Boletim Médico - Jason Pierre-Paul
Acho que nenhum 4 de julho foi tão comentado na offseason da NFL como esse. A razão dessa importância está nos acidentes de fogos de artifícios que jogadores sofreram.
Nesse caso, vamos abordar a lesão de Jason Pierre-Paul (DE - Giants). JPP estava no sul da Flórida com amigos quando se feriu. A lesão atingiu a mão direita do atleta lesando pele, partes moles, músculos e ossos, e, vale ressaltar que a energia em um acidente como esse faz com que a lesão atinja áreas vizinhas. Por exemplo, o dedo indicador sofreu muita perda de tecido o que poderia abrir portas para uma infecção generalizada, e, houve também fratura do polegar. Daí, a equipe médica, em consenso com JPP decidiu pela amputação. Por mais radical que a medida pareça ela foi extremamente prudente para uma boa evolução e melhora do quadro. Essa medida permitiu uma recuperação mais rápida dos tecidos sadios sem necessidade de enxertos e evitou infecções que colocariam não somente a carreira, como a vida do jogador em perigo. Ademais, a função em campo que JPP exerce não será prejudicada pela perda do dedo indicador. Isso, porque a força de prensa e pegada vem dos 4º e 5º dedos, com ajuda do 3º também. Dessa forma, com todo seu talento, JPP ainda poderá ter boas temporadas, sofrendo apenas um prejuízo em sua vida pessoal com atividades manuais que exijam perícia, como escrever e segurar objetos.
escrito por: Pablo Oliveira – Médico e professor de medicina (twitter: @MedicFA) site: Lesões no Futebol Americano Não deixe de ouvir o episódio especial do 10 Jardas no Ar sobre Lesões no Futebol Americano:
Comentar