk (Wisconsin) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Assim como BollesRamczyk também tem experiência limitada em melhor nível de competição.

Saiu-se muito bem em 2016 por Wisconsin, universidade que tradicionalmente revela bons talentos de linha ofensiva para a NFL. Eficiente tanto no bloqueio ao jogo de corridas como na proteção ao QB, se bem que há deslizes neste último item.

Se não fosse a lesão no quadril que gerou recente cirurgia, provavelmente seria o nr.1 deste ranking.

Veja seus Highlights:

 

 

Evitaria Escolher

Dan Skipper (Arkansas) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Não me lembro de ter visto um candidato tão alto (2.08 metros) nesses anos de avaliação para DRAFT. Tem altura de pivô de basquete.  

Para futebol americano isso pode ser um problema. Boa parte da base para bloqueios depende do ponto de encontro físico contra o defensor. Não sei se será eficiente na NFL...

Veja seus Highlights:

 

 

Merece Atenção

Antonio Garcia (Troy) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Talvez o mais atlético dos candidatos 2017. Jogou no campeonato universitário num peso inferior aos padrões NFL. Contra um nível de competição menor, isso não foi um problema, porém o que pode acontecer quando enfrentar um jogador profissional de maior imposição física?

Até pelo tamanho, tende a ser mais eficiente na proteção ao QB do que no bloqueio às corridas.

Veja seus Highlights:

 

 

Alternativas

Adam Bisnowaty (Pitt) – Comprimento do braço: 34 polegadas – Outro caso que muitos scouts projetam como Guard, mas também daria uma chance do lado externo.

Will Holden (Vanderbilt) – Comprimento do braço: 33 polegadas – Apesar do braço um tanto curto, possui boa altura, força e experiência nos lados esquerdo e direito da linha. 

 

Tiro no Escuro

Julie'n Davenport (Bucknell) – Comprimento do braço: 36.5 polegadas

Biotipo perfeito para a NFL.

Porém como atuou numa divisão baixa do campeonato universitário, está muito longe do ideal nas partes técnica e tática.

Veja seus Highlights:

 

 

Outros Candidatos

JJ Dielman (Utah), Conor McDermott (UCLA), Javarius Leamon (So Carolina St), Storm Norton (Toledo), Kelly Parfitt (Florida Atlantic), Justin Senior (Miss St), Jerry Ugokwe (William & Mary), Victor Salako (Oklahoma St), Cole Croston (Iowa), Max Rich (Harvard) e Jon Heck (North Carolina)  

 

Comentar

Veja também: