OFFSEASON 2022 – Questões

 

Chegamos àquele momento depois da temporada, quando os times começam a se repensar para o próximo campeonato. OFFSEASON, quando todo o tipo de intrigas, empolgações e decepções acontecem.

Novos jogadores serão contratados, alguns vindos de outras equipes após seus contratos terminarem, outros pelo DRAFT 2022.

 

Vamos a algumas datas importantes deste período:

08 de Março: DEADLINE para as equipes designarem seu jogador com a FRANCHISE TAG

14 (extra-oficial) e 16 de Março: início do período de contratações dos jogadores livres (FREE AGENCY)

28 a 30 Abril: DRAFT 2022

 

Coloquei abaixo 7 histórias, das notícias que dominarão as próximas semanas (ou já dominam), que particularmente me interessam:

 

Administração do CAP

 

Diferente do ano passado , o SALARY CAP (teto máximo da folha salarial de cada time) deverá subir um pouco.

Quase todos os times precisarão exercer algumas decisões difíceis para se ajustarem embaixo dele até o dia 16 de Março. Veremos vários desses times rompendo relações com veteranos de seus elencos. Fiz 2 posts (exclusivos para apoiadores) com alguns chutes do que aconteceria: clique aqui para a AFC // clique aqui para a NFC.

Entre os que estão mais atolados no SALARY CAPCowboys, Packers Saints.

Em contrapartida, algumas equipes estão bem posicionadas para investirem em reforços para seus elencos. Por exemplo: DolphinsChargers Jaguars.

Uma forma de manter os atletas de destaque é o uso da FRANCHISE TAG, que permite um certo controle sobre as negociações via uma renovação automática de 1 ano com o valor médio dos 5 maiores contratos de cada posição.

Alguns jogadores são fortes candidatos a receberem a TAG:

  • Davante Adams (WR - Packers) 
  • Chris Godwin (WR– Buccaneers) - seria o 2º ano seguido
  • Mike Williams (WR– Chargers) 
  • Mike Gesicki (TE - Dolphins) 
  • Orlando Brown (OT – Chiefs)
  • Chandler Jones (DE – Cardinals) 
  • Harold Landry (DE – Titans)
  • Jessie Bates (S - Bengals)
  • Marcus Williams (S - Saints) - seria o 2º ano seguido
  • JC Jackson (CB - Patriots) 
  • Carlthon Davis (CB - Buccaneers)

 

clique aqui para uma projeção do CAP dos 32 times.

 

 

Participantes do Super Bowl

 

Times que chegam ao SUPER BOWL costumam ver uma supervalorização dos seus jogadores. Algumas peças chaves para o sucesso terão seus contratos expirados, implicando em decisões importantes pela frente.

Para o campeão Rams, estar com o SALARY CAP complicado não é nem novidade, nem um grande problema. Devem cobrir o buraco inicial com o iminente anúncio de aposentadoria de Andrew Whitsworth (OT), o que na verdade é uma faca de dois gumes, pois abre uma carência imediata para essa importante posição. Outras manobras com salários ainda serão feitas, para abrir as possibilidades de movimentação na FREE AGENCY.

Entre as 2 estrelas que trouxeram ano passado, Von Miller (EDGE) deve procurar um último contracheque gordo e Odell Beckham Jr (WR) depende de avaliação médica. Se quiser, Los Angeles consegue segurar os 2, mas vale a pena?

Colocaria como prioridade assinar com o Center Brian Allen e veria o que o mercado aponta para o Cornerback Darious Wlliams. Em ambos os casos, precisariam de reposição.

No mais, sabemos que aproveitarão alguma oportunidade para nos surpreender com uma aquisição inesperada.

 

Já os Bengals, que chegaram no SUPER BOWL antes de se apertarem no CAP, têm a oportunidade de escolher como investir e incrementar o elenco.

Dentre os próprios FREE AGENTs, Jessie Bates (S) é o grande nome, e deverá receber a FRANCHISE TAG, como garantia de não perdê-lo. Ainda devem priorizar CJ Uzomah (TE), bom alvo de RED ZONE; BJ Hill (DT), vital nos PLAYOFFs; Eli Apple (CB) como uma história de superação inacreditável.

Aí do que sobrar de $$$, buscar incrementar a linha ofensiva.

 

 

 

A Venda do Denver Broncos

 

O lado business da NFL gera quase tanto interesse nas pessoas, como o esportivo.

De tempos em tempos, um time NFL muda das mãos de um bilionário para outro. A bola da vez é Denver, cujo dono principal Pat Bowlen faleceu em 2019 e a família não chegou num consenso para viabilizar o controle da franquia.

A última transação desse calibre aconteceu em 2018 quando o Carolina Panthers passou para a carteira de negócios de David Tepper por $2.275 Bilhões de dolares.

Agora sente-se na cadeira, pois o valor dos Broncos está sendo especulado na casa de $4 Bilhões.

Alguns candidatos já foram especulados, incluindo um grupo com participação dos irmãos Peyton e Eli Manning e outro incluindo Byron Allen, que poderia significar o 1º dono de clube negro da liga. Teriam bala na agulha? Outros investidores de peso estão na parada, como o controverso fundador da Oracle Larry Ellison e o magnata californiano do mercado financeiro Alec Gores.

Um comitê da NFL em breve vai avaliar os nomes e liquidez financeira das propostas até chegar a dois favoritos. Será um processo minucioso, mas que deverá ter um desfecho antes de começar o campeonato 2022.

 

 

Quarterback Shopping

 

Quase sempre, o mercado de Quarterbacks é limitado. Jogadores de ponta nesta posição (quase) nunca ficam livres de fato. Essa OFFSEASON está atípica, mas não pelos FREE AGENTs.

O QB que pode ser mais cobiçado, por incrível que pareça, vem de séria lesão e nunca afastou-se do fantasma da inconsistência: Jameis Winston.

Quanto aos demais mais renomados, a maioria deve ser percebida como solução band-aid.

Desde Mitch Trubisky (ex Bears e Bills), até Marcus Mariota (ex Titans e Raiders), passando por Teddy Bridgewater (ex Broncos) e outros.

 

 

Mas porque esse ano está intrigante? Pelos tantos nomes de peso que podem mudar de time via trocas.

A começar por Aaron Rodgers (Packers) em seu dilema pessoal. Mas não para por aí, um possível divórcio de Russell Wilson com os Seahawks é alvo das fofocas. 

Quer mais? Há boatos de propostas por Derek Carr (Raiders). E se receberem ofertas, Minnesota e Atlanta podem facilitar a saída de de Kirk Cousins e Matt Ryan.

Quem pode ter saído das conversas após a notícia de cirurgia no ombro é Jimmy Garoppolo (49ers). Já Cleveland, alega que Baker Mayfield é seu Quarterback.

Não podemos esquecer da ausência de desfecho para a situação de DeShaun Watson (Texans). Ufa..

 

O último caminho será pelo Draft 2022. Discutiremos os candidatos vindos da liga universitária em outra oportunidade.

 

 

Processo Brian Flores

 

Logo após ser demitido de Miami e não ser contratado pelos Giants, Flores entrou com um bombástico processo na justiça contra a NFL e certos times.

No bojo da questão: racismo.

Contra os Broncos, alega que anos atrás fez uma entrevista apenas para constar para a liga como cumprimento da regra Rooney, na qual os times precisam envolver ao menos 1 candidato de minoria étnica em sua procura por novo HEAD COACH.

Parecido, mas mais profunda é a questão contra os Giants, pela qual sentiu-se enganado.

Contra Miami, denunciou prática antiética e contra os princípios da NFL, quando o dono do time Stephen Ross teria oferecido $$$ em caso de derrotas que garantissem melhor posição no DRAFT 2020.

Se avançar como imaginam muitos analistas legais, o caso de Flores, que contratou advogados de peso para conduzir o processo, pode abrir uma lata de lixo de informações que a NFL não gostaria que viesse a público.

Quais consequências serão acarretadas? Por exemplo, Ross poderá ser obrigado a vender os Dolphins?

Olho nessa encrenca!

 

 

Mercado para Defensive Tackles

 

Valores contratuais na FREE AGENCY são ditados por oferta e demanda de talentos disponíveis. Veremos o quanto isso vai impactar o mercado.

Ano passado, uma série de nomes quentes dessa posição viraram FREE AGENTs, tornando o segmento quente. Dessa vez, há veteranos e atletas de menos consistência.

Será que a escassez inflacionará o valor? Veteranos serão vistos como solução momentânea ou a médio prazo?.

Nessa posição, os atletas com maior capacidade de proteger vastas área de cobertura, ou marcar Homem-a-Homem os Tight Ends adversários  são melhor remunerados.

Vamos aos jogadores disponíveis que deverão gerar maior interesse, independente do estilo (Provavelmente ainda veremos uma série de veteranos serem cortados, engrossando a lista):

  1. Kenny Young (Broncos)
  2. Anthony Barr (Vikings
  3. De'Vondre Campbell (Packers)
  4. Anthony Walker (Browns
  5. Kwon Alexander (Saints)  
  6. Anthony Hitchens (Chiefs
  7. Jayon Brown (Titans
  8. Eric Wilson (Texans
  9. Alex Anzalone (Lions
  10. Jermaine Carter (Panthers
  11. Dont'A Hightower (Patriots)
  12. Elandon Roberts (Dolphins)
  13. Duke Riley (Dolphins)
  14.  Kyzir White (Chargers
  15. Nicholas Morrow (Raiders
  16. Christian Kirksey (Texans
  17. Jarrad Davis (Jets
  18. AJ Johnson (Broncos
  19. Ja'Wuan Bentley (Patrioits)
  20. John Bostic (Commanders
  21. Nick Vigil (Vikings)
  22. LJ Fort (Ravens
  23. Damien Wilson (jaguars)
  24.  Jordan Evans (Bengals
  25. Kamu Grugier-Hill (Texans)
  26. Josh Bynes (Ravens
  27. Oren Burks (Packers)
  28. Reggie Ragland (Giants)
  29. Dorian O'Daniel (Chiefs)
  30. Josey Jewell (Broncos)
  31. Malcolm Smith (Browns)
  32. Alec Ogletree (Bears
  33. jamie Collins (Patriots
  34. Kevin Minter (Buccaneers
  35. Ezekiel Turner (Cardinals)
  36. Joe Walker (Cardinals
  37. B.J. Goodson (Browns
  38.  K.J. Wright (Raiders

 

 

 

Personagens do Draft: Malik Willis & Kalon Barnes

 

Começa o drama do DRAFT!

Temos um Quarterback de bom potencial, mas pouquíssima experiência contra adversários de alto nível.

Malik Willis pode ser o primeiro QB escolhido se suas características físicas impressionarem o suficiente, mas quando estará apto a contribuir?

 

Um relâmpago passou pelo NFL COMBINE!

Quase ignorado pela maioria dos sites de (prematura) avaliação, por pouco Kalon Barnes (CB) não quebrou o record histórico de velocidade na corrida de 40 jardas, que ainda pertence a John Ross (WR - ex Bengals).

E agora? O que isso significa? Quão alto pode sair no DRAFT pela incrível performance atlética?

 

 

Comentar

Veja também: