Punts – Defesa Nickel

As estratégias ofensivas no Futebol Americano procuram explorar Matchups desiguais, ou seja colocar seus jogadores em certas situações, na qual seriam marcados por adversários com características físicas incompatíveis.

Como se no basquete em determinado momento o pivô do time A estivesse isolado contra o armador do time B, próximo à cesta, proporcionando pontos fáceis pela desigualdade de altura.

Para tentar impedir esse tipo de situação, como por exemplo o ataque entra com 3 ou mais Wide Receivers, os coordenadores defensivos saem de suas defesas base, colocando jogadores extra nalinha secundária.

Em certos times entra um terceiro Cornerback, outros preferem um terceiro Safety, caracterizando a defesa NICKEL. Quando entram 2 jogadores extras, seria chamado defesa DIME.

Com o aumento da proporção de jogadas aéreas sobre as de corrida, e a diversificação deformações ofensivas utilizadas, as defesas passaram a atuar em NICKEL ou DIME em aproximadamente 50% dos SNAPs.

Nessas situações, os esquemas 4 x 3 e 3 x 4 tornam-se similares no posicionamento dos demais jogadores (linha defensiva e Linebackers), podendo variar apenas em qual defensor foi substituído.

Veremos abaixo como as defesas se comportam em NICKEL, sob cobertura Homem a Homem ou por Zona.

.

Marcação Homem a Homem

Marcação individual (ou Homem a Homem) significa o confronto direto entre Cornerbacks e Wide Receivers, cada CB designado para um alvo de passe específico.

O Tight End pode ser responsabilidade do Safety ou do Linebacker Externo, dependendo do momento ou do talento disponível no time, nem todo Linebacker tem a velocidade para executar essa marcação.

No caso abaixo, o um dos Safeties ficará com o TE, enquanto o Linebacker externo se juntará à linha defensiva na pressão ao Quarterback. 

O Linebacker Central e o outro Safety terão funções diferentes. Esse último terá que identificar a jogada e ajudar o marcador do alvo do passe.

Já o ILB fica responsável pela área central logo atrás da linha de Scrimmage, para tentar conter as rotas SLANT ou ACROSS.

Note que coloquei o terceiro Cornerback, também chamado de NICKEL CORNER, mais afastado da linha de Scrimmage com 2 objetivos: tentar confundir o ataque, exibindo um posicionamento que indicasse marcação por Zona, e dar tempo dele antecipar alguma rota pelo meio.

A marcação homem a homem também recebe o nome de Cover-1.

.

Marcação por Zona

Na marcação por Zona os atletas têm áreas específicas sob sua responsabilidade, e devem marcar o adversário que utilizar rotas nessas áreas.

As duas coberturas por zona mais utilizadas são o Cover-2 (base da defesa Tampa-2, apresentada no Post: Coberturas defensivas), e a Cover-3.

O esquema abaixo mostra uma variação do Cover-3, onde 2 Cornerbacks e 1 Safety são responsáveis pelos setores mais afastados da linha de Scrimmage, enquanto os 2 Linebackers em campo, o outro Safety e o terceiro Cornerback defendem os FLATS e a área central.

Essa cobertura também pode ser usada com a formação base, na qual o Linebacker externo cobre o setor aqui ocupado pelo NICKEL Corner.

Esse modelo visa limitar as opções de passe dos Quarterbacks, colocando 7 jogadores na cobertura, e apenas os 4 da linha defensiva tentam furar o POCKET.

.

3 Safeties

Alguns times preferem entrar com um terceiro Safety ao invés do NICKEL Corner.

Em termos de esquema nada muda com isso, todos os tipos e cobertura podem ser aplicados.

Na figura abaixo, a defesa assume a cobertura Cover-4, com os 2 Cornerbacks e 2 dos Safetiestentando evitar os passes longos, e apenas o Linebacker Central no setor intermediário.

Essa marcação é mais usada em situações de 3º Down, quando o adversário precisa avançar 10 ou mais jardas para continuar seu Drive.

A Cover-4 tem algumas similaridades com a Cover-2, mas diminui a área total de responsabilidade dos Safeties, que na Cover-2 é mais ampla. 

.

Corner Blitz

A formação NICKEL também permite o uso de criatividade nas BLITZES.

No esquema abaixo, o NICKEL Corner vai surpreender e participar da pressão ao Quarterback. A idéia é aproveitar sua velocidade para levar vantagem em relação ao Left Offensive Tackle, e quebrar a proteção.

A cobertura vai ser feita por 6 jogadores em Cover-3. Note que a única diferença em relação ao modelo anterior desta marcação é a presença de apenas 1 jogador pelo meio, o Linebacker Central.

Vários times gostam de usar BLITZ a partir desta formação, que também pode ser feita com umSafety ao invés do Cornerback, como gostam de fazer por exemplo o Pittsburgh Steelers com Troy Polamalu ou o Arizona Cardinals com Adrian Wilson.

Já times como o Tampa Bay Buccaneers e o Green Bay Packers preferem usar o Cornerback, aproveitando a experiência de Ronde Barber e Charles Woodson respectivamente.

Veja um video de Corner Blitz com Woodson:

[youtube:

]

.

Todos os tipos de cobertura são eficientes desde que os jogadores envolvidos sejam competentes, usadas nos momentos certos, e disfarçadas para confundir os ataques adversários.

Comentar

Veja também: