Os Craques - Devonta Freeman

 

BIO

 

Time : ATLANTA FALCONS
Posição: Running back 
Idade : 26 Anos 
Draft : 4º Round – Falcons – 2014 
Universidade de Origem :  Florida St
Carreira na NFL: Em 61 Jogos , correu com a bola 753 vezes, conquistando 3248 Jardas (outras 1582 recebendo passes) e anotando 37 TDs totais  

 

Componente vital do time campeão universitário de 2013 por Florida St, Freeman chegou ao processo do DRAFT com currículo valorizado, mas gerando desconfiança aos scouts que preferiam outros Running backs daquele ano com maior atleticismo.

Foi então o oitavo RB selecionado em 2014 (4º round).

Na vida quase tudo é cair no lugar certo, na hora certa. Em seu 2º ano na liga, Freeman foi parar nas mãos de Kyle Shanahan (ex coordenador Falcons, agora HC 49ers), especialista em transformar Running backs inteligentes, mas nem tão atléticos, em jogadores produtivos da NFL. Seu esquema de atacar o GAP em movimento, casou com o estilo dele.

Como calouro foi pouco utilizado, mas já no ano seguinte ultrapassou as 1000 jardas corridas, adicionando ainda mais de 500 via passes, outra característica do esquema de Shanahan. Repetiria os excelentes números no ano seguinte, quando Atlanta alcançou o SUPER BOWL LI. Isso tudo, dividindo SNAPs com Telvin Coleman, outro bom jogador selecionado no DRAFT 2015.

Em 2018, as estatísticas mostraram certo declínio, talvez reflexo na mudança de coordenador. Após Shanahan aceitar o cargo de HC em San Francisco, os Falcons apostaram em Steve Sarkisian, que prometeu manter a estrutura ofensiva, mas naturalmente promoveu mudanças que levam certo tempo para serem absorvidas. Também perdeu 2 partidas em reflexo de concussão.

O que mais me chama a atenção nele é sua performance na RED ZONE, onde os espaços são limitados. Freeman possui ótimo feeling de GAPs com as defesas compactadas e consegue entrar na ENDZONE com frequência. Decisivo, anotou TD em todas as 5 partidas de PLAYOFFs que atuou.

Atlanta tem uma equipe competitiva, repleta de estrelas no jogo aéreo e com boa chance de mais uma vez brigar pelo título. Só que para isso precisa dos pontos gerados por Devonta Freeman.

 

 

Comentar

Veja também: