Finais de Conferência 2015 no Retrovisor
Definidos os campeões de cada Conferência! As torcidas de Broncos e Panthers podem comemorar. Algumas impressões da rodada:
Super Bowl 50
Depois de 5 meses de batalhas temos os 2 protagonistas do SUPER BOWL 2015/2016. No vale do silício, onde fica o estádio do San Francisco 49ers, veremos o confronto dos 2 times com o melhor record de suas conferências. Será o embate entre duas defesas poderosas, cujos times são liderados pelo veteraníssimo Peyton Manning (QB - Broncos) e o provável MVP 2015 Cam Newton (QB - Panthers).
Brady x Manning - Capítulo Final?
Esqueça quem mais levou vantagem neste duelo entre os 2 Quarterbacks de maior relevância em nossa geração. Isto é o que menos importa. Afinal, vencer ou perder depende de tantos fatores, que além do orgulho pessoal deles, o número não diz nada. Felizmente tivemos a oportunidade de viver o embate dos times liderados por estes 2 craques (pelo menos) mais uma vez. Garantia de emoções fortes. No balanço desta partida, o destino da AFC ficou muito menos nas mãos dos 2 Quarterbacks do que em outras circunstâncias. Seja o erro na tentativa de EXTRA POINT do sempre confiável Kicker Stephen Gostkowski (Patriots); a voracidade do PASS RUSH dos Broncos, contusões dos Safeties de Denver; abrindo o caminho para Rob Gronkowski (TE - Patriots). O plano de jogo defensivo de Denver (e execução) foi espetacular, congestionando o meio do campo, e colocando marcação dupla em Gronkowski, boa parte do tempo. Puderam seguir neste rumo com a confiança que o PASS RUSH interno e externo levava vantagem sobre a proteção à Tom Brady. Quantas vezes vimos Von Miller (OLB), DeMarcus Ware (DE), Malik Jackson (DT) e Derek Wolfe (DT) no BACKFIELD de New England? Porém quase que os Patriots ultrapassam as adversidades. Num espetacular DRIVE FINAL, Gronkowski anotou o TD que poderia levar a partida para a prorrogação, saltando sobre o marcador. Porém Brady não o percebeu livre na ENDZONE na tentativa de conversão dos 2 pts. Acho improvável que Peyton Manning retorne para mais uma temporada, independente do que aconteça no SUPER BOWL 50. Feliz por quem possui gravado na memória os 17 encontros destes 2 jogadores com todas as nuances do esporte nos fornecido ao longo de 16 anos. Veja os Highlights da partida: https://youtu.be/vOaoW7hhD6I
Quero a Bola
Nenhuma estatística tem tanto impacto na NFL quanto a diferença de TURNOVERs. É impossível vencer a partida com déficit nesse item? Não. Os próprios Cardinals saíram vencedores de pelo menos dois jogos assim em 2015. Porém, reverter o dano sofrido na final da NFC é impraticável. Arizona cometeu 7 TURNOVERs, contra 1 dos Panthers. Foi o maior número e TURNOVERs nesta fase dos PLAYOFFs desde que o Green Bay Packers de Brett Favre (QB) cometeu 8 na final da NFC de 2001 contra o St Louis Rams. Contra os Panthers, foram 4 interceptações de Carlson Palmer e mais 2 FUMBLEs do Quarterback dos Cardinals. Por mais que Palmer esteja sofrendo na precisão de seus passes por causa da contusão no dedo sofrida contra os Eagles, o pior nesta partida foi seu processo decisório, lançando bolas contra coberturas duplas em recebedores, que tinham pouca chance de completar os lances. Para piorar, Patrick Peterson (CB - Cardinals) teve o pior dos TURNOVERs em SPECIAL TEAMs (ver mico da semana nos destaques), matando uma possível reação do time. Veja os Highlights da partida: https://youtu.be/GFIGJiA1zc8
A Virtude da Paciência
Vivemos tempos onde a paciência anda curta. Como em toda a sociedade, a NFL também exibe este traço, que se às vezes tem lado positivo, quando o time realiza rápido uma escolha errada, mas em outras, vemos um determinado treinador ser demitido cedo demais, sem o tempo necessário para reverter situações ruins. Nesta OFFSEASON, por exemplo, Jim Tomsula (49ers), Lovie Smith (Buccaneers) e Mike Pettine (Browns) foram demitidos depois de apenas respectivamente 1, 2 e 2 anos no cargo.
Carolina está colhendo os frutos de sua aposta em Ron Rivera. O HEAD COACH, contratado após a saída de John Fox, que tinha permanecido neste cargo por 9 anos, esteve muito próximo da demissão por mais de uma ocasião. Depois de records negativos nos 2 primeiros anos (6 e 7 vitórias), iniciou 2013 sob extrema pressão. Normalmente, quando um time troca seu GENERAL MANAGER, como os Panthers fizeram naquele ano, o novo diretor prefere restartar todo o departamento atlético. Não foi o caso, pois decidiram manter Rivera. Novos rumores circularam após iniciarem a temporada 2013 com 2 derrotas. Reverteram o curso e terminaram com 12 vitórias e o título da NFC SOUTH. A história se repetiu no ano seguinte, quando também se recuperaram no decorrer da competição para chegar aos PLAYOFFs. 2015, já estabilizado, conduziu sua equipe ao melhor record de toda a liga (15 Vitórias / 1 Derrota) e a vaga no SUPER BOWL. Talvez, o segredo de seu sucesso esteja na superação dos reveses e descobrir que a melhor fórmula de vitória é a ponderação.
Enfermaria
Será que alguma contusão irá afetar o SUPER BOWL? Derek Wolfe (DT – Broncos) – Tornozelo Ron Harper (S – Panthers) – Olho Thomas Davis (LB –Panthers) – Braço - FORA DA TEMPORADA ???
Destaques da Semana
Ofensivo: Linha ofensiva dos Panthers Carolina venceu com sobras a batalha na linha de Scrimmage de lado a lado. A performance de sua linha ofensiva foi impressionante no campeonato inteiro e ganhou destaque ontem, quando deu todo o tempo do mundo a Cam Newton (QB) encontrar seus alvos (permitiu apenas 1 sack + 1 hit) e abriu caminho para 152 jardas corridas. Menção honrosa: Cam Newton (QB – Panthers), Emmanuel Sanders (WR – Broncos) e Owen Daniels (TE –Broncos) Defensivo: Von Miller (OLB – Broncos) Um monstro em campo! Abusou da linha ofensiva dos Patriots, obtendo 3 sacks + 1 hit em Tom Brady (QB) e presença constante no BACKFIELD. Ainda surpreendeu o adversário ao recuar na cobertura defensiva e interceptar a bola, propiciando Denver a anotar TD no DRIVE seguinte. Menção honrosa: DeMarcus Ware (DE –Broncos), Kurt Coleman (S – Panthers) e Kawann Short (DT –Panthers) Especialistas: Unidade de coberturas dos Broncos Pouco destacamos um dos itens mais importantes deste esporte: FIELD POSITION. Denver venceu a batalha de special teams, afastando o adversário de seu campo, graças ao bom trabalho conjunto de seu Punter e unidade de cobertura. Menção honrosa: Ted Ginn Jr (WR – Panthers), Teddy Williams (LB –Panthers) e Britton Colquitt (P –Broncos) Calouro da Rodada: Devin Funchess (WR – Panthers) Quando draftado, havia a dúvida de como usariam Funchess, se Wide receiver ou Tight End. Na verdade, este ano pouco importa, desde que contribua exporadicamente, de preferência na RED ZONE. Anotou 1 TD contra os Cardinals. Clique aqui para o video do TD. Menção honrosa: Shaq Thompson (LB – Panthers) e Ryan Delaire (DE – Panthers) Mico da Semana: Patrick Peterson (CB – Cardinals) No lance crítico da partida, Peterson, sedento por um BIG PLAY em retorno de PUNT, perdeu os olhos da bola e cedeu o TURNOVER. clique aqui para o video do lance. Jogada Espetacular: Ted Ginn Jr (WR – Panthers) Cortado pelos Cardinals na OFFSEASON, Ginn teve sua vingança. Entre as boas jogadas na partida, este belo TD em REVERSE. Clique aqui para o video do lance. Clique aqui para todos os resultados dos Playoffs.
Comentar