Alvos do Draft 2019 - QB
O Draft 2019 está perigoso em relação aos seus Quarterbacks, pois os 2 principais nomes têm poucos jogos no currículo.
Isso significa trabalho redobrado para os scouts em esmiuçar cada um deles e dar a melhor indicação possível aos tomadores de decisão identificar o nome certo para as condições de cada time.
Como sabem, faço meus rankings de acordo com as decisões que eu tomaria caso GENERAL MANAGER de alguma organização. O que verão abaixo em nada almeja prever o que acontecerá no DRAFT, mas sim como projeto suas performances na NFL.
Em média 3 QBs são escolhidos no primeiro round.
TOP 6
1A) Dwayne Haskins (Ohio St)
Teria confiança em escolher qualquer dos 2 QBs do topo da classe, dependendo do estilo que o sistema ofensivo privilegie. Classifiquei-os 1A e 1B, colocando Haskins como A por um menor risco geral.
Em Haskins, consigo ver uma avançada capacidade de trabalhar dentro do POCKET, vasculhando o campo em busca de seus alvos, sem perder o feeling da pressão adversária. Quando necessário, solta a bola com rapidez.
Isso minimiza sua momentânea maior limitação, a mobilidade lateral. Quando precisa escapar assim, raro conseguir dar prosseguimento à jogada.
Possui ótimo braço e bola colocação da bola, facilitando a recepção em rotas longas ou colocando o recebedor em boa posição para avançar com ela após a recepção.
Veja o video de seus Highlights:
1B) Kyler Murray (Oklahoma)
Sim, ele é baixinho. Sim, ele é pouco encorpado. Sim, a pouca experiência de jogo é real. Sim, existe a ameaça do baseball. Porém, o potencial retorno sobre o risco é enorme.
O somatório de braço, visão de jogo. Agilidade e precisão no passe pode fazer com que todos os medos acima sejam rapidamente esquecidos.
Aos poucos deve aprender a se movimentar melhor dentro do POCKET para manipular as defesas. Sofreu com a pressão de Alabama na semifinal do campeonato universitário. A tranqulidade que exibiu nos outros jogos é um bom indicador que pode se desenvolver no quesito.
Veja o video de seus Highlights:
3) Drew Lock (Missouri)
Vejo em Lock um projeto que pode vir a se tornar um Quarterback titular. Possui qualidades importantes como percepção de pressão, razoável mobilidade, braço forte, capacidade de improvisação e leitura dos recebedores, antecipando o local para o passe.
Precisa melhorar a colocação de bola e demonstra limitado entendimento da cobertura defensiva. Vejo uma dependência grande da comunicação externa pré-SNAP para as jogadas funcionarem.
Veja o video de seus Highlights:
4) vago
Aqui faço o corte de QBs que podem até se desenvolver em algo a mais, porém a estrada é longa...
5) Gardner Minshew (Washington St)
Falta-lhe o tamanho e braço ideal. Sua bola tende a não tomar a pressão ideal.
Porém vejo qualidades que podem lhe conduzir a uma vaga de reserva ou QB suplente na liga. Toma decisões rápidas e não tem medo de tentar passes em janelas menores, como acontece o tempo todo na NFL. onde os recebedores raramente estão livres por completo.
Tem experiência no ataque denominado AIR RAID, cujos vários princípios estão sendo incorporados na liga.
Veja o video de seus Highlights:
6) Brett Rypien (Boise St)
Compensa a falta de tamanho e braço com boa leitura do jogo. Completou 67.3% dos passes.
Futuro reserva?
Veja o video de seus Highlights:
O Coringa
Daniel Jones (Duke)
Este prospecto de bom tamanho, porém braço mediano, pode chamar a atenção dos treinadores da NFL. Isso porque taticamente (foi muito bem treinado na universidade) está avançado em relação aos concorrentes, mostrando boa visão de jogo e entendimento das defesas.
Será que algum time interessado num QB que pode entrar logo em campo e "administrar o jogo" ficará tentado a seleciona-lo ainda no 1º round?
Tenho minhas reticências a seu potencial. Vejo uma bola sem o "TOUCH" ideal, saindo muito baixa de suas mãos, o que é um convite aos TURNOVERs. Possui boa mobilidade, mas pouco feeling do pass rush.
Veja o video de seus Highlights:
Evitaria Escolher
Will Grier (West Virginia)
Não me deixarei cair na tentação de colocar Grier, dono de lances espetaculares, muita garra e bom braço, dentro de meu TOP 6.
Errático demais para meu gosto, sempre com uma interceptação no bolso para qualquer ocasião especial.
Veja o video de seus Highlights:
Merece Atenção
Jarrett Stidham (Auburn)
Esperava-se muito de Stidham em 2018 e o resultado foi decepcionante. Esse seria um nome para entrar no 1º round, devido a pontuais performances passadas.
O fator amenizante foi a decaída geral de sua universidade. Faltou-lhe talento ao redor, proteção, etc.
Como pontos positivos, passes calibrados com boa força. Pesa contra a falta de mobilidade para escapar do pass rush.
Veja o video de seus Highlights:
Alternativas
Ryan Finley (North Carolina St) – Tem boa precisão nos passes intermediários, mas com braço limitado, sofre em acionar as rotas verticais.
Trace McSorley(Penn St) – Também pequeno. Sua produção caiu bastante em 2018, mas não apostaria contra ele. Aceitaria uma mudança de posição?
Tiro no Escuro
Tyree Jackson (Buffalo)
Em algum momento veremos alguém quebrar o tabu e superar na NFL seu % de passes completos obtido na carreira universitária. Que sabe não é Tyree?
Não será fácil, pois quem levar esse QB de braço forte e boa visão de jogo, recebe também, um QB que não modera a força nos passes curtos / intermediários e é errático na colocação da bola.
Outro ponto para debate, algum Quarterback de altura mais elevada que o padrão deu certo na NFL?
Veja o video de seus Highlights:
Outros Candidatos
Clayton Thorson (Northwestern), Nick Fitzgerald (Mississippi St), Jake Browning (Washington), Jordan Ta'amu (Mississippi), Kyle Shurmur (Vanderbilt), Easton Stick (North Dakota St.) e TJ Linta (Wagner)
Comentar