Blue Chips 2018

 

Blue Chip é um termo usado para identificar atletas no Draft que não apresentam qualquer dúvida sobre sua transição para a NFL. Que rapidamente entrarão para a elite de suas posições. Essas dúvidas poderiam ser relativas à condição médica, técnica, comportamental ou de compatibilidade física para o que se espera do atleta.

Ano passado, eu tive um número recorde de 3 jogadores nessa categoria: Myles Garrett (DE - Browns); Jamal Adams (S - Jets); OJ Howard (TE - Buccaneers). Os dois últimos de posições historicamente não tão valorizadas.

Os 3 tiveram momentos interessantes no campeonato, mas não concorreram de fato aos prêmios de calouros do ano. Isso não significa que no fim das contas confirmem minha percepção.

 

Blue Chips 2018

Num geral o draft desse ano me parece inferior em talento ao de 2017. No entanto, mantive o mesmo (alto) número de BLUE CHIPs. Até considerei outros 2.

Num momento em que o jogo sofre e sofrerá mudanças radicais em regras, Saquon Barkley é o Running back perfeito. Capaz de causar imensos danos às defesas adversárias recebendo a bola no campo aberto, ao invés de apenas correr pelo meio dos bloqueadores.

Bradley Chubb (DE) representa o que a NFL tanto anseia. Jogador capaz de perseguir os Quarterbacks adversários, sem perder a tenacidade nos outros aspectos da posição.

O 3º caso é intrigante. Posso colocar um Guard como BLUE CHIP? Se alguém está gabaritado para isso é Quenton Nelson.

Pensei bastante em adicionar Derwin James (S) na lista desse ano. No fim, deixei-o de fora exclusivamente por já ter lesão no joelho em sua ficha médica.

O outro caso em consideração era Sam Darnold (QB). Se fosse o GENERAL MANAGER com direito à 1ª escolha geral do DRAFT 2018, não teria dúvida em usá-la nele. Porém, em termos do espírito desse post, as preocupações em relação à mecânica de seus passes e alto número de interceptações na carreira universitária, entram no balanço.

 

TRADES

 

Num ano com tantos Quarterbacks atraentes (são sempre os mais visados para isso), podemos ver várias transações definirem o destino deles.

Grande chance de vermos alguns veteranos mudando de endereço. O nome que mais circulou recentemente foi Odell Beckham Jr (WR - Giants), porém as especulações esfriaram.

Porém, não duvidaria em ver vários outros nomes de peso como Rob Gronkowski (TE - Patriots) e Earl Thomas (S - Seahawks) trocarem de time. O primeiro está insatisfeito contratualmente, enquanto Seattle vive processo de reformulação.

Vários outros jogadores, de menor prestígio, também podem ser "movidos", como os boatos sobre Ereck Flowers (OT - Giants).

Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

 

 

TOP 15

 

A lista abaixo é TOP 15 considerando apenas minha percepção de talento / transição para a NFL. Não significa que o Draft vá se desenrolar nessa ordem de escolha, nem que deveria acontecer assim, pois necessidades também ditam os escolhidos.  

 

  1. Saquon Barkley – RB
  2. Bradley Chubb – DE
  3. Sam Darnold – QB
  4. Quenton Nelson – G
  5. Derwin James – S
  6. Josh Rosen – QB
  7. Mikah Fitzpatrick – S
  8. Tremaine Edmunds – LB
  9. Roquan Smith – LB
  10. Isaiah Wynn – G
  11. Isaiah Oliver – CB
  12. Denzel Ward – CB
  13. Vita Vea – DT
  14. Lamar Jackson – QB
  15. Marcus Davenport – DE

 

 

Final TOP 100

 

Quer uma lista maior (100 jogadores) com os mesmos princípios? 

Clique no LINK abaixo: 

 

 

 

Desafio Draft

 

Este ano nossa competição para palpites do DRAFT está restrita aos membros do apoia.se.

Ás 23:59 hrs do dia 25 de Abril, encerrarei o recebimento dos palpites para o DESAFIO DRAFT, boa sorte a todos que mandaram!

Clique aqui para o regulamento.  

 

 

PODCASTs

 

Como nos últimos anos não faremos um MOCK DRAFT interativo, mas sim, teremos uma conversa "filosófica" sobre o direcionamento dos times  no episódio desta semana do 10 JARDAS NO AR

No dia do 1º round, estarei ao vivo com o pessoal do Canal Zona FA, comentando o que acontece. Clique aqui para acompanhar

 

 

Comentar

Veja também: