17ª Semana de 2015 no Retrovisor
Na décima-sétima semana conhecemos o últimos classificado aos PLAYOFFs, e os primeiros a escolher no Draft 2015. Com uma dose extra de emoções. Algumas impressões da rodada:
Chegamos aos Playoffs
Com todos os classificados definidos, agora é torcer! Broncos, Patriots, Panthers e Cardinals vão recarregar suas baterias e aguardar os times que enfrentarão na segunda rodada. Confrontos:
A rodada teve poucos jogos importantes na definição dos PLAYOFFs. Na AFC os Jets foram eliminados ao perder para o time do ex comandante Rex Ryan (HC - Bills), abrindo caminho para os Steelers, que precisavam secá-los e bater os pobres Browns. Minnesota venceu Green Bay para garantir o título da NFC NORTH e o mando de campo na 1ª rodada dos PLAYOFFs.
Ele Voltou!
De repente, os TURNOVERS se acumulavam no ataque comandado por Brock Osweiller (QB - Broncos). Gary Kubiak (HC - Broncos) olhou para um lado, para outro, e a solução poderia estar bem ali pertinho na SIDELINE. Mandou o Quarterback reserva do dia preparar-se para entrar: Peyton Manning.
Com o placar desfavorável em 13 x 7 para os Chargers, Manning propeliu a virada da forma mais inesperada, municiando bolas no ataque corrido. A dupla de Running backs CJ Anderson e Ronnie Hillman explodiu para 212 jardas (2 TDs). Exemplificando o quão louca foi a temporada 2015, esses 2 itens (TURNOVERs e ataque corrido) foram as maiores críticas a Manning antes da contusão que o afastou dos campos. Agora cabe a Kubiak definir a qual Quarterback entrega o bastão de seu ataque nos PLAYOFFs, o experiente Peyton Manning ou Brock Osweiller, o jovem que os posicionou para brigar pelo título. Veja os Highlights de Broncos x Chargers: https://youtu.be/U0ODi6LvK0E
Começar de Novo
Aos torcedores dos times classificados aos PLAYOFFs, boa sorte! Para os demais, que o Draft 2016 traga o remédio que sua equipe precisa! 2015 foi bom em calouros de impacto, vários devem se tornar estrelas da NFL. Veremos se os times terão a mesma sorte ano que vem. Veja a ordem de escolha atualizada, da 1ª até a 20ª (a partir disso somente quando os outros times forem eliminados):
- Tennessee Titans
- Cleveland Browns
- San Diego Chargers
- Dallas Cowboys
- Jacksonville Jaguars
- Baltimore Ravens
- San Francisco 49ers
- Miami Dolphins
- Tampa bay Buccaneers
- New York Giants
- Chicago Bears
- New Orleans Saints
- Philadelphia Eagles
- Oakland Raiders
- St Louis Rams
- Detroit Lions
- Atlanta Falcons
- Indianapolis Colts
- Buffalo Bills
- New York Jets
Segunda-Feira Negra
Todo ano abro um espaço para a chamada “BLACK MONDAY“, apelido desse dia em que muitos times decidem por nova direção, e demitem HEAD COACHES, coordenadores e GENERAL MANAGERS. Um dos motivos da pressa em fazer isso no dia seguinte da última partida, é a competitividade pelos serviços dos bons treinadores disponíveis no mercado. Quem for mais ágil no processo decisório tem mais chance de melhor repor seus cargos. Desta vez, Philadelphia extrapolou a idéia e demitiu Chip Kelly 1 semana antes do término, unindo-se a Miami e Tennessee que dispensaram seus HEAD COACHs no decorrer do campeonato. Desde que iniciei o site, vimos 5 períodos como esse passarem, em 2011 foram 8 novos treinadores, a temporada 2012 começou com 7 novos comandantes, a de 2013 também teve 8 caras novas, nas de 2014 e 2017 também foram 7. Nessa segunda-feira negra, 3 vagas de HEAD COACHES foram abertas. Algumas situações seguem indefinidas como Detroit, que deixará a decisão nas mãos do futuro GENERAL MANAGER e New Orleans, que para liberar Sean Payton, exigiria escolhas de Drafts como compensação. Em contrapartida, nomes ameaçados como Mike McCoy (Chargers), Jeff Fisher (Rams), Rex Ryan (Bills) e Gus Bradley (Jaguars) tiveram a garantia que permanecerão no cargo. A notícia mais inesperada do dia foi o anúncio da permanência de Chuck Pagano (HC) e Ryan Grigson (GM) em Indianapolis. Toda a mídia dava as mudanças no comando dos Colts como certas. Os demitidos, que se juntam a Kelly, Joe Philbin (ex Dolphins) e Ken Whisenhut (ex Titans) na fila do desemprego foram:
- Tom Coughlin - Giants – 12 anos no cargo (2 SUPER BOWLs conquistados)
- Mike Pettine – Cleveland Browns – 2 anos no cargo
- Jim Tomsula – San Francisco 49ers – apenas 1 ano no cargo
Nessa brincadeira, 3 GENERAL MANAGERs tiveram a mesma sorte de seus HCs: Ray Farmer (Browns), Dennis Hickey (Dolphins) e Ruston Webster (Titans). Em Detroit o GM já tinha caído. Já Thomas Dimitroff (Falcons) ainda corre risco, mas segue ns cargo.
Depois de 12 anos à frente dos Giants, Tom Coughlin desligou-se da organização. Os sinais disto estavam espalhados por todo lado, culminando na presença de toda a família em campo antes do jogo contra os Eagles, para fotos e confraternização. A partida foi um retrato da temporada, quando erros diversos resultaram em nova derrota com virada de placar no quarto final. A cada 2 anos (as vezes menos), Cleveland varre a comissão técnica. O ciclo não acabou com Pettine, que nunca engoliu a escolha de Johnny Manziel (QB) no DRAFT 2014. Lidou mal com a situação e a desfuncionalidade da franquia e acabou na rua. A direção dos 49ers assumiu o erro na OFFSEASON, engoliu a seco e demitiu Tomsula, que nunca deveria ter sido elevado a HEAD COACH. Óbvio, que as razões para a temporada horrorosa em San Francisco não caem exclusivamente nele. A enxurrada de talento perdida na OFFSEASON seria difícil de ser contornada por qualquer HC. Não para por aí. Alguns times devem optar por mudanças de coordenadores devido a pífias performances de suas unidades. Olho nas movimentações!
Estatísticas: Kickers
Será que tem alguma correlação entre a capacidade dos Kickers e a performance de seu time na temporada regular? TOP 5 em precisão: (mínimo de 10 tentativas)
- Josh Brown (Giants) – 93.8% de acerto / 30 dos 32 tentados
- Dan Bailey (Cowboys) – 93.8% de acerto / 30 dos 32 tentados
- Steven Hauschka (Seahawks) – 93.5% de acerto / 29 dos 31 tentados
- Chandler Catanzaro (Cardinals) – 93.3% de acerto / 28 dos 30 tentados
- Adam Vinatieri (Colts) – 92.6% de acerto / 25 dos 27 tentados cada um
E os mais competentes nas tentativas longas de 50 ou mais jardas? (mínimo de 5 tentativas) 1A. Dan Bailey (Cowboys) – 83.3% de acerto / 5 dos 6 tentados 1 B. Matt Prater (Lions) – 83.3% de acerto / 5 dos 6 tentados 2. Kickers de 6 times – 80.0% de acerto / 4 dos 5 tentados Outra resposabilidade importante: KICKOFFs. Em certos times, o Punter acumula essa função. TOP 5 em chutes onde o retornador nem tentou avançar (mínimo de 50 chutes):
- Pat McAfee (P – Colts) – 10.4% das vezes / 67 TOUCHBACKS em 77 tentados
- Justin Tucker (Ravens) – 13.5% das vezes / 63 TOUCHBACKS em 74 tentados
- Jason Myers (K – Jaguars) – 27.4% das vezes / 55 TOUCHBACKS em 84 tentados
- Brandon McManus (K - Broncos) – 28.4% das vezes / 55 TOUCHBACKS em 81 tentados
- Andrew Franks (P - Dolphins) – 28.6% das vezes / 42 TOUCHBACKS em 63 tentados
Este ano tivemos como novidade o distanciamento nas tentativas de Extra Points. Apenas 6 kickers tiveram aproveitamento de 100% no quesito, contra 26 deles em 2014. Foram eles:
- Matt Bryant (Falcons)
- Stephen Gostkowski (Patriots)
- Nick Folk (Jets)
- Mason Crosby (Packers)
- Dan Bailey (Cowboys)
- Justin Tucker (Ravens)
Em contrapartida, alguns foram muito mal, como Jason Myers (Jaguars), que errou 7 das 39 tentativas (82.1%). Em 2014, apenas 6 chutes foram errados em toda a liga.
Enfermaria
Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões. Tom Brady (QB – Patriots) – Tornozelo DeaAngelo Williams (RB – Steelers) – Tornozelo Nate Washington (WR – Texans) – Quadril Duane Brown (OT – Texans) – Quadriceps - Fora da temporada DeMarcus Ware (DE – Broncos) – Joelho Darian Stewart (S – Broncos) – Coxa Jeremy Maclin (WR – Chiefs) – Quadril Mitch Morse (C – Chiefs) – Concussão Charles Tillman (CB – Panthers) – Joelho - Fora da temporada Kyshoen Jarrett (CB – Redskins) – Concussão Deshaun Phillips (CB – Redskins) – Pescoço Jeremy Lane (CB – Seahawks) – Costelas Lyle Sendlein (C – Cardinals) – Perna Cory Redding (DT – Cardinals) – Tornozelo Adrian Peterson (RB – Vikings) – Costas Rhett Ellison (TE - Vikings) - Fora da temporada
Destaques da Semana
Ofensivo: CJ Anderson (RB – Broncos) e Ronnie Hillman (RB – Broncos) Como pressupõe o esquema ofensivo de Gary Kubiak (HC), a dupla de Running backs dos Broncos combinaram para 212 jardas (média de 6.6 por tentativa) e 2 TDs na vitória que garantiu a 1ª posição da AFC. Curioso, que funcionaram melhor depois da entrada de Peyton Manning (QB). Menção honrosa: Cam Newton (QB – Panthers), Sammy Watlins (WR – Bills), Jeremy Hill (RB –Bengals), Zach Ertz (TE – Eagles) e Matthew Stafford (QB – Lions) clique aqui para os seus melhores momentos da dupla na partida. Defensivo: JJ Watt (DE – Texans) Novamente o líder de sacks da temporada! Watt adicionou 3 deles na conta (17.5 totais). Ainda forçou e recuperou FUMBLEs. Menção honrosa: Jerrell Freeman (LB – Colts), Vontaze Burfict (LB – Bengals), Olivier Vernon (DE – Dolphins) e toda a defesa dos Seahawks e Vikings clique aqui para um dos sacks. Especialistas: Adam Thielen (WR – Vikings) O FAKE PUNT logo no início da partida posicionou os Vikings para abrir o placar. Corajoso e lindo! Menção honrosa: Tyler Lockett (PR – Seahawks), Cam Jordan (DE – Saints) e Tress Way (P – Redskins) clique aqui para o video do lance. Calouro da Rodada: Jamison Crowder (WR – Redskins) Mais um bom calouro Wide Receivers desse ano. Crowder, modelo de WR do SLOT, completou uma boa temporada com 5 passes recebidos para 109 jardas e 1 TD. Menção honrosa: Eric Kendricks (LB – Vikings) e DeVante Parker (WR – Dolphins) clique aqui para o video de um BIG PLAY. Mico da Semana: Kembrell Thompkins (WR – Jets) Alguns lances são mais impactantes do que outros, alguns DROPs mais críticos do que outros. O DROP de Thompkins significou eliminação dos Jets. Clique aqui para o video do lance. Surra da Semana: Seattle Seahawks 36 x 6 Arizona Cardinals Irados pela derrota em Seattle, os Seahawks pagaram os Cardinals com juros. A partida na verdade não valia nada, mas Arizona disse durante a semana que a disputaria normalmente, pois não acreditavam em tirar os titulares de campo. O discurso mudou após o término do embate. Desde o início, Seattle mostrou mais vontade e anulou o ataque de Arizona. Usando criatividade no ataque, provaram-se indigestos. Clique aqui para os Highlights da partida. Jogada Espetacular: Micah Hyde (S – Packers) A grande jogada da rodada veio de um time derrotado. Hyde fez o impossível, ao interceptar a bola com apenas uma mão, e invertida. Clique aqui para o video do lance. Clique aqui para todos os resultados da Semana 17. Clique aqui para a classificação após a 17ª semana.
Comentar