Alvos do Draft 2019 – OT

 

Uma das posições mais valorizadas do Draft, os Offensive Tackles ajudam a proteger o maior investimento do time, o Quarterback.

Os OTs são normalmente os jogadores da linha ofensiva com a melhor combinação tamanho / agilidade. Por isso eles são posicionados nas extremidades do Pocket, enfrentando diretamente os Defensive Ends ou Linebackers externos que buscam pressionar o Quarterback. Dentre os candidatos a OT, os mais ágeis são projetados para jogar no lado esquerdo da linha ofensiva, ficando responsáveis por proteger o “lado cego” dos QBs (Blind Side). Esses são os atletas mais valorizados.

Um fator físico cada vez mais priorizado pelos Scouts: comprimento do braço. Braços longos ajudam no reposicionamento do bloqueio, e os times procuram jogadores com um mínimo de 34 polegadas (Aprox. 86 cms) de braço nessa posição.

Normalmente cerca de 4 Offensive Tackles são draftados no primeiro round. 2008 foi uma exceção com 8 jogadores selecionados, e no outro ponto da curva, em 2012 somente 2.  

 

 

TOP 6

 

1) Jawaan Taylor (Florida) 

Comprimento do braço: 35 polegadas

Por ter atuado do lado direito na universidade, fica a dúvida se conseguirá fazer a transição para a mais valorizada posição da linha ofensiva (Left Tackle).

Tem todos os pré-requisitos atléticos para se movimentar bem na proteção ao passe ou no bloqueio para corridas. Mostra também boa técnica e instintos. Até exagera na rápida saída de SNAPs, sendo flagrado em FALSE STARTs

É forte para não se deixar bater por BULL RUSHEs. Precisará manter o peso sob controle.

Veja seus Highlights: 

 

 

2) Jonah Williams (Alabama) 

Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Um pouco menor do que o padrão dos Left Tackles de elite da NFL. Porém esse ano estou tentando minimizar (será que consigo?) as sugestões de troca de posição.

É ágil e técnico. Deve dar segurança ao POCKET. Comete algumas penalidades de HOLDING a mais do que o ideal.

Talvez não tenha a força necessária para o PUSH inicial do bloqueio para corridas, porém movimenta-se bem campo à fora.

Veja seus Highlights: 

 

 

3) Andre Dillard (Washington St) 

Comprimento do braço: 33 polegadas

Outro jogador com boa reação inicial, que se destaca pela experiência em proteger os Quarterbacks sem grande ajuda.

Tem boa agilidade e facilidade para se mover pelo campo. Precisa mostrar maior fisicalidade no bloqueio para corridas.

Veja seus Highlights: 

 

 

4) Tytus Howard (Alabama St) 

Comprimento do braço: 34 polegadas

Tem todos os componentes atléticos (talvez precise ganhar um pouco mais de força) para se detacar em qualquer tipo de bloqueio. 

Por jogar num nível de competição menor, falta-lhe refinamento técnico. Quando ganhar tem tudo para se consolidar. Já jogou de Guard, oferencendo versatilidade.

Veja seus Highlights: 

 

 

5) Yodny Cajuste (West Virginia) 

Comprimento do braço: 34 polegadas

Atlético e forte, Cajuste e um míssil, às vezes descontrolado.

Precisa de melhor timming, em especial nos bloqueios de corrida, e concentração para não ficar desleixado com os fundamentos.

Veja seus Highlights: 

 

 

6) Max Scharping (Northern Illinois) 

Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Bem forte para a posição, pode abrir bons espaços no jogo de corridas.

Tem experiência dos 2 lados da linha, e agilidade razoável, mas precisará de ajuda contra pass rushers mais explosivos e melhorar a reação inicial ao SNAP.

Veja seus Highlights: 

 

 

O Coringa

 

Greg Little (Ole Miss) 

Comprimento do braço: 35 polegadas

O quão confiável Little pode ser quando isolado contra pass rushers atléticos? 

Essa resposta definirá quão cedo será selecionado. Tem todos os padrões atléticos, mas tantas vezes parece alheio ao jogo.

Na proteção consegue manter os adversários externos a boa distância, porém é suscetível a MOVEs internos. No bloqueio às corridas, parece hesitante.

Veja seus Highlights:

 

 

Evitaria Escolher

 

David Edwards (Wisconsin) 

Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Possui qualidades e sua performance e 2018 foi afetada por lesão o ombro. (Algo que por si só também preocupa).

O que me assusta é a sensação que está um tanto "perdido" em campo, sem a noção ideal de espaço.

Veja seus Highlights:

 

 

Merece Atenção

 

Dalton Risner (Kansas St) 

Comprimento do braço: 34 polegadas

A maioria dos analistas está projetando-o como jogador para o interior da linha. Eu o testaria primeiro como Offensive Tackle.

Consistente e técnico. Caso a limitação atlética o atrapalhe contra pass rushers externos explosivos, tem experiência como Center e Guard para fazer a transição. Para isso precisaria de melhor PUSH inicial nos bloqueios para corridas.

Veja seus Highlights:

 

 

Alternativas

 

Kaleb McGary (Washington) – Comprimento do braço: 33 polegadas – Forte, mas não tão ágil, talvez seja alto demais para jogar como Guard.

Derwin Gray (Maryland) Comprimento do braço: 34.5 polegadas – Mais baixo que o ideal, com boa agilidade na proteção ao passe.

Oli Udoh (Elon) – Comprimento do braço: 35.5 polegadas – Bom PUSH para abrir espaço às corridas. Se não melhorar tecnicamente também deve ser movido para o interior da linha.

 

 

Tiro no Escuro

 

Tyler Roemer (San Diego St) 

Comprimento do braço: 34 polegadas

Se não tão forte, é bastante ágil para a posição.

Pesa contra ele a imaturidade. Suspenso pelo time por comportamento, decidiu entrar logo no draft ao invés de retornar para se último ano na universidade.

 

 

Outros Candidatos

Bobby Evans (Oklahoma), Martez Ivey (Florida), Dennis Daley (South Carolina), Lanard Bonner (Arkansas St), Mitch Hyatt (Clemson), Patrick Mekari (California), James Pipkins (Sioux Falls), Brian Wallace (Arkansas), Justin Skule (Vanderbilt), Ryan Pope (San Diego St), Koda Martin (Syracuse), Aaron Monteiro (Boston College), Quinn Bailey (Arizona St) e Wyatt Miller (UCF)  

 

Comentar

Veja também: