DE OLHO NA NFL #11

 

Essa coluna tem como objetivo disseminar a discussão sobre assuntos relevantes da semana e do campeonato em si.

Após uma pausa emergencial semana passada, agora é hora de focar na temporada de 2018, iniciando agora na já movimentada offseason.

 

1 – O que esperar dos times com muito espaço no salary cap?

 

Embora algumas movimentações já estejam ocorrendo no mercado (Alex Smith foi a principal, que comentarei mais pra frente quando a situação de Cousins for resolvida), o principal momento de mudanças nas equipes ainda não chegou. Por enquanto já pudemos presenciar alguns veteranos cortados, mas em grande parte temos especulações de jogadores que os times têm interesse em usá-los em trocas.

No ano passado os Eagles foram os que mais agitaram esse período, liderando a NFL em trocas realizadas, seguido pelos Patriots. Como todos sabem, esses foram os times que chegaram ao Super Bowl. Esse bom exemplo recente pode animar os outros times a investir nesse período.

Os times com maior possibilidade de movimentar o mercado são aqueles com mais dinheiro pra investir, isto é, mais espaço no salary cap. São eles Browns, Jets, Colts, 49ers e Buccaneers.

Os dois primeiros com mais espaço no salary cap (Browns e Jets) não têm a situação de quarterback resolvida. Já se ouvem rumores de que os times estariam dispostos a investir pesado em Kirk Cousins, inclusive com a promessa de torná-lo o jogador mais bem pago da NFL, com o benefício de ter seu salário inteiramente garantido. Isso seria inédito.

Os Browns possuem DeShone Kizer no elenco e a primeira escolha geral no draft, então não precisariam fazer uma loucura tão grande assim por um QB. Já os Jets não têm muitas opções. A inesperada boa campanha de 2017 os deixaram com a 6ª escolha no draft, o que talvez os afastem do jogador desejado pela franquia. Investir em Cousins talvez seja a melhor saída.

Raramente um quarterback do nível de Cousins fica disponível no mercado (pelo menos não nessa idade), por isso muitos times estarão de olho no jogador. Broncos e Bills, embora mais apertados no salary cap, são outros que mostraram interesse. São times com elencos superiores a Browns e Jets. Vai depender se Cousins priorizará competitividade ou sua conta bancária.

Outras boas histórias que podem surgir se referem a jogadores veteranos que os times podem querer se livrar por seus salários elevados, seja cortando-os ou via troca.

O principal nome que surgiu nos rumores dessa semana foi de Marcus Peters (CB – Chiefs). O talentoso jogador tem péssimo histórico disciplinar desde sua carreira universitária e chegou a ser suspenso pela equipe na temporada passada após a hilária cena dele arremessando a bandeira amarela do juiz na arquibancada.

Peters ainda está em seu contrato de calouro, por isso dificilmente será dispensado, devendo ficar disponível para trocas. Porém ele não seria o único bom (e jovem) CB no mercado: Kyle Fuller (Bears) e Malcolm Butler (Patriots) não devem renovar com suas equipes. Bom também ficar de olho na situação de Richard Sherman em Seattle.

São jogadores que os demais times com muito espaço no salary cap que citei lá em cima (Colts, 49ers e Buccaneers) devem tentar contratar, principalmente pois é posição carente de talento nessas equipes. Dinheiro para investir não falta. Basta saber quem vai estar disposto a pagar mais.

 

 

2 – Como os 49ers construirão a equipe ao redor de Jimmy Garoppolo?

 

Situação interessante de se acompanhar será a dos 49ers, que resolveram o problema da posição de quarterback com a troca do ano passado e a recente renovação de Jimmy Garoppolo. Resta saber agora qual caminho a franquia decidirá tomar: apostar na free agency ou no draft.

A chegada de Garoppolo no meio da temporada 2017 fez o rendimento do time melhorar muito. O talentoso QB elevou o nível dos jogadores ao seu redor. Mas não custa nada dar uma forcinha pra não depender apenas dos milagres de sua nova estrela.

A linha ofensiva pode ser um dos alvos. Embora com poucos nomes no mercado de free agency, o draft parece uma boa opção, com bons prospectos, principalmente na posição de Guard, a mais carente da equipe.

Também precisarão focar em alvos para seu QB. Marquise Goodwin rendeu bem ano passado com Garoppolo, restando como a única boa opção do elenco. Pierre Garçon já tem idade avançada e retorna de lesão, por isso não seria bom contar somente com ele para a posição de WR1.

A secundária é de longe o maior problema. Os nomes de Cornerbacks que citei acima certamente também estão na cabeça de John Lynch (GM). Mesmo que precisem pagar mais do que gostariam, acredito que eles acertarão com alguns desses bons jogadores disponíveis no mercado.

Como grande ponto de interrogação resta na situação de Reuben Foster. O jogador receberá, no mínimo, uma considerável suspensão da NFL pelas acusações de agressão, porte de arma e drogas. Seu talento não é de se jogar fora, mas seus problemas fora de campo podem prejudicar sua carreira e a equipe.

Será que os 49ers já estarão em nível de competir pelo título na próxima temporada ou precisarão de mais tempo do que isso?

 

-----------------------------

 

Comentem! Opinem! Discordem! Reclamem! A ideia é realmente bater um papo saudável com o máximo possível de pessoas sobre os temas aqui abordados.

 

Comentar

Veja também: