Perfil HEAD COACH - Andy Reid

 

Idade : 62 anos
Carreira como jogador : Offensive Tackle na Universidade BYU
Record pelos Eagles: 130 Vitórias / 93 Derrotas / 1 Empate 
Record pelos Chiefs
: 91 Vitórias / 37 Derrotas 

 

Após vencer o SUPER BOWL do ano passado, Andy Reid entrou de vez para o grupo de grandes HEAD COACHEs da história.

Sim, parece injusto só incluí-lo após o título, mas nesse esporte tão competitivo, o troféu é uma validação profissional.

Esse treinador, reconhecido pelo estabelecimento de boas relações pessoais com jogadores, porém criticado por tantas coisas, como teimosia e gestão do relógio do jogo questionável, penou para alcançar o prestígio atual.

Reid, que entrou na NFL como assistente de Linha ofensiva em Green bay, passou a treinar Quarterbacks por lá (especificamente um tal Brett Favre) até dar o salto para HC em Philadelphia.

Passou 14 anos à frente dos Eagles, chegando 5 vezes em finais da NFC, porém só alcançou o SUPER BOWL numa única ocasião, quando perderam para O New Englando Patriots, no que seria o terceiro título de Tom Brady (QB), o rival da próxima grande final.

Após a frustrante temporada 2012, Philadelphia rompeu com seu estiloso HC, que nem precisou suar a camisa para assinar com outro time. Logo em 2013, estreou pelos Chiefs. Nesses 8 anos, levou o time aos PLAYOFFs em 7 deles, sendo o mandante da final da AFC nos últimos 3.

 

 

Em Campo

 

Se não esteve diretamente ligado ao sistema WEST COAST OFFENSE via a era Bill Walsh nos 49ers, Reid recebeu uma dose significativa dele enquanto membro da comissão técnica de Mike Holmgren em Green bay.

Trabalhando de perto com Favre, pôde vislumbrar tudo que o sistema permitia, quando aliado a um Quarterback de potencial vertical. 

Já em Philadelphia, alternou as variações desse ataque de acordo com o talento que tinha à disposição em cada momento. O processo de desenvolvimento de Donovan McNabb (QB) foi gradativo. Ênfase em passes para Running backs e Screens marcaram boa parte desse período.

A jogada que virou sua assinatura é a HI-LO onde ataca o meio do campo com rotas em 3 níveis de distância diferentes, testando a disciplina dos safeties adversários.

Novamente precisou segurar o ímpeto vertical, quando optou pelo amadurecido Alex Smith em seu início por Kansas city, Quarterback de notória limitação de braço e posicionamento de bolas longas. Vencia, mas não dava o salto que sonhava.

Essa estrada se abriu com a chegada e desenvolvimento do fenômeno Pat Mahomes. Preparar esse Quarterback para a NFL é a cereja no bolo da carreira de Andy Reid.

 

 

Rei do BYE

 

Entre as várias conquistas de sua carreira, nenhuma vai deixar um apelido mais marcante do que o "Rei do BYE".

O tremendo sucesso em partidas após 1 semana de folga (BYE) marca a capacidade de análise do adversário seguinte e controle do próprio elenco, mantendo o foco no campeonato.

São 23 Vitórias e apenas 5 Derrotas (incluindo PLAYOFFs). A média histórica da NFL girava em 65% mas atualmente está na casa de 55%.

 

 

Coaching Tree

 

Uma das maiores realizações na carreira de HEAD COACH, parte do seu legado, é o desenvolvimento de novos treinadores e a chamada COACHING TREE.

Poucas impressionam mais do que a de Reid. 10 treinadores que passaram por sua comissão técnica chegaram ao cargo de HC em outras equipes (OK, 2 deles tiveram por pouco tempo...), sendo que 2 conseguiram vencer SUPER BOWL: John Harbaugh (Ravens) e Doug Pederson (Eagles). Outro bateu na trave: Ron Rivera (Panthers).

O sucesso desses HCs é outro motivo para estranharmos mais um ciclo que se passará sem a contratação do atual coordenador ofensivo dos Chiefs Eric Bienemy.

 

Comentar

Veja também: