17ª Semana de 2015 no Retrovisor

Na décima-sétima semana conhecemos o últimos classificado aos PLAYOFFs, e os primeiros a escolher no Draft 2015. Com uma dose extra de emoções. Algumas impressões da rodada:  

Chegamos aos Playoffs

Com todos os classificados definidos, agora é torcer! Broncos, Patriots, Panthers e Cardinals vão recarregar suas baterias e aguardar os times que enfrentarão na segunda rodada. Confrontos:

    A rodada teve poucos jogos importantes na definição dos PLAYOFFs. Na AFC os Jets foram eliminados ao perder para o time do ex comandante Rex Ryan (HC - Bills), abrindo caminho para os Steelers, que precisavam secá-los e bater os pobres Browns. Minnesota venceu Green Bay para garantir o título da NFC NORTH e o mando de campo na 1ª rodada dos PLAYOFFs.  

Ele Voltou!

De repente, os TURNOVERS se acumulavam no ataque comandado por Brock Osweiller (QB - Broncos). Gary Kubiak (HC - Broncos) olhou para um lado, para outro, e a solução poderia estar bem ali pertinho na SIDELINE. Mandou o Quarterback reserva do dia preparar-se para entrar: Peyton Manning.

fantasy review Peyton Manning x Texans

Com o placar desfavorável em 13 x 7 para os Chargers, Manning propeliu a virada da forma mais inesperada, municiando bolas no ataque corrido. A dupla de Running backs CJ Anderson e Ronnie Hillman explodiu para 212 jardas (2 TDs). Exemplificando o quão louca foi a temporada 2015, esses 2 itens (TURNOVERs e ataque corrido) foram as maiores críticas a Manning antes da contusão que o afastou dos campos. Agora cabe a Kubiak definir a qual Quarterback entrega o bastão de seu ataque nos PLAYOFFs, o experiente Peyton Manning ou Brock Osweiller, o jovem que os posicionou para brigar pelo título. Veja os Highlights de Broncos x Chargers: https://youtu.be/U0ODi6LvK0E  

Começar de Novo

Aos torcedores dos times classificados aos PLAYOFFs, boa sorte! Para os demais, que o Draft 2016 traga o remédio que sua equipe precisa! 2015 foi bom em calouros de impacto, vários devem se tornar estrelas da NFL. Veremos se os times terão a mesma sorte ano que vem. Veja a ordem de escolha atualizada, da 1ª até a 20ª (a partir disso somente quando os outros times forem eliminados):

  1. Tennessee Titans
  2. Cleveland Browns
  3. San Diego Chargers
  4. Dallas Cowboys
  5. Jacksonville Jaguars
  6. Baltimore Ravens
  7. San Francisco 49ers
  8. Miami Dolphins
  9. Tampa bay Buccaneers
  10. New York Giants
  11. Chicago Bears
  12. New Orleans Saints
  13. Philadelphia Eagles
  14. Oakland Raiders
  15. St Louis Rams
  16. Detroit Lions
  17. Atlanta Falcons
  18. Indianapolis Colts
  19. Buffalo Bills
  20. New York Jets

 

Segunda-Feira Negra

Todo ano abro um espaço para a chamada “BLACK MONDAY“, apelido desse dia em que muitos times decidem por nova direção, e demitem HEAD COACHES, coordenadores e GENERAL MANAGERS. Um dos motivos da pressa em fazer isso no dia seguinte da última partida, é a competitividade pelos serviços dos bons treinadores disponíveis no mercado. Quem for mais ágil no processo decisório tem mais chance de melhor repor seus cargos. Desta vez, Philadelphia extrapolou a idéia e demitiu Chip Kelly 1 semana antes do término, unindo-se a Miami e Tennessee que dispensaram seus HEAD COACHs no decorrer do campeonato. Desde que iniciei o site, vimos 5 períodos como esse passarem, em 2011 foram 8 novos treinadores, a temporada 2012 começou com 7 novos comandantes, a de 2013 também teve 8 caras novas, nas de 2014 e 2017 também foram 7. Nessa segunda-feira negra, 3 vagas de HEAD COACHES foram abertas. Algumas situações seguem indefinidas como Detroit, que deixará a decisão nas mãos do futuro GENERAL MANAGER e New Orleans, que para liberar Sean Payton, exigiria escolhas de Drafts como compensação. Em contrapartida, nomes ameaçados como Mike McCoy (Chargers), Jeff Fisher (Rams), Rex Ryan (Bills) e Gus Bradley (Jaguars) tiveram a garantia que permanecerão no cargo. A notícia mais inesperada do dia foi o anúncio da permanência de Chuck Pagano (HC) e Ryan Grigson (GM) em Indianapolis. Toda a mídia dava as mudanças no comando dos Colts como certas. Os demitidos, que se juntam a KellyJoe Philbin (ex Dolphins) e Ken Whisenhut (ex Titans) na fila do desemprego foram:

