Coluna Tackles - Mudança de técnicos na NFL

Parece que depois de muito tempo com estabilidade, a mudança de técnicos da NFL pode gerar quedas bem interessantes, e esse motivo me encorajou a escrever sobre isso.

Ontem, quando gravamos o 10 Jardas no Ar da semana 10, falamos sobre John Harbaugh na parte de técnicos. JP escolheu o nome do técnico do Baltimore Ravens, pois segundo foi comentado após a derrota para o Pittsburgh Steelers na semana 9, ele pode deixar o cargo, se a temporada não mudar. Harbaugh assumiu o comando dos Ravens em 2008 sendo considerado um dos principais símbolos de estabilidade da NFL e bom trabalho. Caso ele realmente deixe o cargo, uma franquia "forte" vai ficar sem técnico e com general menager e quarterbacks novos, enquanto o mercado ganha um nome com muito peso.

Se os Ravens continuarem nesse caminho, e todo esse cenário se confirmar, John Harbaugh vai atrair muita atenção no mercado de técnicos. O Cleveland Browns já está nesse mercado e alguns times provavelmente vão entrar. Podemos colocar junto nessa lista alguns "suspeitos" como Buccaneers, Cowboys (talvez), Broncos, Dolphins, e Packers (quem sabe?).

Qual desses times ficaria bem melhor contratando Harbaugh? Sabemos de todas as qualidades do técnico e de como ele foi capaz de guiar a franquia dos Ravens ao Super Bowl. JP falou na gravação sobre os Buccaneers, enquanto pensei nos Broncos, e nosso assinantes falou sobre os Browns (pela proximidade e tudo mais). Se essa lista de suspeitos se confirmar e se os Ravens realmente mudarem de técnico, Harbaugh chega no mercado talvez como o nome mais quente, então será legal ver seu próximo trabalho (e confesso que ficaria mais feliz com sua saída da AFC North).

Outro nome que me motivou muito a falar sobre isso é o de Mike McCarthy. Assim como seu colega de Ravens, McCarthy está em seu cargo há muito tempo (desde 2006), e caso os Packers continuem trilhando esse caminho longe dos playoffs, provavelmente ele será liberado quando a temporada regular terminar.

Se o cargo de técnico do Green Bay Packers abrir, a NFL vai ver algo bem diferente das outras temporadas. Não é nada normal o trabalho para comandar o melhor quarterback da NFL abrir, isso simplesmente não acontece, então talvez a gente veja movimentações inéditas no mercado. Será que Aaron Rodgers é o bastante para trazer Jim Harbaugh de volta NFL por exemplo? Será que alguns dos nomes mais quentes da NCAA deixaria seu trabalho para assumir esse Packers?

Porém, diferente de John Harbaugh, McCarthy parece ter perdido bastante credibilidade nesses últimos anos comandando os Packers. A impressão que passa, pelo menos falando com os amigos torcedores dos Packers, é que o técnico está defasado e não consegue tirar o melhor de Aaron Rodgers. Podemos entrar na questão física, afinal Rodgers perdeu jogos em 2017 e machucou o joelho no começo dessa temporada, mas só isso não é o bastante para limpar a barra do técnico. 

A boa notícia para McCarthy é sua ligação com John Dorsey, atual general manager dos Browns. Talvez isso seja o motivo definitivo para selar a contratação de McCarthy, caso seja realmente demitido dos Packers, mas seria o movimento ideal para ajudar Baker Mayfield? Hoje mesmo os donos dos Browns disseram que não vão mais se meter na escolha do próximo Head Coach, e isso pode ajudar bastante o caso de McCarthy, e diferente de vários outros anos, a vaga para assumir os Browns não parece tão terrível, pelo contrário, é promissora.

Se tudo isso que escrevi se confirmar, vamos ter uma offseason da NFL bem diferente do normal. Como vocês perceberam, estou bem empolgado para acompanhar os Packers e Harbaugh (talvez os dois). 

Só para deixar claro: não estou fechando o caixão de ninguém, ainda há tempo para mudar a temporada.

Times de folga: Broncos, Vikings, Texans, Ravens.

Jogos:

Cardinals x Chiefs
Um time fraco contra um time muito bom. Esse jogo não recebe nota 0 por causa da falta de interesse nas duas equipes, a nota vem do fato do Arizona Cardinals ser horrível e do Kansas City Chiefs ser muito bom. Falamos ontem na gravação: Las Vegas está dando esse jogo +17 para os Chiefs. Isso não existe na NFL.

Bills x Jets
Jogo sem nenhum interesse para a rodada. Sabemos o que os dois times são, e nenhum dels vai estar na pós-temporada, pior ainda, nem podemores ver a batalha entre os quarterbacks calouros. Passem longe.

San Diego Chargers x Raiders
Mesmo caso de Cardinals e Chiefs. Os Chargers devem passar o carro nos Raiders sem maiores dificuldades, e se tem um time acostumado a jogar fora de casa, esse time é o "Los Angeles" Chargers.

Giants x 49ers
Talvez Barkley e o novo quarterback dos 49ers sejam as maiores atrações desse jogo, mas ainda não é o suficiente para gerar uma pokébola. Boa notícia: esse jogo é o Monday Night dessa semana. Boa sorte para todos nós.

Falcons x Browns
Os Falcons estão melhorando na defesa e Matt Ryan está jogando tanto quanto na sua temporada de MVP. Os Browns tem mais talento do que no ano passado, e parece que a troca no comando técnico ajudou um pouco, mas contra esse Falcons de agora será complicado buscar uma vitória.

Lions x Bears
Última chance para os Lions mostrarem que essa temporada não acabou, mas é claro que mandar Golden Tate para os Eagles manda outro tipo de mensagem aos jogadores. Contra os Vikings a performance foi bizarra e o time sofreu mais sacks do que anotou pontos (10 sacks contra 10 pontos). Os Bears conseguem pressionar o quarterback adversário e tem uma boa defesa, talvez não tão boa quanto a dos Vikings (no momento da temporada), mas o suficiente para atrapalhar muito a vida de Stafford.
Não parece que os Lions tem o necessário para derrotar os Bears, ainda mais depois do que vimos na semana passada.
Excelente para os Bears, já que o time está em primeiro lugar na divisão, e se conquistar essa vitória contra o rival de divisão, fica ainda mais "folgado".

Jaguars x Colts
Depois de um longo período, no qual o Jacksonville Jaguars ficou cada vez pior, Leonard Fournette finalmente voltará aos gramados da NFL, e será em jogo fundamental contra os Colts. Está bem complicado, mas a temporada ainda não acabou, nem para os Colts e nem para os Jaguars, então quem sair vitorioso desse jogo, "entrará" na briga junto com Texans e Titans.
Vamos ver se a defesa dos Jaguars joga melhor do que nas rodadas recentes - missão complicada contra Andrew Luck, que está jogando muito bem - e vamos ver também se Fournette pode ajudar o ataque comandando por Bortles, já que a situação está tenebrosa.

Redskins x Bucs
Como vimos na semana passada, os Redskins não tem poder de fogo com Alex Smith e companhia para acompanhar ataques explosivos. Além disso, a linha ofensiva, uma das melhores da NFL atualmente, começou a sofrer muito com lesões. Os Bucs não tem defesa, mas o ataque deles, ainda mais quando Fitzmagic está no comando, é capaz de anotar pontos em jogadas explosivas. Esse jogo pode ser mais interessante do que parece, ainda mais com Cowboys e Eagles jogando no Sunday Night Football.

Patriots x Titans
Esse jogo só não está na parte das "duas pokébolas", porque os Titans foram muito bem contra os Cowboys, apesar do jogo ser prime time e fora de casa. Marcus Mariota jogou muito bem complentando 21 de 29 passes para 240 jardas e 2 touchdowns e ainda correu para mais 32 jardas 1 touchdown, exatamente o tipo de apresentação que esperamos, caso ele ainda queira ser um franchise QB da NFL.
Outro fato positivo: Dion Lewis foi o principal running back dos Titans (SAI HENRY, você nunca mais vai me detonar no Fantasy).
O maior problema é que depois da grande apresentação contra os Cowboys, os Titans precisam parar Tom Brady e companhia.
Além desses fatores interessantes, os times tem várias ligações, e os Titans tem vários ex-jogadores dos Patriots, como o próprio Lewis e Malcolm Butler, herói do Super Bowl XLIX contra os Seahawks e deixado no banco de reservas no Super Bowl contra o Philadelphia Eagles.
Todos esses fatores aumentam as pokébolas para esse duelo, mas os Patriots continuam bem favoritos.

Dolphins x Packers
Times desesperados costumam fazer jogos interessantes, e esse é o caso de Packers e Dolphins. Os dois ainda estão na briga para os playoffs, mas quem sair derrotado desse jogo vai ficar bem mais distante dos seus rivais. Encontros entre times de conferências diferentes não costumam contar muito para os playoffs da NFL, mas esse conta MUITO.

Saints x Bengals
Mais um jogo dos Saints entre os melhores da rodada e não é por acaso. No momento, o time de Drew Brees e companhia é o melhor da NFL, e eles vão ter mais uma partida complicada contra os Bengals, que tem o ataque forte e a defesa fraca (parecido com os Rams, mas um pouco pior, é claro).
Os Saints são favoritos para a partida, mas depois da sequência contra Ravens (fora), Vikings (Fora) e Rams (em casa), talvez seja normal um certo relaxamento, ainda mais em jogo entre conferências, mas eles não estão MUITO na frente dos Rams e sabemos quanto o mando de campo nos playoffs conta (ainda mais para um time que joga em estádio coberto).
Esse duelo tem tudo para agradar todos vocês que gostam de ver bons ataques se enfrentando.
Mais um pequeno fator que gera bastante interesse nesse jogo: DEZ BRYANT está de volta a NFL com o ataque dos Saints. Vamos ver se o ex-Dallas Cowboys será capaz de ter bom jogo em sua estreia ao lado de Drew Brees, Miachel Thomas, Alvin Kamara e companhia.

Panthers x Steelers
Thursday Night Football que promete ser um dos melhores jogos da rodada. Parece um milagre, mas finalmente está acontecendo.
Assim como no jogo anterior, Panthers x Steelers promete agradar quem gosta bastante de ataque, mas as defesas tem coisas boas para mostrar, e os times estão entre os mais quentes da NFL no momento. Os Panthers estão com 3 vitórias seguidas e apenas 1 jogo atrás dos Saints (ainda jogam duas vezes contra o rival de divisão), e os Steelers estão com 4 vitórias seguidas (3 delas dentro da divisão) e ocupam a liderança da AFC North, depois de começar o ano capengando.
Outra coisa em comum dos dois times foi a apresentação na última rodada. Os Panthers abusaram da fraca defesa dos Buccaneers usando seus jogadores versáteis e usando a "Ameaça Cam Newton" com muita sabedoria. Já os Steelers dominaram por completo a forte defesa dos Ravens, e James Conner se solidifica cada vez mais como O CARA da franquia nessa temporada (Quem é Le'Veon Bell mesmo?).
Acho que o jogo conta um pouco menos para os Panthers, já que eles ainda enfrentam os Saints duas vezes, então uma vitória contra um time da outra conferência conta menos. Porém os dois times precisam manter o momento, e o triunfo nessa rodada é fundamental para isso.

Seahawks x Rams
Se os Seahawks perderem essa partida, adeus NFC West, se els conseguirem derrotas os Rams, em Los Angeles (isso não conta muito), eles ainda podem brigar pelo primeiro lugar da divisão. Simples assim.
Vamos ver também como os Rams se comportam após a primeira derrota no campeonato. Não acho que isso vai mudar muita coisa para a equipe, mas será interessante esse fator novo na temporada. Outra coisa: a secundária precisa melhorar URGENTE.

Cowboys x Eagles
Depois da terrível apresentação dos Cowboys no Monday Night, pensei em colocar esse jogo com 4 pokébolas, mas a feroz rivalidade entre os times me motivou a deixá-lo aqui com 5 pokébolas. Como vocês vão ouvir no 10 Jardas no Ar, ninguém apostou nos Cowboys, e isso serve para mostrar o quanto a temporada do time está estranha e cerca por uma nuvem de coisas ruins. Jerry Jones, que já é ruim por si só, não vem fazendo bom trabalho comandando a franquia. Tudo está tão ruim em Dallas que Troy Aikman, ídolo da franquia, disse que uma REFORMA GERAL é necessária.
Então, como vocês podem ver, enfrentar um de seus rivais mais odiados, depois de uma semana como essa, pode ser exatamente o que os Cowboys não precisam. Ainda mais se considerarmos que quase ninguém acredita que o lado texano pode sair vitorioso.
Enquanto isso, no lado verde do confronto, vamos ver a estreia de Golden Tate e como ele vai se encaixar no ataque. Será que ele pode servir como extensão do jogo terrestre e ajudar a desafogar os running backs dos Eagles que não estão funcionando muito bem no momeno? A gente viu a falta que ele fez para o ataque dos Lions, e talvez isso indique o bem que ele pode fazer no bom ataque aéreo dos Eagles, ainda mais com Carson Wentz jogando desse jeito.
Como disse antes, esse jogo recebe 5 pokébolas pela rivalidade, mas do jeito que as duas franquias estão andando no momento, acho que 3 pokébolas poderia ser aceitável também.

Comentar

Veja também: