Super Bowl em San Francisco
O número 50 será o segundo SUPER BOWL disputado na região de San Francisco, mais especificamente no estádio da Universidade de Stanford, em Palo Alto, na área conhecida como Vale do Silício, casa da maioria das grandes empresas de tecnológia da informação. Esta partida marcou a 2ª vez na história em que podemos considerar que uma equipe jogou em casa. Realizada em 21 de Janeiro de 1985, ficou marcada pelo cara e coroa. O então presidente Ronald Reagan atirou a moeda via satélite. (ano passado fiz post similar com os SBs realizados no Arizona, vale checar as discrepâncias nos números comerciais).
SUPER BOWL XIX
San Francisco 49ers 38 x 16 Miami Dolphins
- MVP da partida: Joe Montana (QB – 49ers)
- Público: 84.079
- Transmissão TV: ABC (audiência estimada de 85.53 Milhões de pessoas)
- Custo do comercial de 30 segs: US$525.000
- Show do intervalo: Tops In Blue (membros da aeronautica)
Sob a tutela de Bill Walsh (HC) e a presença de Joe Montana como Quarterback, o San Francisco 49ers venceu o segundo SUPER BOWL desta dinastia. Pela 1ª vez desde que o schedule foi extendido para 16 partidas, uma equipe obteve 15 vitórias. Montana começava a se sacramentar como o Quarterback mais venerado de todos os tempos, ao vencer seu segundo troféu de MVP. Ele lançou para 331 jardas, completando 24 de 35 passes (2 TDs) e ainda correndo 59 jardas (1 TD). Quem também anotou 3 TDs foi o Running back Roger Craig, sendo 2 deles em passes de Montana, jogadas mortais no esquema WEST COACH OFFENSE, criado por Walsh, e correndo para mais 1. Na temporada 1984, Jerry Rice (WR) ainda não tinha se juntado ao esquadrão. O recebedor principal de Montana era Dwight Clark (WR), que no jogo avançou 77 jardas. Na defesa, o destaque era a linha secundária, liderada pelo incrível Ronnie Lott, em que seus 4 jogadores foram eleitos para o PRO BOWL daquele ano.
Do outro lado estava o temido time do Miami Dolphins, cujo Quarterback Dan Marino, em apenas seu 2º ano na liga, tinha batido quase todos os recordes da posição existentes. Curiosamente, apesar da magnífica carreira, este foi o primeiro e único SUPER BOWL em que Marino participou. Também de forma inédita, este foi o SUPER BOWL em que pela 1ª vez, ambos os Quarterbacks lançaram para mais de 300 jardas. Veja os Highlihts da partida: https://youtu.be/msA3S2NEnTo
Comentar