Alvos do Draft 2019 – Safeties
Com a maior ênfase dos ataques no jogo aéreo, e surgimento de Tight Ends super atléticos, a demanda por Safeties mudou na NFL.
Antes, cada time tinha suas duplas de Safeties com funções claras. Um dava o suporte contra o jogo de corridas (STRONG SAFETY), enquanto o outro servia de “líbero” na cobertura aos recebedores (FREE SAFETY). Agora, eles têm que se desdobrar nas funções de cobertura e aproximação para o combate ao jogo de corridas. Velocidade é a chave para serem draftados cedo.
Em média 2 Safeties são draftados no 1º round.
TOP 6
1) Deionte Thompson (Alabama)
Num ano sem uma clara definição de quem é o prospecto nr.1 desse draft, fico com quem me mostrou maior potencial.
Tem muito o que aprender (1 ano apenas de titular) e, idealmente, deveria ganhar massa muscular. Ainda não está no ponto certo na identificação das jogadas aéreas.
No entanto, gosto da versatilidade, rapidez com que chega no adversário que está com a bola nas mãos e fisicalidade.
Veja seus Highlights:
2) Darnell Savage (Maryland)
Poderia ser o nr.1, mas tem menos versatilidade tática e pode ser explorado em MISMATCHEs com recebedores (ou TE) mais altos.
Mostra ótimo radar para localizar a bola, aceleração, bom tackling e ângulos para chegar no lugar certo, na hora certa.
Veja seus Highlights:
3) Johnathan Abram (Mississippi St)
Talvez o mais físico Safety desse ano. Joga próximo à Linha de Scrimmage (quase como Linebacker), mas pode também jogar atrás em esquema por zona. Outro que por pouco não pula para o topo do ranking, caso sua movimentação fosse um pouco mais fluida.
Tem que rever o fundamento de tackling. Na NFL não basta os BIG HITs.
Veja seus Highlights:
4) Nasir Adderley (Delaware)
O preferido de muita gente tem várias qualidades, como fisicalidade e aceleração. Acumulou BIG PLAYs na universidade.
Porém queria o ver mais perto da bola SNAP a SNAP. talvez tenha dificuldade em tomar decisões... Não me surpreenderia se quem o escolher, em algum momento teste-o como Cornerback.
Veja seus Highlights:
5) Amani Hooker (Iowa)
Jogador de boa leitura do jogo e fisicalidade. Pena que seja limitado atleticamente.
Veja seus Highlights:
6) Chauncey Gardner-Johnson (Florida)
Esse foi um dos mais difíceis de avaliar. Não me surpreenderia se no fim das contas for o melhor da classe ou tremendo BUST.
É inegável a capacidade de ser PLAYMAKER, até em BLITZEs. Muito físico nos TACKLEs. Talvez eu o escalasse preferencialmente como Safety do fundo do campo.
Em marcação direta me parece permitir muitos passes completos. Talvez por demorar a agir...
Veja seus Highlights:
O Coringa
Taylor Rapp (Washington)
Adivinhe? Outro que figura como o preferido de tantos analistas de draft.
Talvez fosse o meu também, mas o relógio pesou contra. Correu acima de 4.7 segundos no PRO DAY. O número em si não determina se terá sucesso ou não na NFL, mas pode limitar como deve ser aproveitado em campo. Provavelmente vai assumir um papel próximo à Linha de Scrimmage.
Foi bastante produtivo no college, é físico nos tackles e toma bons ângulos até a bola, o que minimiza a falta de velocidade linear.
Veja seus Highlights:
Evitaria Escolher
Saquan Hampton (Rutgers)
Oportunista e dono de bom atleticismo.
Fico preocupado de ter sofrido sérias lesões nos 2 ombros.
Veja seus Highlights:
Merece Atenção
Juan Thornhill (Virginia)
Esse talvez o que mais polarize opiniões. Alguns adoram a facilidade que transita pelo campo e boa leitura das rotas adversárias. Outros torcem o nariz para a aparente falta de fisicalidade.
Fico no meio do caminho, pois entendo o valor atual da parte positiva.
Veja seus Highlights:
Alternativas
Sheldrick Redwine (Miami) – Se fosse mais alerta e jogasse com maior urgência, estaria no TOP 6.
Lukas Denis (Boston College) – BIG PLAYs ou totalmente sumido do jogo.
Evan Worthington (Colorado) – Excelente tamanho e chega rápido na bola. Falta refinamentos e tem concussões registradas.
Tiro no Escuro
Marquise Blair (Utah)
Tem versatilidade para jogar próximo à Linha de Scrimmage ou no fundo do campo, aproximando-se rápido de quem está com a bola.
No entanto a frequência com que usa o capacete para fazer os tackles é assustadora. Não só em penalidades cometidas como potenciais concussões. Já tem lesões no histórico médico.
Veja seus Highlights:
Outras Opções
Marvel Tell (USC), Mike Edwards (Kentucky), Jaquan Johnson (Miami), Mike Bell (Fresno St), Will Harris (Boston College), Malik Gant (Marshall), LaDarius Wiley (Vanderbilt), Zedrick Woods (Ole Miss), Darius West (Kentucky), Khari Willis (Michigan St), Jonathan Crawford (Indiana), Ugo Amadi (Oregon) e Kyle Gibson (UCF)
Comentar