Avaliação da Temporada 2023

 

Acho que tivemos um campeonato de razoável para fraco nível técnico, com tantas equipes inconsitentes. Um fator em comum para quem avançou na competição foi manter boa competência na frente, nas linhas ofensiva e cobertura defensiva.

 

 

Elogios

 

1) Andy Reid (HC) e seus Chiefs – Alcançaram o status e dinastia.

2) Lamar Jackson (QB) – De contrato novo, foi o justo MVP da temporada regular.

3) Defesa Browns – Enfim transformou o talento individual coletado em performance coletiva.

4) Impacto imediato – A NFL precisava muito de um Quarterback como CJ Stroud (Texans).

5) Rebuild? – Escorados na trinca de veteranos consagrados, os Rams fizeram o rebuild mais rápido e indolor da história, chegando aos PLAYOFFs com um núcleo jovem promissor.

6) Fim de jejum – Embalados no emocional Dan Campbell (HC), os Lions jogaram o tabú de PLAYOFFs e seca de título divisional para escanteio. 

7) AFC NORTH – Se Joe Burrow (QB - Bengals) não tivesse lesionado, alta chance de enfim uma divisão ter emplacado os 4 times nos PLAYOFFs.

 

 

Decepções

 

1) New England Patriots - Fim de linha melancólico para Bill Belichick (ex HC).

2) AFC EAST – A promessa da divisão era grande, mas logo na Semana 1...

3) NFC SOUTH – Melhor do que ano anterior, mas ainda lamentável.

4) Cavalo paraguaio – 28 anos atrás, os Cowboys apareciam no SUPER BOWL pela última vez...

5) Professor Pardal – O relacionamento entre Sean Payton (HC - Broncos) e Russell Wilson (QB) estava fadado ao insucesso.

6) Pipoca sem manteiga - Não seria esse o ano do estrelato de Trevor Lawrence (QB - Jaguars)?

7) New York Giants – O que mais poderia dar errado?

 

 

Playoffs

 

Tivemos levemente menor rotatividade de times classificados aos PLAYOFFs. 3 novos na AFC e 3 na NFC.

Os donos das casas quase sempre fizeram valer a vantagem. 4 dos 6 mandantes vencerem a rodada inicial, já os Bills novamente falharam em aproveitar a força de sua torcida na DIVISIONAL. Com a vitória como visitante na final da AFC, o SEED nr.3 Chiefs avançou para mais um SUPER BOWL para um novo confronto contra os 49ers (nr. 1 da NFC).

Ataque pontuador foi (de novo) fator em comum na maioria dos times que avançaram na SEMANA WILDCARD, quando 2 times ultrapassaram os 40 pts, enquanto outros 2 classificaram-se fazendo mais que 30 pts. As maiores emoções ficaram nas vitórias dos 2 times da NFC Lions e Packers.

A final da NFC ficou marcada pela incrível virada dos 49ers. Já quem apostou contra o caminho dos Chiefs dessa vez fora de casa...

No SUPER BOWL, pela segunda vez a esperança do retorno à glória de San Francisco esbarrou na estrela de Pat Mahomes (QB - Chiefs).

 

 

O que esperar em 2024

 

Os times da NFL gostam de tentar copiar o modelo do campeão. Faço a mesma pergunta há algum tempo: Dá para simular os Chiefs?

A versão 2023 talvez sim. O maior sucesso ofensivo foi a partir da identidade física, explorando o jogo de corridas e jardas após o passe. Na defesa, muitas BLITZEs.

A árvore de treinadores ofensivos de Mike Shanahan (HC 49ers) não para de crescer.

Discretamente, vimos um aumento do uso de formações com 2 Tight Ends em campo, ao invés de SPREAD com 3 / 4 Wide receivers. Talvez impulsionado por um recente surplus de talento nessa posição.

 

 

Comentar

Veja também: