Alvos do Draft 2017 – CB

 

Cornerback é uma posição especial, em que a combinação de instinto e técnica tem que estar equilibrada com a capacidade física, quando avaliamos os candidatos ao Draft.

Para marcar um Wide Receiver alto e forte é necessário um CB de tamanho aproximado. Um WR veloz precisa ser acompanhado por um CB também veloz, ou ele vai ser deixado para trás em rotas longas. Em certos esquemas como o TAMPA-2, os CBs precisam ter a técnica de TACKLE bem apurada para conter o jogo de corridas nas diagonais da zona de ação entre as linhas ofensivas e defensivas. 

Em média 4 Cornerbacks são draftados no primeiro round de cada Draft.  

clique aqui para toda a série DRAFT 2017
 

 

TOP 6

1) Marshon Lattimore (Ohio St

A aposta aqui é na tremenda capacidade atlética.

Jogador que foi titular por apenas 1 ano devido a histórico de lesões. Nada sério, mas acumulativo. Por isso é inexperiente.

Possui qualidades técnicas como bom olho para interceptações e mantém-se firme na marcação Homem-a-Homem. Apesar de vê-lo ser batido em algumas rotas de profundidade, é o melhor candidato desse DRAFT para este tipo de cobertura.

Veja seus Highlights: 

 

 

2) Chidobe Awuzie (Colorado)

Cornerback de ótima combinação tamanho/velocidade, que lhe dá tremenda versatilidade esquemática. Pode alinhar também no SLOT em marcação direta a Tight Ends afastados da linha de scrimmage.

Diferente da maioria absoluta dos Cornerbacks desse DRAFT, Awuzie é competente no fundamento Tackling.

Veja seus Highlights: 

 

 

3) Tre'Davious White (LSU)

Vejo em White um excelente marcador individual (externo ou interno), capaz de evitar BIG PLAYs. Oportunista, tem boa visão de campo para transformar TURNOVERs em PICK 6

Em esquemas de cobertura por zona tipo COVER-2 pode não ser o nome ideal, pois com pouca massa muscular e deficiente em tackling, comprometeria o suporte ao jogo de corridas.

Veja seus Highlights: 

 

 

4) Gareon Conley (Ohio St)

Jogador com inúmeras qualidades que, cercado por talentosos companheiros na defesa de seu time universitário, tinha performance sólida, mas discreta. Talvez sofra com demora no processo decisório. Ao hesitar no lance é batido. Experiência pode resolver este problema, pois os atributos físicos estão lá.

Pode colaborar em BLITZES, mas precisa melhorar em tackling

Veja seus Highlights: 

 

 

5) Kevin King (Washington)

Outro Cornerback de bom tamanho, mas que sofre com a falta de fisicalidade. Nem diria que se esconde do contato, mas não consegue se impor aos recebedores maiores.

Assim como Conley, ficava na sombra de outros companheiros da linha secundária. A lesão de Sydney Jones (ver lá embaixo em Tiro no escuro), trouxe o foco para ele e podemos ver seu potencial.

Veja seus Highlights: 

 

 

6) Damontae Kazee (San Diego St)

Se não possui a combinação de Tamanho / Velocidade ideal, Kazee compensa com muito empenho e inteligência. Por ter boa agilidade, pode se tornar um NICKEL BACK de qualidade. Destaca-se no apoio ao combate a corridas, o que eu valorizo na posição.

Oportunista e bom retornador de chutes em special teams

Veja seus Highlights: 

 

 

O Coringa

Teez Tabor (Florida)

Um dos casos mais fascinantes deste ano, depois dos pífios testes de velocidade no COMBINE e PRO DAY. Ele alega que estava lesionado, será?

Sou fã do talento de Tabor, capaz de jogar em qualquer esquema defensivo, oportunista e intenso. Qual time terá coragem se aproveitará da provável queda nesse DRAFT para adquirir um prospecto de alto risco / retorno?

Veja seus Highlights: 

 

 

Adoree Jackson (USC)

O conceito de jogador "faz tudo" nunca teve um exemplo melhor do que Jackson, capaz de impactar na defesa, retornando chutes, ou no ataque, tanto como RB como recebendo passes em rotas.

Ativo em campo, sempre em busca do BIG PLAY, Jackson desempenhou todas as funções como Cornerback em sua universidade. Na NFL, pela baixa estatura, deve se fixar como marcador de recebedores alinhados no SLOT.

Veja seus Highlights: 

 

 

Evitaria Escolher

Marlon Humphrey (Alabama)

Para alguém com tantas qualidades, vi muitas BIG PLAYs acontecerem quando o adversário buscava seu marcador. Às vezes agressivo demais, comete penalidades desnecessárias. Acho que na NFL estará limitado a times que usem cobertura por zona. 

Veja seus Highlights: 

 

 

Jourdan Lewis (Michigan)

Outro Cornerback com boas características, mas que também vi sofrer com BIG PLAYs nas suas costas.

Tem boa agilidade (sem grande velocidade linear), gera interceptações e pode contribuir em special teams. Porém possui baixa estatura, podendo ficar limitado ao SLOT, onde nem tanto alinhou durante a carreira universitária. 

Veja seus Highlights: 

 

 

Merece Atenção

Fabian Moreau (UCLA)

Com tantas alternativas para esta posição, Moreau pode se tornar o elemento esquecido. Isto porque sofreu uma lesão recente no peitoral.

Trata-se de um jogador de alto atleticismo e instinto, mas tecnicamente "atrasado", pois joga nessa posição há pouco tempo (ex Running back). No momento, ajudado pela ótima combinação de tamanho / velocidade, deveria jogar num time que usa a cobertura homem-a-homem como base.

Veja seus Highlights:

 

 

Shaquill Griffin (UCF)

Jogador talentoso, perdido na mediocridade recente de sua universidade. Tem boa combinação de tamanho / atleticismo, e se destaca no apoio ao combate de corridas adversárias. Pode atuar tanto em cobertura Homem-a-Homem (apesar de problemas em rotas longas) ou por zona. Precisa de refinamento técnico.

Veja seus Highlights:

 

 

Alternativas

Quincy Wilson (Florida) – Mais um coadjuvante que pode até superar a estrela (Teez Tabor). 

Cordrea Tankersley (Clemson) – Boas características, mas confuso em campo. Muitas penalidades de interferência no passe. 

Rasul Douglas (West Virginia) – 8 interceptações em 2016. Outro CB alto, mas sem tanta velocidade.  

Cameron Sutton (Tennessee) – Também deve ser movido para NICKEL BACK. Excelente retornando chutes em special teams

 

Tiro no Escuro

Sidney Jones (Washington)

Se não fosse a lamentável ruptura do tendão de aquiles sofrida durante os testes do PRO DAY, por certo estaria no TOP 6 do ranking.

É um tipo de lesão de difícil recuperação. Impossível? Não, mas num ano com tantas opções de Cornerbacks, por que algum time arriscaria nos 3-4 rounds iniciais?

Veja seus Highlights: 

 

 

Outras Opções

Ahkello Witherspoon (Colorado), Howard Wilson (Houston), Jalen Myrick (Minnesota), Nate Hairston (Temple), Marquez White (Florida St), Brendan Langley (Lamar), Corn Elder (MIami), Channing Stribling (MIchigan), Brian Allen (Utah), Aarion Penton  (Missouri), Will Likely (Maryland), Jeremy Clark (Michigan), Chuck Clark (Virginia tech), Ezra Robinson (Tenessee St), Des Lawrence (North Carolina), Dwayne Thomas (LSU), Jack Tocho (North Carolina St), Treston DeCoud (Oregon St), Ashton Lampkin (Oklahoma St), Xavier Coleman (Portland St) e Jeremy Cutrer (Middle Tennessee)  

 

 

Comentar

Veja também: