Homenagem a Troy Polamalu
Troy Polamalu decidiu deixar os campos da NFL depois de 12 temporadas com o Pittsburgh Steelers. De início, pensei em fazer só uma notícia sobre esse fato, afinal, o 10Jardas não tem uma parte dedicada apenas aos Steelers, mas pensei melhor e talvez não fazer nada fosse injusto. Seria injusto, pois Polamalu representa mais do que um jogador dos Steelers e quem me acompanha no Twitter, podcast e comentários no facebook sabe o time que eu torço. Já contei em um podcast como comecei a acompanhar NFL em 2006, ano em que Peyton Manning conquistou seu único Troféu Lombardi com o Indinapolis Colts. Acompanhei de forma não muito boa, e prometi pra mim mesmo que 2007 seria o ano que assistiria o máximo de jogos possíveis. O ano seguinte começou e finalmente estava acompanhando uma temporada da NFL, mas assim como muitos brasileiros que começam no futebol americano, ainda não tinha um time. Nunca fui para os Estados Unidos, então não tinha relação com nenhum lugar e o maior contato com futebol americano até começar a acompanhar NFL tinha sido em filmes e séries (Ace Ventura e o Miami Dolphins e Friends e o New York Giants, para ser mais específico). Nessa temporada os Steelers foram uma das equipes classificadas para os playoffs, mas eles foram eliminados na semana de wild card pelo Jacksonville Jaguars no Heinz Field. Aquele jogo que os Steelers perderam por 31 a 29 eu ainda não era um torcedor, e preferi os Jaguars por ser o time mais fraco e todo esse tipo de coisa, mas o camisa 43 já apareceu mais que os outros pelo seu pequeno cabelo. Depois da temporada de 2007 e da grande final do Super Bowl entre New England Patriots e Giants e de grandes jogos nos playoffs, eu continuava sem um time, mas logo no início de 2008, isso mudou. Por causa da popularidade dos Steelers no Brasil e pela força do time nessa época, vi vários jogos da equipe que tinha as “estrelinhas” azul, vermelha e amarela como símbolo, e Polamalu foi um dos maiores responsáveis por me fazer virar torcedor da equipe. Ver o camisa 43 voando em campo para fazer um tackle, uma interceptação, ou conquistar um sack era uma das coisas mais legais que a NFL podia oferecer, e não só ele, mas toda a defesa dos Steelers estava jogando muito. O time preto e amarelo ganhou o Super Bowl dessa temporada contra o Arizona Cardinals, e a cortina de ferro versão anos 2000 estava consolidada como uma das grandes unidades da história da franquia. Foi o segundo anel de campeão de Polamalu e ele foi votado para o Pro Bowl e para o All-Pro Team dessa temporada.
Depois de me ajudar a escolher os Steelers, Polamalu ainda teve algumas temporadas em alto nível, como em 2010 quando ganhou melhor jogador de defesa da NFL, mas as lesões começaram a atrapalhar. Mesmo assim, ele continuou fazendo lances bem legais, continuou colocando seu nome na história e continuou justificando minha escolha. Clique na imagem para ver o vídeo tributo feito pelos Steelers:
Por todas essas “ajudas”, só posso agradecer esse jogador que me fez amar o futebol americano e os Steelers. Daqui alguns anos, será bem legal pensar que tive a sorte de vê-lo jogar e que não foi por acaso as camisas que eu tenho dos Steelers carregarem seu nome e seu número. A NFL não será a mesma sem a cabeleira voando para protagonizar lances completamente impossíveis e malucos. Valeu Pomalu, você é FODA. Clique na imagem para ver as melhores jogadas de Polamalu:
Comentar