  • Tom Coughlin - Giants – 12 anos no cargo (2 SUPER BOWLs conquistados)
  • Mike Pettine – Cleveland Browns – 2 anos no cargo
  • Jim Tomsula – San Francisco 49ers – apenas 1 ano no cargo

Nessa brincadeira, 3 GENERAL MANAGERs tiveram a mesma sorte de seus HCs: Ray Farmer (Browns), Dennis Hickey (Dolphins) e Ruston Webster (Titans). Em Detroit o GM já tinha caído. Já Thomas Dimitroff (Falcons) ainda corre risco, mas segue ns cargo.

Tom Coughlin não é mais técnico do New York Giants

Depois de 12 anos à frente dos Giants, Tom Coughlin desligou-se da organização. Os sinais disto estavam espalhados por todo lado, culminando na presença de toda a família em campo antes do jogo contra os Eagles, para fotos e confraternização. A partida foi um retrato da temporada, quando erros diversos resultaram em nova derrota com virada de placar no quarto final. A cada 2 anos (as vezes menos), Cleveland varre a comissão técnica. O ciclo não acabou com Pettine, que nunca engoliu a escolha de Johnny Manziel (QB) no DRAFT 2014. Lidou mal com a situação e a desfuncionalidade da franquia e acabou na rua. A direção dos 49ers assumiu o erro na OFFSEASON, engoliu a seco e demitiu Tomsula, que nunca deveria ter sido elevado a HEAD COACH. Óbvio, que as razões para a temporada horrorosa em San Francisco não caem exclusivamente nele. A enxurrada de talento perdida na OFFSEASON seria difícil de ser contornada por qualquer HC. Não para por aí. Alguns times devem optar por mudanças de coordenadores devido a pífias performances de suas unidades. Olho nas movimentações!

 

Estatísticas: Kickers

Será que tem alguma correlação entre a capacidade dos Kickers e a performance de seu time na temporada regular? TOP 5 em precisão: (mínimo de 10 tentativas)

  1. Josh Brown (Giants) – 93.8% de acerto / 30 dos 32 tentados
  2. Dan Bailey (Cowboys) – 93.8% de acerto / 30 dos 32 tentados
  3. Steven Hauschka (Seahawks) – 93.5% de acerto / 29 dos 31 tentados
  4. Chandler Catanzaro (Cardinals) – 93.3% de acerto / 28 dos 30 tentados
  5. Adam Vinatieri (Colts) – 92.6% de acerto / 25 dos 27 tentados cada um

fantasy review dan bailey x packers

  E os mais competentes nas tentativas longas de 50 ou mais jardas? (mínimo de 5 tentativas) 1A. Dan Bailey (Cowboys) – 83.3% de acerto / 5 dos 6 tentados 1 B. Matt Prater (Lions) – 83.3% de acerto / 5 dos 6 tentados 2. Kickers de 6 times – 80.0% de acerto / 4 dos 5 tentados     Outra resposabilidade importante: KICKOFFs. Em certos times, o Punter acumula essa função. TOP 5 em chutes onde o retornador nem tentou avançar (mínimo de 50 chutes):

  1. Pat McAfee (P – Colts) – 10.4% das vezes / 67 TOUCHBACKS em 77 tentados
  2. Justin Tucker (Ravens) – 13.5% das vezes /  63 TOUCHBACKS em 74 tentados
  3. Jason Myers (K – Jaguars) – 27.4% das vezes /  55 TOUCHBACKS em 84 tentados
  4. Brandon McManus (K - Broncos) – 28.4% das vezes /  55 TOUCHBACKS em 81 tentados
  5. Andrew Franks (P - Dolphins) – 28.6% das vezes /  42 TOUCHBACKS em 63 tentados

  Este ano tivemos como novidade o distanciamento nas tentativas de Extra Points. Apenas 6 kickers tiveram aproveitamento de 100% no quesito, contra 26 deles em 2014. Foram eles:

  • Matt Bryant (Falcons)
  • Stephen Gostkowski (Patriots)
  • Nick Folk (Jets)
  • Mason Crosby (Packers)
  • Dan Bailey (Cowboys)
  • Justin Tucker (Ravens)

Em contrapartida, alguns foram muito mal, como Jason Myers (Jaguars), que errou 7 das 39 tentativas (82.1%). Em 2014, apenas 6 chutes foram errados em toda a liga.

justin-tucker

 

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Tom Brady (QB – Patriots) – Tornozelo DeaAngelo Williams (RB – Steelers) – Tornozelo Nate Washington (WR – Texans) – Quadril Duane Brown (OT – Texans) – Quadriceps - Fora da temporada DeMarcus Ware (DE – Broncos) – Joelho Darian Stewart (S – Broncos) – Coxa Jeremy Maclin (WR – Chiefs) – Quadril Mitch Morse (C – Chiefs) – Concussão Charles Tillman (CB – Panthers) – Joelho - Fora da temporada Kyshoen Jarrett (CB – Redskins) – Concussão Deshaun Phillips (CB – Redskins) – Pescoço Jeremy Lane (CB – Seahawks) – Costelas Lyle Sendlein (C – Cardinals) – Perna Cory Redding (DT – Cardinals) – Tornozelo Adrian Peterson (RB – Vikings) – Costas Rhett Ellison (TE - Vikings) - Fora da temporada  

Destaques da Semana

Ofensivo: CJ Anderson (RB – Broncos) e Ronnie Hillman (RB – Broncos) Como pressupõe o esquema ofensivo de Gary Kubiak (HC), a dupla de Running backs dos Broncos combinaram para 212 jardas (média de 6.6 por tentativa) e 2 TDs na vitória que garantiu a 1ª posição da AFC. Curioso, que funcionaram melhor depois da entrada de Peyton Manning (QB). Menção honrosa: Cam Newton (QB – Panthers), Sammy Watlins (WR – Bills), Jeremy Hill (RB –Bengals), Zach Ertz (TE – Eagles) e Matthew Stafford (QB – Lions) clique aqui para os seus melhores momentos da dupla na partida.   Defensivo: JJ Watt (DE – Texans) Novamente o líder de sacks da temporada! Watt adicionou 3 deles na conta (17.5 totais). Ainda forçou e recuperou FUMBLEs. Menção honrosa: Jerrell Freeman (LB – Colts), Vontaze Burfict (LB – Bengals), Olivier Vernon (DE – Dolphins) e toda a defesa dos Seahawks e Vikings clique aqui para um dos sacks.   Especialistas: Adam Thielen (WR – Vikings) O FAKE PUNT logo no início da partida posicionou os Vikings para abrir o placar. Corajoso e lindo! Menção honrosa: Tyler Lockett (PR – Seahawks), Cam Jordan (DE – Saints) e Tress Way (P – Redskins) clique aqui para o video do lance.   Calouro da Rodada: Jamison Crowder (WR – Redskins) Mais um bom calouro Wide Receivers desse ano. Crowder, modelo de WR do SLOT, completou uma boa temporada com 5 passes recebidos para 109 jardas e 1 TD. Menção honrosa: Eric Kendricks (LB – Vikings) e DeVante Parker (WR – Dolphins clique aqui para o video de um BIG PLAY.   Mico da Semana: Kembrell Thompkins (WR – Jets) Alguns lances são mais impactantes do que outros, alguns DROPs mais críticos do que outros. O DROP de Thompkins significou eliminação dos Jets. Clique aqui para o video do lance.   Surra da Semana: Seattle Seahawks 36 x 6 Arizona Cardinals   Irados pela derrota em Seattle, os Seahawks pagaram os Cardinals com juros. A partida na verdade não valia nada, mas Arizona disse durante a semana que a disputaria normalmente, pois não acreditavam em tirar os titulares de campo. O discurso mudou após o término do embate. Desde o início, Seattle mostrou mais vontade e anulou o ataque de Arizona. Usando criatividade no ataque, provaram-se indigestos. Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: Micah Hyde (S – Packers) A grande jogada da rodada veio de um time derrotado. Hyde fez o impossível, ao interceptar a bola com apenas uma mão, e invertida. Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados da Semana 17. Clique aqui para a classificação após a 17ª semana.  

Comentar

Veja também: