DE OLHO NA NFL #2

por Rodolpho Pinheiro

Essa coluna tem como objetivo disseminar a discussão sobre assuntos relevantes da semana e do campeonato em si.

Semana passada falei bem dos Vikings e eles perderam (primeira zicada?). Duvidei de Blake Bortles e ele jogou bem contra a temida defesa dos Seahawks (zica reversa?). Falei dos problemas dos Chiefs e eles se reergueram, com direito a ressurgimento de Kareem Hunt e jogo dominante contra importante rival de divisão. Primeira semana memorável!

Dessa vez vou abordar a incrível temporada de Antonio Brown, a triste lesão de Carson Wentz e a corrida pelos playoffs da NFC.



1 – Antonio Brown na corrida para MVP?

Em uma temporada com tantas estrelas fora dos gramados por lesão, assistir Antonio Brown em campo é um privilégio. Incrível ver o que ele está fazendo nessa temporada.

Brown já estava produzindo bem mesmo com seu QB tendo um início de ano ruim. Agora, contando com a subida de produção de Big Ben, Brown está pegando fogo no momento. Impossível de ser marcado!

Por dois jogos seguidos os Steelers ficaram muito atrás do placar e todos sabiam o que ia acontecer: bola no Antonio Brown. Quando se chega nessa fase do jogo, as defesas costumam se ajustar exatamente para marcar ou dificultar as jogadas longas. Nem isso está adiantando.

Marcação individual, dupla ou tripla, Brown está conseguindo se sobressair e desempenhar papel fundamental quando o time mais precisa dele. Se hoje tivesse que votar em um MVP, Brown teria meu voto.

Infelizmente Brown joga em uma posição que não costuma entrar na conversa pra MVP, mas dessa vez acho muito justo que essa história mude. Hoje é o melhor WR da liga (menção honrosa para DeAndre Hopkins) e está tendo uma temporada brilhante.


2 – Os Eagles vão sobreviver sem Carson Wentz?

Na primeira edição dessa coluna (semana passada), questionei se algum time seria capaz de fazer o mesmo que os Vikings e manter o time no caminho das vitórias mesmo sem seu QB titular. Eu não esperava ter a oportunidade de verificar isso tão rápido.

Com Carson Wentz confirmado fora da temporada, acho que os Eagles precisam lutar mais do que nunca para garantir o Seed 1 da NFC. A vantagem de jogar no frio da Philadelphia na pós-temporada será muito importante para a equipe.

Com uma ótima linha ofensiva e um jogo corrido muito eficiente, os Eagles poderiam se aproveitar do clima inóspito para tirar vantagem do seu trio Ajayi, Blount e Clement para impor o jogo terrestre e depender menos de Nick Foles. A defesa está jogando em ótimo nível e tem talento suficiente para ajudar a equipe nessa caminhada sem seu QB titular.

Claro que ninguém pode se dar ao luxo de perder um jogador com calibre pra ser MVP da temporada, além de ser o líder e o craque do time. Entretanto, muitas vezes a NFL nos surpreende e ainda não contaria com os Eagles fora da disputa pelo título.


3 – O que esperar dos playoffs da NFC?

Pouquíssimos roteiristas de cinema poderiam escrever uma história tão legal quanto essa reta final de campeonato na disputa pelas vagas de playoffs da NFC. No momento apenas os Eagles garantiram matematicamente seu lugar na pós-temporada, mas também colocaria os Vikings nessa posição.

De resto, tudo está em aberto. Na NFC South tudo pode acontecer. Saints, Panthers e Falcons podem tanto ganhar a divisão quanto até mesmo ficar de fora dos playoffs. No momento os três estariam classificados.

Na NFC West, Rams e Seahawks jogarão pelo topo da divisão. Em caso de derrota de Seattle, eles se complicarão até para a disputa do wildcard, pois perdem no confronto direto para Green Bay e Atlanta.

Para abrilhantar essa história, Packers (com o retorno de Rodgers talvez já nessa semana) e Cowboys (em breve com o retorno de Zeke) estão na corrida pela vaga wildcard. Os Lions também estão na briga, mas a inconsistência deles ao longo do campeonato não me deixa depositar muitas esperanças no time de Detroit.

-----------------------------

Acham que Antonio Brown merece mesmo estar na conversa para MVP? Acreditam nos Eagles? Também estão ansiosos para o desfecho da NFC?

Comentem! Opinem! Discordem! Reclamem! A ideia é realmente bater um papo saudável com o máximo possível de pessoas sobre os temas aqui abordados. (Twitter do Rodolpho).

Comentários

A verdade é que tanto Brown ou Bell merecem mais o título de MVP do que qualquer QB.

Comentar

Veja também: