8ª Semana de 2015 no Retrovisor

Nessa oitava semana, tivemos um caminhão de contusões, a queda de um invicto, um placar de ARENA FOOTBALL, o último jogo de Londres na temporada e emoções fortes. Algumas impressões da rodada:  

Caminho para os Playoffs: AFC WEST

Minha primeira mordida de língua em relação ao preview da temporada está nesta divisão. Acreditava no Kansas City e tinha dúvidas sobre Denver, do qual desconfiava da adaptabilidade de Peyton Manning (QB) ao ataque preferido por Gary Kubiak (HC). Sabia que a defesa não teria problema para se ajustar às preferências de Wade Phillips (coordenador defensivo), só não esperava tal domínio sobre os ataques adversários. Até a Semana 8, a defesa dos Broncos garantiu a invencibilidade do time. Nesta rodada não brilharam sozinhos. Finalmente o ataque deu sinal de vida. Eles já tinham mexido na estrutura ofensiva, aproximando-se mais dos fundamentos que deixam Manning confortável. Desta vez, o jogo de corridas encaixou, o que torna este ataque muito mais complicado de defender. Por sua vez, Kansas City naufragou no início do campeonato, justamente contra o rival Broncos. Ao entregarem aquele jogo, abriram caminho para a liderança de Denver, que nunca mais olhou para trás. A seguir, perderam seu melhor jogador ofensivo, quando Jamaal Charles (RB) se contundiu, e passaram por um período negro, até vencer os 2 últimos jogos. A esperança de buscar uma vaga WILDCARD é tênue. Quem pode sonhar com ela é o Oakland Raiders, uma das gratas surpresas da temporada. Escorado em jovens talentosos e veteranos líderes, estão atuando em bom nível. No que pode ser sua última temporada em San Diego, os Chargers estão melancólicos e azarados em contusões. Nem a mão quente de Phillip Rivers (QB) os mantêm na luta pela vaga. Classificação:

  1. Denver Broncos – 7 Vitórias / 0 Derrotas (na divisão: 2 V / 0 D)
  2. Oakland Raiders – 4 Vitórias / 3 Derrotas (na divisão: 1 V / 1 D)
  3. Kansas City Chiefs – 3 Vitórias / 5 Derrotas (na divisão: 0 V / 1 D)
  4. San Diego Chargers – 2 Vitória / 6 Derrotas (na divisão: 0 V / 1 D)

 

Entra um, sai outro

Não teremos o prazer de ver os Steelers com todas suas armas ofensivas em campo, 100% saudáveis terminarem um jogo inteiro este ano. Primeiro, as suspensões de LeVeon Bell (RB) e Martavis Bryant (WR) desfalcaram-nos no início do campeonato. Depois, logo na 3ª partida, quando Bell estreava, Ben Roethlisberger (QB) sofreu lesão no joelho, afastando-o das 4 rodadas seguintes. Agora, com BIG BEN de volta, quando tudo parecia entrar no caminho certo, foi a vez de Bell lesionar o joelho, e ser anunciado como fora da temporada. Porém Pittsburgh não terá tempo para se lamentar, já que o rival Cincinnati Bengals, que os venceu na rodada, segue invicto e com folgada margem de segurança na frente da tabela. Em campo, Roethlisberger mostrou sinais da falta de ritmo, especialmente ao tentar escapar de pressões. No total foram 28 passes completos em 42 tentativas e 3 sacks sofridos. Sob pressão, completou apenas 1 de 9 sendo interceptado 2 vezes. Nos passes longos (20 jardas ou +) errou todas as 6 tentativas. Por sua vez, se Andy Dalton (QB - Bengals) não brilhou como em semanas anteriores, ao menos foi decisivo em encontrar AJ Green (WR) para o TD decisivo. Numa partida em que o roteiro foi preparado para o Steelers brilharem, as circunstâncias colocaram os Bengals ainda mais próximos do título da divisão. https://youtu.be/i18GRPm2II0    

Contusões e Reports

Não foi apenas Bell a sofrer contusão devastadora na rodada. Diversos outros jogadores importantes correm o risco de ficar de fora do campeonato e outros já têm este destino traçado. Tudo começou logo na quinta-feira quando Cameron Wake (DE - Dolphins) rompeu o Tendão de Aquiles. Mesmo mal atingiu Steve Smith (WR - Ravens), que agora repensará a decisão de encerrar a carreira nesta OFFSEASON. Joelho afetou Matt Forte (RB - Bears) e Kendall Wright (WR - Titans). Ainda não sei a gravidade destas 2 lesões. O dedo da mão esquerda de Ryan Fitzpatrick (QB - Jets) pode afastá-lo de alguns jogos, e o time da luta pelos PLAYOFFs. Por mais que tristes, as contusões fazem parte deste esporte. A curiosidade ficou por conta de duas notícias sobre o INJURY REPORT, relatório que todos os times devem fazer durante a semana dos jogos, relatando as contusões de seus atletas e a evolução delas. De Indianapolis veio a notícia que Andrew Luck (QB) estaria com algumas costelas fraturadas, que nunca apareceram nos reports. Mais lenha na fogueira de boatarias dentro da organização. Veremos também se a NFL irá puni-los por isto.

john brown

Outra situação envolveu os Cardinals, cujo Wide Receiver John Brown ficou de fora de todos os treinamentos da semana, com o HAMSTRING machucado. Em nenhum momento Arizona descartou o uso do eletrizante recebedor na partida contra os Browns. Na manhã de Domingo anunciaram que ele estaria ativo, porém não entrou em campo 1 vez sequer. O quanto isto contribuiu para confundir o planejamento defensivo de Cleveland é incerto, porém irritou demais os apostadores de Fantasy Football :)  

Estatísticas: Fullbacks

A posição quase extinta da NFL! Nos últimos anos uma posição ofensiva tem sido esvaziada. Mais e mais times limitam a participação de seus Fullbacks em campo, buscando alinhamentos diferentes. Isso inclui o jogo de corridas, pois se você só os utiliza nesse tipo de ataque, as defesas sabem o que esperar, daí tantas corridas a partir de Formação SINGLEBACK, PISTOL ou com 2 Tight Ends.

patrick-dimarco

Quem continua a envolve-los no esquema ofensivo? Vamos tentar enxergar pelas estatísticas. Participação *

  1. Patrick DiMarco  (Falcons) – 197 Snaps
  2. Ryan Hewitt (Bengals) – 177 Snaps
  3. Kyle Juszczyk  (Ravens) – 153 Snaps
  4. Mike Tolbert (Panthers) – 147 Snaps
  5. Tommy Bohannon (Jets) – 135 Snaps

Alvos no Jogo Aéreo * Pelos números abaixo, podemos ver que muitos dos Fullbacks mostrados acima, na verdade estão em campo, pois são capazes de contribuir em rotas, recebendo passes.

  1. Marcel Reece (Raiders) – 24 targets/ 20 passes completos / 203 jardas (YAC 149 **)
  2. Kyle Juszczyk  (Ravens) – 22 targets/ 18 passes completos / 119 jardas (YAC 119 **)
  3. Mike Tolbert (Panthers) – 8 targets/ 7 passes completos / 40 jardas (YAC 46 **)
  4. Bruce Miller  (49ers) – 8 targets/ 6 passes completos / 119 jardas (YAC 88 **)
  5. Patrick DiMarco (Falcons) – 6 targets/ 5 passes completos / 49 jardas (YAC 18 **)

Correndo com a Bola (min 4 tentativas)* Em alguns times, eles são os responsáveis por certas corridas, na maioria das vezes quando é necessário forçar por dentro para ganhar 1 ou 2 jardas que dariam nova série de Downs. Por isso vemos algumas médias de jardas por tentativa baixas (mínimo de 4 tentativas):

  1. Mike Tolbert (Panthers) – 20 Tentativas / média de 4.6 jardas / 1 TD
  2. Jawlston Fowler (Titans) – 5 Tentativas / média de 2.4 jardas / 1 TD
  3. Austin Johnson (Saints) – 4 Tentativas / média de 2.3 jardas / 1 TD
  4. Jamize Olawale (Raiders) – 10 Tentativas / média de 2.2 jardas / 0 TDs
  5. Will Johnson (Steelers) – 4 Tentativas / média de 1.8 jardas / 1 TD

Pass Block * Devido ao grande percentual de alinhamentos sem o Fullback em jogadas aéreas, eles pouco estão envolvidos na proteção ao Quarterback. Tolbert por ser mais versátil é o que mais aparece em PASS BLOCK SNAPs:

  1. Bruce Miller (49ers) – 20 SNAPs / PBE: 92.5 / 0 sacks + 1 hits + 1 pressures
  2. Tommy Bohannon (Jets) – 18 SNAPs / PBE: 87.5 / 0 sacks + 0 hits + 3 pressures
  3. Michael Burton (Lions) – 17 SNAPs / PBE: 100 / 0 sacks + 0 hits + 0 pressures
  4. Mike Tolbert (Panthers) – 16 SNAPs / PBE: 85.9 / 0 sacks + 0 hits + 3 pressure
  5. Patrick DiMarco (Falcons) – 16 SNAPs / PBE: 89.1 / 1 sacks + 0 hits + 1 pressures
* Alguns números podem estar desatualizados ** YAC = jardas avançadas depois que a bola foi recebida

 

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Steve Smih (WR – Ravens) – Tendão de Aquiles – Fora da Temporada Crockett Gilmore (TE – Ravens) – Ombro Jeremy Zuttah (C – Ravens) – Ombro King Dunlap (OT – Chargers) – Tornozelo Chris Watt (C – Chargers) – Ombro LeVeon Bell (RB – Steelers) – Joelho – Fora da Temporada Matt Forte (RB  – Bears) – Joelho Calvin Johnson (WR  – Lions) – Tornozelo Larry Fitzgerald (WR – Cardinals) – Tornozelo Lyle Sendlein (C – Cardinals) – Ombro Joe Haden (CB  – Browns) – Concussão Donte Whitner (S – Browns) – Concussão Desmond Truffant (CB – Falcons) – Costas Robert Alford (CB – Falcons) – Virilha Mike Davis (RB – 49ers) – Mão Reggie Bush (RB – 49ers) – Joelho – Fora da Temporada ??? Garrett Celek (TE – 49ers) – Concussão Bradley Pinion (P – 49ers) – Panturrilha Khiry Robinson (RB – Saints) – Joelho – Fora da Temporada Larry Donnell (TE – Giants) – Pescoço Nate Washington (WR – Texans) – Tornozelo Duane Brown (OT – Texans) – Concussão Jadeveon Clowney (DE – Texans) – Costas Kurtis Drummond (S – Texans) – Concussão Kendall Wright (WR – Titans) – Joelho  Ryan Fitzpatrick (QB – Jets) – Dedo Geno Smith (QB – Jets) – Destino Brandon Marshall (WR – Jets) – Tornozelo Ricardo Lockette (WR – Seahawks) – Pescoço Sam Shields (CB – Packers) – Ombro Quinten Rollins (CB – Packers) – Ombro  

Destaques da Semana

Ofensivo: Drew Brees (QB – Saints) Com tanto tempo no POCKET para encontrar seus alvos, Brees igualou o recorde de TDs numa partida (7) e avançou seu time em 511 jardas aéras. Ainda assim precisaram da rorrogação para bater os Giants... clique aqui para os Highlights dele na partida. Menção honrosa: Todd Gurley (RB – Rams), Carlson Palmer (QB – Cardinals), CJ Anderson (RB – Broncos), AJ Green (WR – Bengals) e Derek Carr (RB – Raiders)   Defensivo: Toda a defesa dos Broncos Como isolar apenas um defensor dos Broncos na incrível vitória sobre os Packers em que limitaram Aaron Rodgers (QB) a apenas 77 jardas aéreas? Pressionado em 14 das 27 vezes que foi para o lance aéreo, ele não tentou um único passe longo (20 ou + jardas) na partida. clique aqui para os Highlights da partida. Menção honrosa: Kwon Alexander (LB – Buccaneers), Reggie Nelson (S – Bengals), Whitney Mercillus (DE – Texans) e toda a defesa dos Chiefs e Rams   Especialistas: Marcus Sherels (KR – Vikings) Lindo retorno de Punt para TD. Clique aqui para o video do lance. Menção honrosa: Kai Forbath (K – Saints), Cameron Heyward (DT – Steelers) e Justin Tucker (K –Ravens)   Calouro da Rodada: Kwon Alexander (LB – Buccaneers) 2 Dias após a morte do irmão, Alexander interceptou Matt Ryan (QB - Falcons), roubou uma bola das mãos de Julio Jones (WR - Falcons) e ainda distribuiu outros 11 tackles. Clique aqui para o video do fumble forçado. Menção honrosa: Stefon Diggs (WR – Vikings) e Kevin Johnson (CB – Texans)   Mico da Semana: Mike Person (C - Falcons), Matt Ryan (QB – Falcons) e Devonta Freeman (RB - Falcons) O atrapalhado SNAP da bola dentro da RED ZONE ainda com o jogo contra os Buccaneers empatado, foi ridículo e decisivo no resultado final. Clique aqui para o video do lance.   Surra da Semana: Kansas City Chiefs 45 x 10 Detroit Lions Em Londres, Alex Smith (QB) teve sua melhor performance no campeonato contra os confusos Lions. Ele lançou e correu com a bola em belos lances. A defesa também se destacou com 7 sacks em Matthew Stafford (QB - Lions), além de o interceptar 2 vezes. No momento, fora um ou outro lance extraordinário de Calvin Johnson (WR), os Lions têm muito pouco a apresentar à sua torcida.   Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: Taiwan Jones (RB – Raiders) Raça e velocidade para levar a bola até a ENDZONE. Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados da Semana 8. Clique aqui para a classificação após a 8ª semana.    

Comentar

Veja também: