Power Ranking - Divisões da NFL

Durante a offseason de 2017 muito tem se discutido sobre a melhor divisão da NFL, então usaremos isso de inspiração para colocá-las em ordem de pior para a melhor.

Claro que essa é só minha opinião (Luiz Henrique Kanguru) e vocês podem não concordar com minha visão, mas o ranking serve exatamente para isso. Poderemos conversar sobre os motivos que fazem minha ordem estar “errada”.

Coloquei o recorde total de vitórias, derrotas e empates de cada divisão caso alguém esteja curioso para usar isso de argumento. Somei todos os números e dividi por 4 para chegar ao número final.

8 – NFC West – média de vítorias por time  5,75/ Média de derrotas por time  9,75/ Empates 0,5

Não tem como colocar outra divisão em último lugar. Depois de se tornar a grande força da NFL, a NFC West tem piorado a cada temporada e até mesmo o Seattle Seahawks, que costumava dominar a conferência, está assustando menos.

Somado a isso temos os outros times que completam a divisão.

San Francisco 49ers só conseguiu piorar desde que Jim Harbaugh deixou a equipe depois de 2014. Embora a offseason de 2017 tenha sido boa e a contratação de Kyle Shanahan interessante, há muitas necessidades, e a maior delas é na posição de quarterback.

Os Rams se livraram de Jeff Fisher e Goff vai para sua segunda temporada na NFL, assim como a franquia vai para sua segunda temporada em Los Angeles. Eles contrataram Sean McVay para ajudar o desenvolvimento de Goff, mas parece que vai demorar até o time realmente competir. O lado positivo é que a defesa conta com Aaron Donald, um dos melhores jogadores da NFL e um dos meus favoritos.

O Arizona Cardinals é estranho. As peças estão lá, e mesmo que a NFC esteja carregada de times bons, eles podem competir. Tudo passa pela saúde de alguns jogadores, como Carson Palmer e Tyrann Mathieu, outro dos meus favoritos. Vamos ver se os Cardinals conseguem aproveitar os últimos anos de Palmer e Larry Fitzgerald.

No balanço geral a NFC West tem 2 times fracos (49ers e Rams), 1 time mais ou menos que devia ser mais (Cardinals) e 1 time candidato (Seahawks). Vou tentar não usar muito o recorde, mas eles também são donos da pior campanha conjunta da NFL em 2016, com apenas 5,75 vitórias.

Será grande surpresa se mais de 1 time dessa divisão se classificar para os playoffs, e será surpresa maior ainda se outro time não chamado Seahawks ganhar.

7 – AFC East – 9/7

A AFC East exemplifica de forma perfeita os motivos que não devemos usar apenas a campanha para colocar as divisões em ordem.

Os motivos da divisão leste da AFC aparecer tão mal colocada são diferentes de qualquer outro caso.

Vamos voltar para 2001, ano que o New England Patriots derrotou o St. Louis Rams e ganhou seu primeiro Super Bowl. Eles foram campeões da divisão com campanha de 11 vitórias e 5 derrotas. Desde então, apenas duas vezes os Patriots não levaram a AFC East: 2002, quando os Jets ganharam ,e em 2008 quando Tom Brady perdeu toda a temporada por causa de lesão e os Dolphins foram campeões.

Todos os outros anos os Patriots foram campeões. Já são 8 títulos seguidos e provavelmente vamos ver o 9º. Ou alguém aqui apostaria contra os Patriots?

A AFC East colocou dois times nos playoffs do ano passado, mas não podemos considerar essa divisão muito legal e que costuma apresentar novidades e surpresas.

6 – NFC North – 7,5/8,5

A NFC North parece um pouco a AFC East, mas sem favorecer tanto um dos times.

Todos os anos são iguais: Packers começam favoritos, e os outros 3 times se revezam ao longo das temporadas para tentar tirar a coroa da franquia de Green Bay.

Não tem dado muito certo nos últimos anos, já que desde 2011, os Packers só não ganharam a divisão em 2015, quando os Vikings foram campeões.

Chicago Bears não pode ser considerado candidato a nada e a offseason da equipe tem sido estranha com os "problemas" na posição de quarterback.

Lios e Vikings entram na temporada 2017 parecidos. Os dois times tem condições para brigar, mas nenhum deles será considerado favorito para garantir vaga nos playoffs. Lions foi para a pós-temporada em 2016, e Vikings começaram o ano pegando fogo, mas caíram de produção depois.

Enquanto Aaron Rodgers for quarterback dos Packers, fica difícil apostar contra eles para levar a divisão.

5 – AFC South – 7,25/8,75

Pensei em colocar a AFC South na quarta posição pelo potencial dos times, mas segurei minha empolgação e os deixei em 5º mesmo, mas não se enganem, essa posição pode melhorar bastante no ranking do ano que vem.

Decidi segurar minha empolgação por um fato bem simples: dois times dessa divisão não tem quarterbacks confiáveis.

Blake Bortles regrediu e vai ter que provar em 2017 que pode ser titular na NFL, enquanto os Texans começam a temporada com Tom Savage como titular, mas Deshawn Watson pode roubar a vaga ao longo da temporada.

Já sabemos o que a defesa dos Texans pode fazer em campo sem J.J. Watt, então ela vai ficar melhor ainda essa temporada, e novamente apostarei na defesa dos Jaguars. Esse ano vai.

Os Colts tem o melhor quarterback da divisão, mas o elenco de apoio não é lá essas coisas, e os Titans são um dos times que geram mais expectativa em toda NFL. São peças interessantes espalhadas por todas as posições e Mariota comandando tudo isso.

Muito difícil escolher um desses times como campeão de divisão, então ela será uma das mais interessantes em 2017.

4 – AFC North – 6,5/9,25/0,25 empate

Muitos colocam o Steelers como grande favorito para ganhar essa divisão e como o maior oponente dos Patriots na conferência, mas as coisas são bem mais complicadas na AFC North, e por isso que ele está em 4º lugar mesmo com recorde ruim (culpa dos Browns).

Os Browns estão se reconstruindo de forma interessante e todo mundo gostou da offseason que o time teve, mas depois da campanha 1-15 vai demorar um pouco mais até eles disputarem a divisão.

Ravens e Bengals aparecem em situações parecidas. A temporada passada não foi muito boa, mas sabemos como são os jogos entre times da AFC North, então podemos esperar disputa feroz pela divisão.

Colocar os Ravens nesse patamar também é diferente. Joe Flacco e companhia podem ser um dos times mais “traiçoeiros” dessa temporada.

Todos esses fatores fazem a AFC North estar na quarta posição, mas fiquei tentado a colocar ela atrás da AFC South. Se os Patriots não dominassem com tanta facilidade, a AFC East poderia estar mais pra cima e na frente da AFC North.

3 – NFC East – 9,75/6/0,25 empate

Desde 2003/2004 com o Philadelphia Eagles a NFC East não repete o campeão. São anos com os 4 times se revezando em primeiro lugar e esse tipo de equilíbrio é absurdo, mas não teve como colocar a divisão leste mais para cima no ranking.

A offseason dos Cowboys está bem problemática, e precisamos ver como Dak Prescott e Ezekiel Elliott vão jogar em 2017.

Outra offseason estranha é dos Redskins, que passou por essa novela com Kirk Cousins e ainda perdeu seus principais recebedores.

Giants e Eagles por outro lado parecem estar subindo. Os Giants tem a melhor defesa da divisão, e o ataque está bem interessante. Já os Eagles contrataram bastante na offseason e parecem estar preparados para dar mais liberdade a Carson Wentz.

Juntando todos esses fatores e a força dos times, alguém é capaz de acertar o vencedor da NFC East? Praticamente impossível, mas se usarmos os outros anos como indicativo, não será os Cowboys.

Bela divisão.

2 – NFC South – 8,25/7,75

Carolina Panthers e Atlanta Falcons foram os dois últimos vice-campeões da NFL, e os dois últimos MVPs foram Cam Newton e Matt Ryan. Além disso, a divisão tem Drew Brees, um dos melhores quarterbacks da história e campeão do Super Bowl, e ainda tem Jameis Winston.

Os Buccaneers estão na mesma categoria de Raiders e Titans e são uma das sensações da offseason. Em momentos da temporada passada eles disputaram vaga para os playoffs e em 2017 vão ser mais candidatos ainda. Será bem interessante ver os jogos da franquia e se o potencial ofensivo que esperamos vai entrar em campo. Mais uma coisa sobre os Bucs: a defesa deles terminou o ano muito bem também.

Os Falcons perderam o Super Bowl, mas dificilmente o time atingiu seu pico na temporada passada. Se a ressaca da virada histórica não afetar muito o elenco, a defesa vai subir de produção, já que está cheia de peças jovens que podem evoluir, e sabemos que o ataque é um dos melhores da NFL e tem Julio Jones.

Os Saints são parecidos. O ataque deve continuar no mesmo nível com Drew Brees e talvez até melhorar com a contratação de Adrian Peterson e a defesa não pode ficar pior do que nos últimos anos. Então otimismo.

Para finalizar, a temporada dos Panthers passa pela saúde e pelo desempenho de Cam Newton. Se ele jogar como em 2015, o time é forte candidato, e o Draft de 2017 serviu para cercá-lo de talento ofensivo.

Como vocês podem ver, todos os times tem chance de ganhar a divisão. Bem complicado apontar um favorito, talvez os Falcons pela performance da temporada passada, mas eles perderam Kyle Shanahan, por exemplo.

Vamos ver. Será bem interessante acompanhar a NFC South e não será surpresa 3 times da divisão se classificarem para os playoffs.

1 – AFC West – 9,5/6,5

Finalmente chegamos a melhor divisão da NFL em 2017.

Assim como a NFC South, não é absurdo pensar que a AFC West pode mandar 3 times para os playoffs e eles devem ter a equipe que gera mais expectativa em toda a liga.

Faz tempo que os Raiders não são relevantes, mas depois da offseason 2017 e da contratação de Marshawn Lynch, eles são os principais candidatos para desbancar os Chiefs. A expectativa fica ainda maior ao lembrarmos que a temporada dos Raiders em 2016 só não foi melhor, pois Derek Carr se machucou na semana 16.

Falando em Chiefs, sob o comando de Andy Reid, eles se tornaram um dos times mais consistentes da NFL. Sempre estão ganhando. Falta dar o próximo passo e avançar para as fases mais agudas dos playoffs, mas o time é forte e sempre candidato.

Os Chargers mudaram de técnico e de cidade, mas o potencial do time existe em todas as partes e enquanto Philip Rivers comandar o ataque, eles devem ser considerados candidatos. Temporada passada ficou marcada por vários jogos estranhos e derrotas inexplicáveis e apertadas. Se corrigir esses problemas, eles entram na briga bem forte.

Os Broncos são a mesma coisa da temporada passada. O ataque tem que avançar, pois sabemos o que a defesa é capaz. Se o ataque ajudar um pouco, como Peyton Manning fez em 2015, a No Fly Zone pode trazer campeonatos (apesar de ter jogado mal contra o ataque terrestre em 2016 e não ter mais Wade Phillips).

Não da para falar sobre a AFC West e não destacar os pass rushers. Von Miller, Khalil Mack, Joey Bosa e Justin Houston. Se quarterback é a principal posição do ataque, os pass rushers são a principal posição da defesa, e essa divisão está carregada com os melhores da NFL.

Comentários

O Ranking é baseado no equilíbrio e competitividade ou na qualidade dos times?
Se for no Equilíbrio concordo 100%, se for na qualidade tenho bastante discordância.
AFC East por exemplo conta com o campeão e um time que chegou aos playoffs via WildCard com 10 vitorias, já a AFC South nenhum time conseguiu chegar a esse numero de vitória.

Foto de kanguru

Diria que o equilíbrio e a possibilidade de vencedores diferentes me motivaram mais do que a qualidade das equipes na hora de fazer o ranking. mesmo assim a afc east tem dois problemas: jets e bills. hahahahahaha jets tão reconstruindo de novo e bills, em teoria, é mais ou menos, pra menos.
Dolphins e Patriots são bons e foram até os playoffs na temporada passada, isso não tem como tirar deles.

Comentar

Veja também: