Semana Divisional de 2015 no Retrovisor

Na segunda rodada dos PLAYOFFs, tivemos lances espetaculares em cada partida, os 4 mandantes confirmando favoritismo e emoções incontáveis. Algumas impressões da rodada:  

Playoffs – Finais de Conferência

4 torcidas ainda têm a esperança do título, agora é torcer! Confrontos:

  Pela 1ª vez desde 2004, os times nrs. 1 e 2 de ambas as conferências digladiarão nas finais. Palco iluminado para mais um capítulo da saga Brady x Manning. Talvez o último capítulo! Durante a temporada regular, Patriots e Broncos se enfrentaram, mas quem jogou por Denver foi Brock Osweiller (QB). Nada mais justo, que seus caminhos se encontrem uma vez mais, dessa feita numa final de conferência. Na NFC, Cardinals e Panthers se reencontrarão. Esses 2 times disputaram a rodada WILDCARD ano passado, com o time de Carolina avançando. Arizona estava desfalcado de Carlson Palmer (QB) e promete uma história diferente.  

BIG Moments

Futebol americano é um jogo longo, com inúmeras posses de bola para cada time. Mas sempre podemos destacar um punhado de situações que combinam para definir o placar final das partidas. Certos jogos possuem verdadeira avalanche deste tipo de lance. Cardinals X Packers foi um destes jogos. Vamos fazer o balanço dos momentos que penderam para cada lado. Pró Packers

  1. Falta - Uma penalidade nos Cardinals invalida PICK 6 de Patrick Peterson (CB) de 100 jardas.
  2. Big Run - Eddie Lacy (RB) finalmente rompe uma corrida longa.
  3. Interceptação - O calouro Demarius Randle (CB) intercepta passe ruim de Carlson Palmer (QB) na ENDZONE.
  4. Desafogo - 4th Down & 20, Jeff Janis (WR) se desmarca para receber passe de Aaron Rodgers (QB).
  5. Hail Mary - Rodgers solta o braço para Janis fazer o impossível.

  Pró Cardinals

  1. Anulado - Incrível recepção de Randall Cobb (WR) é anulada por penalidades cometidas por amos os times.
  2. Catch - Como ninguém tem mais certeza do que é CATCH ou não, a arbitragem confirma lance controverso de Larry Fitzgerald (WR).
  3. 4th Down - Green bay tenta uma conversão crítica. James Jones (WR), marcado por Peterson, não segura a bola.
  4. Bate e rebate - Outro passe esquisito de Palmer é desviado na ENDZONE mas desta vez termina nas mãos de Michael Floyd (WR).
  5. Cara e Coroa - O árbitro não atira propriamente a moeda para cima e repete o FLIP. Ambas as vezes favoráveis aos Cardinals.
  6. Hail Larry - Fitzgerald acelera campo à fora para avanço incrível na prorrogação.

Total : Cardinals 6 x 5 Packers Boa parte deles foram momentos sensacionais que entraram para o folclore da NFL. Veja os Highlights da partida: https://youtu.be/eG1t2oDYZHU  

Dilema do Relógio

A rodada nos trouxe 2 jogos em que decisões dos HEAD COACHES na administração do relógio geraram muita polêmica. Não é de hoje que Andy Reid (HC - Chiefs) sofre críticas por este aspecto da função. Desta vez, com déficit de 14 pontos no placar já no quarto final, seu time não mostrou a urgência necessária para virar a partida. Depois de belo avanço de Albert Wilson (WR) os Chiefs tiveram a bola na linha de 1 jarda, com pouco menos de 3 minutos no relógio. Só conseguiram 1 SNAP até bater no 2 minutes warning. No recomeço do DRIVE (nem quero falar do FALSE START), executaram um passe curto que não alcançou o TD e gastaram mais uma eternidade conversando em HUDDLE (até a defesa dos Patriots parecia surpresa). Enfim anotaram o TD, deixando apenas 1:13 mins restantes, e forçados à tentativa de ONSIDE KICK. No total, comeram mais de 5 minutos no DRIVE. Isto tudo em posse dos 3 TIMEOUTs de direito! Talvez pior foi a explicação de Reid pós-jogo, quando disse ter sido planejada toda a demora, visando não dar tempo de volta aos Patriots, depois do eventual empate. Discutimos esta questão um pouco mais a fundo no nosso HANGOUT. Clique aqui. https://twitter.com/johnbreech/status/688524552708591616?ref_src=twsrc%5... No Arizona, Bruce Arians (HC) optou por passar a bola no segundo Down, antes do 2 Minute Warning, resultando em passe incompleto e paralisação do relógio. Se tivesse corrido com a bola, queimaria mais 40 segundos antes de devolver a posse para Aaron Rodgers (QB - Packers), que acabou com pouco menos de 2 minutos nas mãos ao invés de 1:20 mins. Com todo seu talento (e sorte), Rodgers arrancou o empate. Segundo o treinador, ele seguiu seu instinto natural matador... Para a sorte de Arians, que hoje levou bem menos críticas que Reid, um tal de Larry Fitzgerald (WR - Cardinals) resolveu a parada na prorrogação.  

Estatísticas: Retornadores

Desde que a NFL fez uma mudança na regra dos KICKOFFs, acompanhamos se teve alguma mudança no número total de TOUCHDOWNS. Eles avançaram o ponto em que o chute é feito da linha de 30 para a de 35 jardas, facilitando os Kickers em seu trabalho, e consequentemente dificultando os retornos. Vimos a diminuição drástica nos TDs de retorno, o que de certa forma não é ruim. Será que algum dia panorama mudará? Os retornadores terão maior chance? Veja os números de TDs nos últimos anos:

  • 2010 (1 ano antes do avanço): 23 TDs
  • 2011 (1º ano depois do avanço): 9 TDs
  • 2012 (2º ano depois do avanço): 12 TDs
  • 2013 (3º ano depois do avanço): 7 TDs
  • 2014 (4º ano depois do avanço): 6 TDs  
  • 2015 (5º ano depois do avanço): 7 TDs

TOP 5 do ano em média de jardas por retorno (min 10 tentativas)

  1. Cordarrelle Patterson (Vikings) – 31.9 jardas / 32 tentativas / 2 TDs
  2. Deonte Thompson (Bears) – 29.2 jardas / 14 tentativas / 0 TDs
  3. Ameer abdullah (Lions) – 29.2 jardas / 37 tentativas / 0 TDs
  4. Jeff Janis (Packers) – 29.0 jardas / 14 tentativas / 0 TDs
  5. Dwayne Harris (Giants) – 28.7 jardas / 22 tentativas / 1 TD

O Pior entre eles:

  • Tre McBride (Titans) – 19.1 jardas / 10 tentativas / 0 TDs

  E quanto aos retornos de PUNT? Quem se destacou? TOP 5 do ano em média de jardas por retorno (min 10 tentativas)

  1. Rashad Greene (Jaguars) – 16.7 jardas / 18 tentativas / 1 TD
  2. Adam Jones (Bengals) – 12.6 jardas / 16 tentativas / 0 TDs
  3. Jeremy Ross (Ravens) – 12.4 jardas / 10 tentativas / 0 TDs
  4. Danny Amendola (Patriots) – 13.0 jardas / 23 tentativas / 0 TDs
  5. Travis Benjamin (Browns) – 12.9 jardas / 27 tentativas / 1 TD

O Pior entre eles:

  • Jamison Crowder (Redskins) – 5.3 jardas / 30 tentativas / 0 TDs
cordarellepatterson

 

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Jerod Mayo (LB – Patriots) – Ombro Jamie Collins (LB – Patriots) – Costas Chandler Jones (DE – Patriots) – Joelho Jonathan Stewart (CB – Panthers) – Pé Greg Olsen (TE – Panthers) – Ombro Jared Allen (DE – Panthers) – Pé – Fora da temporada ??? Chris Harris Jr (CB – Broncos) – Ombro Omar Bolden (KR – Broncos) – Joelho – Fora da temporada  

Destaques da Semana

Ofensivo: Julian Edelman (WR – Patriots) Neste trecho da coluna, quase sempre o jogador de destaque teve números sensacionais na partida. Não é uma regra absoluta. Mais do que estatísticas, a presença de Edelman em campo deixou o ataque dos Patriots renovado. Bonito de ver sua harmonia com Tom Brady (QB). Foram 100 jardas em 10 passes recebidos, apesar de 2 DROPs. Ainda levou uma sorte incrível no lance final que fechou a conta. Clique aqui para um exemplo desse entrosamento. Menção honrosa: Larry Fitzgerald (WR – Cardinals), Peyton Manning (QB – Broncos) e Jonathan Stewart (RB – Panthers)   Defensivo: Luke Kuechly (LB – Panthers) Parecia estar por todo o campo! Ocupa zonas de cobertura extensas e se impõe com BIG HITs. Interceptou Russell Wilson (QB - Seahawks) no 1º DRIVE ofensivo do adversário e retornou para TD, logo abrindo 14 x 0 no placar. Clique aqui para o video da interceptação. Menção honrosa: Demarcus Ware (DE – Broncos), Patrick Chung (S – Patriots) e Deone Bucanon (LB/S – Cardinals)   Especialistas: Thomas Davis (LB – Panthers) Quase sempre, o homem recuado nos times que receberão a bola em situações de ONSIDE KICK é um recebedor (WR ou TE). Carolina confia tanto no seu veterano, que ele foi o responsável por liquidar a fatura com suas mãos firmes. Menção honrosa: Kayvon Webster (CB – Broncos), Brandon Bolden (RB - Patriots) e Brandon McManus (K –Broncos) Clique aqui para o video do lance.   Calouro da rodada: Shaq Mason (G – Patriots) New England precisava desesperadamente que sua linha ofensiva segurasse as pontas contra os Chiefs. Mason fez sua parte. Menção honrosa: Markus Golden (OLB – Cardinals) e Justin Coleman (CB – Patriots   Mico da Semana: Marcus Wheaton (WR – Steelers) Como se a torcida dos Steelers precisasse de mais emoções fortes, Wheaton resolveu testar os corações com erros crassos em retornos de Punt.   Surra da Semana: Carolina Panthers 31 x 24 Seattle Seahawks Vale como surra? Ou Como 2 delas? Afinal foi uma partida de 2 tempos distintos. No 1º, os Panthers abriram 31 pontos sem resposta, e davam pinta de ter liquidado a fatura. No 2º tempo foi a vez dos Seahawks serem os únicos a pontuar e por pouco não empatar a peleja. Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: Larry Fitzgerald (WR – Cardinals) Hail Larry! Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados dos Playoffs.    

Comentar

Veja também: