Boletim Médico – Semana 10
Na última rodada e durante essa semana tivemos importantes desfalques. Vamos começar pelo QB dos Colts, Andrew Luck que após sofrer um forte tackle teve diagnosticada uma contusão renal G1. Essa lesão é muito dolorosa, visto que o rim é revestido por uma fina camada de tecido chamada cápsula renal que é rica em terminações nervosas, assim qualquer alteração leva a uma dor excruciante. É importante diferenciarmos, por exemplo, da lesão sofrida por Keenan Allen que sofreu laceração (não divulgado estadiamento).
Vamos detalhar os graus de um trauma renal: Grau I – Contusão: presença de sangue na urina, mas demais exames urológicos normais. Hematoma: localizado abaixo da cápsula, não expansivo e sem laceração órgão. Grau II – Hematoma: em torno do rim não expansivo. Laceração: profundidade até < 1 cm, sem extravasamento de urina. Grau III – Laceração: profundidade > 1 cm, sem extravasamento de urina. Grau IV – Laceração: estendendo-se pelo corpo e meio do rim além do sistema coletor (que transporta a urina). Nesse caso há lesão da artéria ou veia renal com hemorragia contida. Grau V – Laceração: Fragmentação completa do rim. As expectativas são boas e dependendo da resposta de Luck ele pode voltar em 2 semanas.
Outro susto foi no jogo dos Steleers, no qual Big Bem machucou-se novamente, dessa vez no pé. Inicialmente, pelo mecanismo da lesão pensei em fratura dos ossos metatarsais, mas felizmente exame posterior de imagem revelou estiramento do ligamento metatarsal, não necessitando de cirurgia que seria end season. Apesar da boa expectativa, creio que seu retorno será na semana 11.
Outro QB que vale destacarmos é Fitzpatric, dos Jets que nesta sexta-feira operou o ligamento colateral ulnar do polegar (responsável por sustentar a articulação entre o polegar e os ossos da mão). Essa lesão é comum em quedas sobre a mão com o polegar estendido. Com a antecipação da cirurgia, creio que ele não chegará a perder nenhuma partida. Uma notícia não muito boa para os Cowboys é o desfalque do LB Sean Lee que sofreu a segunda concussão no ano. Mais um jogador deve ter a aposentadoria antecipada: Malcom Floyd, Chargers, vai passar por procedimento cirúrgico para reconstrução do lábio glenoidal no ombro e como ele havia dito que esta era sua última temporada, talvez não o vejamos em campo no próximo ano.
Comentar