Os Craques – Eli Manning

BIO

Time : NEW YORK GIANTS
Posição:Quarterback
Idade : 30 Anos
Draft: 1º PICK do 1º Round – Chargers – 2004
Universidade de Origem : Ole Miss
Carreira na NFL: Em 105 Jogos , completou 1932 passes, conquistando 22646 Jardas, e anotando 156 TDs

A família Manning é uma fábrica de Quarterbacks. Eli seguiu os passos do pai Archie (ex QB dos Saints) e do irmão mais velho Peyton (Colts).

Após uma carreira produtiva na Universidade Ole Miss (a mesma que seu pai atuou), Eli Manning era o principal nome do Draft 2004, onde foi a primeira escolha geral, e também a maior polêmica.

Pouco antes do Draft, Eli foi a imprensa afirmar que não jogaria pelo San Diego Chargers, dono da primeira escolha geral, caso o draftassem.

O caso tomou uma proporção gigantesca, com debates dos mais variados sobre a liberdade individual, cartelização, etc.

Chegada a hora, os Chargers o selecionaram, mas já como parte de uma negociação com os Giants, que envolveria o PICK de New York no 1º round (4º geral), além da escolha no 3º round e a do 1ºround do ano seguinte.

Contabilizando, os Giants receberam Eli Manning, e os Chargers ganharam Phillip Rivers (QB),Nate Kaeding (K) e Shawne Merriman (OLB).

Em campo, ele teve um começo complicado ao assumir a condição de titular ainda como calouro, depois que Kurt Warner foi barrado.

Seu segundo ano foi bem melhor. Com boa performance, levou seu time aos Playoffs, e mais importante deu esperanças a grande torcida dos Giants.

Como poucas coisas na vida são fáceis, sua carreira tornou-se bem irregular, alternando boas temporadas como a de 2007, em que conduziu o time ao título do SUPER BOWL XLII, com outras medianas como a do ano passado, em que teve 25 de seus passes interceptados.

Esse alto número de interceptações, que marca sua carreira, acontece a meu ver por 2 motivos. O primeiro vem de sua ótima antecipação do que a defesa irá fazer, que ao mesmo tempo propicia jogadas surpreendentes, mas gera mais erros do que os cometidos por QBs conservadores. O segundo motivo é a pressão que ele põe na bola, fazendo-a sair mais alta do que deveria, possibilitando desvios até as mãos dos defensores.

Seu drive final contra os Patriots durante o SUPER BOWL, entrou para a história como um dos mais brilhantes, com destaque para o passe de longa distância, sob pressão, recebido acrobaticamente por David Tyree, e o passe para o TD de Plaxico Buress com apenas 35 segundos restando no relógio.

Para sempre, seu desempenho vai ser comparado ao de Phillip Rivers, com quem foi negociado durante o Draft. Se Rivers é considerado, no momento, o melhor dos 2 tecnicamente, Manning já tem um título no currículo.

.

[youtube:

]

Comentar

Veja também: