Alvos do Draft 2015 - G / C

Fisicamente, Guards e Centers têm um biotipo mais compacto do que os Offensive Tackles, precisando de mais explosão na hora do SNAP. Muitos dos jogadores projetados para atuar como Guards, eram OTs nas suas universidades, justamente por que essas equipes buscavam os atletas mais ágeis que tinham disponíveis para aquela função, mas eles não estão nos padrões desejados no Draft. Geralmente os times querem jogadores pesados, preocupados com os Defensive Tackles adversários, mas certas equipes que utilizam o sistema ZONE BLOCKING preferem atletas mais ágeis. Uma média de 2 jogadores entre Guards e Centers são draftados anualmente no primeiro round.    

TOP 6

1) Brandon Scherff (G / OT – Iowa) – Comprimento do braço: levemente abaixo de 33.5 polegadas Este é o principal nome de linha ofensiva deste Draft, provavelmente o primeiro selecionado, por algum time que o projete como Offensive Tackle. Eu prefiro-o como Guard por suas características físicas. Imagino que teria grande dificuldade na proteção ao passe contra PASS RUSHERs mais explosivos, se escalado como Left Tackle. Forte e com boa mobilidade, teria impacto imediato como Guard, em qualquer dos esquemas de bloqueio. Em breve poderá se tornar um dos melhores da posição. Ainda tem a versatilidade para atuar (numa emergência) como OT. Veja seus Highlights: https://youtu.be/XnGLDOwjRv0   2) Cameron Erving (C /G / OT – Florida St) – Comprimento do braço: 34 polegadas Por falar em versatilidade, Erving esbanja. Há pelo menos 2 anos considerado um dos TOP candidatos a Offensive Tackle, Erving passou a jogar como Center durante o campeonato 2014 e elevou o nível da linha de Florida St a tal ponto, que hoje é visto como um potencial jogador de elite nesta posição. Para deixar claro, ele não vinha bem como Left tackle, sofrendo com PASS RUSHERS velozes. Atlético e grande, dependendo de seu desempenho futuro, pode alterar o padrão físico desta sua nova posição. Claro que precisa evoluir tecnicamente em aspectos únicos dos Centers, como o SNAP em SHOTGUN e redirecionamento da proteção. Veja seus Highlights: https://youtu.be/_J16AajIgEo   3) AJ Cann (G – South Carolina) – Comprimento do braço: 32.5 polegadas Talvez o Guard de estilo tradicional mais apto a ter uma carreira de sucesso. Muito forte e de boa técnica, deverá ser titular imediato para um time que utilize o esquema POWER BLOCKING. Veja seus Highlights: https://youtu.be/UkUVV9lv_dg   4) Donovan Smith (G / OT – Penn St) – Comprimento do braço: 34.5 polegadas Outro que atuava como Offensive Tackle na universidade. Deve ser escalado como Guard na NFL por sua limitação atlética. Muito forte, pode ter impacto imediato no bloqueio ao jogo de corridas. Precisa melhorar atleticamente e atuar com maior consistência do que apresentou na universidade.   5) Reese Dismukes (C – Auburn) – Comprimento do braço: levemente abaixo de 32 polegadas Está entre os atletas mais leves entre os candidatos para linha ofensiva este ano. Mas não se engane com isto, Reese não deixa nada a desejar no quesito força. Ágil, pode bloquear no espaço e rapidamente se reposicionar para contrapor as BLITZES. Isto caso trabalhe seu entendimento delas. Atuava numa universidade com um esquema SPREAD bem desenhado, que precisava de pouca comunicação entre os membros da linha e redirecionamento da proteção.   6) Laken Tomlinson (G – Duke) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas Outro Guard mais adequado ao POWER BLOCKING do que o ZONE. É capaz de executar com eficácia os PULLs. Tem agilidade para isto. Pode ter alguma dificuldade inicial na proteção ao passe, mas deve se destacar no bloqueio ao jogo de corridas.    

O Coringa

Hroniss Grasu (C – Oregon) – comprimento do braço: levemente abaixo de 32 polegadas Para algum time interessado num Center experiente no esquema de ZONE BLOCKING, Grasu pode virar um titular automático. Seu jogo baseia-se mais na técnica e agilidade do que força bruta. Tem uma questão médica a ser checada antes do DRAFT. Perdeu a reta final do campeonato 2014, porém aparentemente não é algo que preocupe tanto para o futuro.  

Evitaria Escolher

Josue Matias (G – Florida St) – Comprimento do braço: 33 polegadas Não consigo enxergar em Matias a capacidade de dominar fisicamente os adversários ao bloquear para o jogo de corridas. Sabe posicionar o corpo rapidamente para controlar os PASS RUSHERs internos mais rápidos, porém pode ter problema ao encarar os Defensive Tackles mais fortes.  

Alternativas

Tre Jackson (G – Florida St) – Comprimento do braço: 32.5 polegadas – O melhor dos 2 Guards de Florida St, tem a massa e força física para vencer o combate na trincheira. Shaq Mason (G / C – Georgia Tech) – Comprimento do braço: 31.5 polegadas – Tem experiência no esquema ZONE BLOCKING, num ritmo intenso até usado em Georgia Tech, mas pelos braços curtos pode ser melhor aproveitado como Center. Arie Kouandjo (G – Alabama) – Comprimento do braço: 34 polegadas – Vem de uma tradicional linha universitária, acostumado a jogar contra adversários de alto nível. Também mais adequado ao POWER BLOCKING.  

Merece Atenção

Ali Marpet (G - Hobart) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas De vez em quando surge um jogador em universidades fora do mapa tradicional do campeonato NCAA que encanta os scouts. Marpet é o nome de 2015. Surpreende pelo desenvolvimento técnico apesar do nível de competição que participava. Não vencia seus confrontos diretos com os defensores utilizando apenas a vantagem atlética. Apesar de ter atuado como Left Tackle na universidade, suas características físicas se adequam mais ao interior da linha, onde tem menos espaço para os PASS RUSHERS se movimentarem. Precisará ganhar mais força para ser eficaz na NFL.  

Outros Candidatos

Guards: Jamil Douglas (Arizona St), John Miller (Louisville), Mitch Morse (Missouri), Robert Myers (Tennessee St), Jarvis Harrison (Texas A&M), Adam Shead (Oklahoma), Antoine Everett (McNassee St), Mark Glowinski (West Virginia), Max Garcia (Florida), Malcolm Bunche (UCLA), Aundrey Walker (USC), Tyler Moore (Florida), Conor Hanratty (Notre Dame) , Torrian Wilson (UCF) Centers: BJ Finney (Kansas St), Andy Gallik (Boston College), Brandon Vitabile (Northwestern), Dillon Day (Mississipi St),  Greg Mancz (Toledo), Jake Smith (Louisville), David Andrews (Georgia), Dallas Lewallen (Wisconsin)  

Comentar

Veja também: