4ª Semana de 2015 no Retrovisor

Nessa quarta semana, tivemos inúeros FIELD GOALS perdidos, muitas faltas, a 1ª partida em Londres de 2014, o 1º treinador demitido e como sempre, emoções de sobra. Algumas impressões da rodada:  

Jogo com grande implicação para os Playoffs

Carolina Panthers 37 x 23 Tampa Bay Buccaneers Contra todos os prognósticos, os Panthers seguem no caminho das vitórias. Seu ataque é explosivo? Não. Todos os melhores defensores estão em campo? Não. Pouco importa. Ron Rivera (HC) & Cia não se abalam na luta por mais um título da NFC SOUTH. Vencer os Buccaneers fora de casa era importante para Carolina se manter junto aos emergentes Falcons com 4 Vitórias / 0 Derrotas. Melhor ainda sendo 2 delas dentro da divisão, fator chave em desempates. É discutível se Cam Newton (QB - Panthers) está mostrando de fato sinais de evolução técnica, mas certamente tem o prestígio dentro da organização para empurrar o time à frente. Óbvio que a defesa merece parcela de crédito ainda maior. Nesta partida interceptaram o calouro Jameis Winston (QB - Buccaneers) 4 vezes. (ver destaque defensivo lá embaixo). Quanto à Tampa, a reconstrução da equipe está num passo mais lento do que o desejado, e com poucas esperanças reais nesse campeonato, têm que se repensar para o futuro. Veja os Highlights deste jogo: https://youtu.be/Nfi01NfxXQU  

Chuta o balde

A performance dos Kickers é um dos grandes assuntos deste campeonato. Sem dúvida a rodada apresentou alto número de erros em tentativas de FIELD GOALs (14 perdidos), mas há motivo para tanta preocupação? Não sei... Na OFFSEASON antes da temporada 2014 eu fiz um post na série PUNTs sobre a evolução dos jogadores desta posição. Quão bons são agora em relação ao passado. O que mudou? Praticamente nada:

  • % de conversão em 2015 : 84.9%
  • % de conversão em 2014 : 84.7%
  • % de conversão em 2013 : 82.4%

scobee steelers

Vivemos num mundo impressionável! Percepção fala mais alto que fatos. Em 2015, temos visto chutes de pouca distância serem errados. Talvez isto esteja mexendo com a cabeça de todos. O número de jogadores jovens na posição é relevante. Dos 32 times, 17 têm Kickers que estão na liga no 3º ano ou menos. Várias equipes entenderam que gastar $$$ com os jogadores desta posição era desnecessário. Até pela irregularidade típica da função, acharam que poderiam substituir as peças sem mudar o resultado final. No meio disto tudo, bom ver veteranos como Adam Vinatieri (Colts) e Robbie Gould (Bears) mostrando seu valor com chutes decisivos e o brasileiro Cairo Santos (Chiefs) impressionando com 7 acertos em 7 tentativas desta rodada.  

Amarelados

Tenho me incomodado com o excesso de faltas cometidas neste campeonato. Na partida contra os Giants, os Bills exageraram! Foram 17 penalidades marcadas, gerando 135 jardas aos adversários e pior, anulando 2 TDs ofensivos, que dariam o empate no placar, fechado em 24 x 10. Vale mencionar que algumas foram mal marcadas, erros da arbitragem, como o CHOP BLOCK que anulou o TD no fim do jogo. Para mim, Richie Incognito (G) acertou o defensor na altura da cintura, o que descaracteriza esse tipo de falta. Rex Ryan (HC - Bills) disse depois da partida, na coletiva de imprensa, que o problema é corrigível, e que prefere o time com este espírito de luta do que passivo. Concordo em parte, mas 4 faltas pessoais são demais para qualquer equipe! Talvez a injeção emocional que deu no elenco foi numa dose mais forte do que o recomentado. Times mais faltosos em 2015:

  1. Buffalo Bills - 11.8 por jogo
  2. Tampa Bay Buccaneers - 9.5 por jogo
  3. Oakland Raiders - 9.5 por jogo
  4. Green Bay Packers - 9.0 por jogo
  5. Cincinnati Bengals - 8.8 por jogo

Veja os Highlights deste jogo: https://youtu.be/mZjmEE1RQjU  

Queda Brusca

Apenas a 4ª rodada e já caiu o primeiro treinador da temporada.

Joe Philbin é demitido pelos Dolphins

Joe Philbin não resistiu às derrotas e pior, a dormência de seu time em campo. Nas duas últimas partidas, contra rivais de divisão, os Dolphins foram arrasados sem oferecer resistência. Ao contrário, mostraram uma total falta de vontade de vencer. Os problemas se alastraram por todas as unidades da equipe, que não conseguia parar ninguém na defesa, nem evoluir em campo no ataque, propenso a TURNOVERS. Dono e direção da equipe, pressionados pelo volume de investimentos feitos no elenco e reforma do estádio, tomaram a atitude de demitir Philbin, para tentar apaziguar os ânimos e dar sobrevida ao time no campeonato. Pelo menos por enquanto, quem assume como interino é Dan Campbell, antes treinador dos Tight Ends. Isto é um sinal de descrença nos coordenadores, que seriam as escolhas mais naturais. Bill Lazor, coordenador ofensivo, recebe o descrédito pela pouca evolução (ou piora) de Ryan Tannehill (QB), enquanto Kevin Coyle recebe justas críticas pela má utilização de Ndamukong Suh (DT), a grande contratação de toda a OFFSEASON na NFL, que supostamente gerou insatisfação em todos na organização, a começar pelo próprio Suh. Outra má notícia para a torcida de Miami, é que a última vez que um treinador interino conseguiu liderar sua equipe até os PLAYOFFs foi em 1961, quando Wally Lemm assumiu o antigo Houston Oilers, hoje Tennessee Titans.  

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Bilal Powell (RB – Jets) – Virilha Leonard Williams (DE – Jets) – Tornozelo David Harris (ILB – Jets) – Quadriceps Calvin Pryor (S – Jets) – Joelho Jelani Jenkins (LB – Dolphins) – Pescoço Brent Grimes (CB – Dolphins) – Joelho Will Montgomery (C – Bears) – Tornozelo Antrell Rolle (S – Bears) – Tornozelo TJ Carrie (CB – Raiders) – Peito Corey Graham (CB – Bills) – Tornozelo Jason Peters (OT – Eagles) – Quadriceps Mychal Kendricks (LB – Eagles) – Coxa Byron Maxwell (CB – Eagles) – Quadriceps Adam Jones (CB – Bengals) – Virilha Jerrell Freeman (LB – Colts) – Virilha Brandon Linden (G – Jaguars) – Ombro – Fora da Temporada Paul Posluszny (LB – Jaguars) – Tornozelo Aaron Colvin (CB – Jaguars) – Ombro James Sample (S – Jaguars) – Ombro Justin Durant (LB – Falcons) – Cotovelo Nate Washington (WR – Texans) – Coca Quintin Demps (S – Texans) – Coxa Alec Ogletree (LB – Rams) – Tornozelo – Fora da Temporada ??? Stevie Johnson (WR – Chargers) – Coxa Malcom Floyd (WR – Chargers) – Concussão Brandon Flowers (CB – Chargers) – Concussão Brian Hartline (WR – Browns) – Costelas Tashaun Gipson (S – Browns) – Tornozelo Cody Latimer (WR – Broncos) –Quadriceps Thomas Morstead (P – Saints) – Quadriceps Lance Dunbar (RB – Cowboys) – Joelho – Fora da Temporada Sean Lee (LB – Cowboys) – Concussão  

Destaques da Semana

Ofensivo: Chris Ivory (RB – Jets) Se a defesa dos Dolphins está despreparada ou desmotivada, Ivory não tem nada com isso! Atropelou-os com 166 jardas (média de 5.6 por tentativa) e 1 TD. clique aqui para video dos Highlights na partida. Menção honrosa: Aaron Rodgers (QB – Packers), Davonta Freeman (RB – Falcons), Tavon Austin (WR –Rams), Phillip Rivers (QB – Chargers) e Jeremy Hill (RB – Bengals)   Defensivo: Josh Norman (CB – Panthers) Talvez o jogador mais impressionante do ano! Interceptou Jameis Winston (QB - Buccaneers) 2 vezes, retornando 1 para TD. Das 8 vezes que os alvos por ele marcados foram TARGETS, somente 2 passes completos. Incríevel stat de 3.6 QB Ratings em bolas na sua direção. Clique aqui para o TD retornado. Menção honrosa: Geno Atkins (DT – Bengals), Davon Kennard (LB – Giants), TJ Ward (S – Broncos) e toda a defesa dos Packers Rams   Especialistas: Mark Barron (S – Rams) e Daren Bates (LB – Rams) Num jogo que sabidamente seria "pegado", Barron forçou fumble do calouro David Johnson (RB - Cardinals) no KICKOFF inicial e Bates recuperou a bola. Jogada que gerou TD e a vantagem no placar nunca perdida pelos Rams. Clique aqui para o video do lance. Menção honrosa: Cairo Santos (K – Chiefs), Pat McAfee (P – Colts) e Robbie Gould (K – Bears)   Calouro da Semana: Todd Gurley (RB – Rams) Se os jogadores acima abriram o caminho para a vitória, foi Gurley que fechou a conta. Ele explodiu no 4º quarto para fechar a partida com 146 jardas (média de 7.7 por tentativa), confirmando a recuperação física e todo o talento que esperávamos dele. Clique aqui para seus Highlights na partida. Menção honrosa: Leonard Williams (DE – Jets) e Eddie Goldman (DT – Bears)   Mico da SemanaCleveland Browns Instantes finais do jogo contra os Chargers, o Kicker Josh Lambo perde o FIELD GOAL, que levaria a contenda para a prorrogação. Mas espere, foi OFFSIDE dos Browns dando-lhe nova oportunidade. Novo erro e novo OFFSIDE dando a então a 3ª e definitiva chance ao Kicker. NÃO PODE!!!   Surra da Semana: Atlanta Falcons 48 x 21 Houston Texans Quando os Texans colocaram os primeiros pontos no placar, os Falcons lideravam por 42 a zero. Foi então que Brian Hoyer (QB - Texans) entrou em campo, e sem pressão conseguiu mover o time no tempo restante (e irrelevante) do relógio. Atlanta nem precisou de uma atuação espetacular do craque Julio Jones (WR). Davonta Freeman (RB) empurrou-os à frente, Leonard Henkerson (WR) estava sempre livre e a defesa também anotou TDs. Está tão feia a coisa em Houston, que nem ouvimos mais o nome de JJ Watt (DE), que diga-se de passagem, segue jogando em alto nível. Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: Pierre Garçon (WR – Redskins) Se dependesse de Garçon, ninguém tiraria esta vitória de Washington! Grande controle da bola e corpo, na recepção para TD. Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados da Semana 4. Clique aqui para a classificação após a 4ª semana.  

Comentar

Veja também: