Finais de Conferência 2017 no Retrovisor

 

Definidos os campeões de cada Conferência! As torcidas de Patriots e Eagles podem comemorar.

Algumas impressões da rodada:  

 

Super Bowl LII

 

Depois de 5 meses de batalhas temos os 2 protagonistas do SUPER BOWL 2017/2018.

Não teremos o time da casa em campo na gélida Minneapolis, mas veremos o confronto dos 2 times com o melhor record de suas conferências. Será o embate entre a máquina de títulos liderada pelo transcendente Tom Brady (QB - Patriots) e o time que ninguém mais dava chances desde que Nick Foles (QB - Eagles) substituiu o lesionado titular.  

 

 

"João Bobo"

Quando eu era criança (já vai um caminhão de tempo) tinha um brinquedo chamado "João Bobo", em que dava pancada, o boneco tombava mas retornava para tomar outro golpe. Com os Patriots se especializando em viradas de placares bem perigosos, este brinquedo me veio à cabeça. Não importa a situação, eles parecem sempre encontrar uma fórmula para retornar ao jogo superando incríveis adversidades.

Desta vez, achei que a missão beiraria o impraticável, senão o péssimo fim de 1º tempo dos Jaguars, que após 5 faltas consecutivas permitiram TD, diminuindo o deficit antes do intervalo.

Ainda assim, teriam que desvendar uma das melhores defesas do campeonato sem seu melhor jogador, já que Rob Gronkowski (TE) tinha saído do jogo por concussão. Para piorar, a melhor alternativa ofensiva, os passes para Running backs, estava comprometida pela boa cobertura dos Linebackers de Jacksonville e a necessidade de utilizá-los no suporte à proteção de Tom Brady (QB).

Eis que surge o herói Danny Amendola (WR - Patriots). Quem não pensou "já vimos esse filme", quando aquele passe de Brady numa 3ª descida para 18 jardas funcionou?

O boneco estava novamente de pé e pronto para mais um SUPER BOWL.

Veja os Highlights da partida:

 

Ataque Completo

Havia um motivo para Philadelphia ter perdido a condição de um dos favoritos ao SUPER BOWL desde a contusão de Carson Wentz (QB), refletido até nas apostas de Las Vegas, onde os donos da casa com BYE nos PLAYOFFs sempre levam o benefício da dúvida.

Desconfiança na capacidade de Nick Foles (QB) executar um ataque expressivo o suficiente na busca do título. 

Nas últimas rodadas do campeonato e partida inicial dos PLAYOFFs, o cenário pouco mudou pela sua irregularidade, e simplicidade esquemática que Doug Pederson (HC) precisou estabelecer no confronto contra os Falcons na semana Divisional, onde basicamente o ataque aéreo fluiu via a jogada RUN / PASS OPTION.

Depois da vitória na final da NFC, o cenário mudou. Vimos um plano de jogo agressivo e diversificado. Foles atacou o fundo do campo explorando rotas intermediárias e longas, a partir de inúmeros alinhamentos diferentes. Ainda assim, completou 78.8% dos passes com média de 10.7 por tentativa. Somado ao vasto repertório de SCREENs e eficiência no jogo de corridas, New England terá que se virar para planejar como conter esse ataque.

Veja os Highlights da partida:  

 

Bolsa de Valores dos Atletas

 

↑ Ação em alta: Stephon Gilmore (CB – Patriots) ↑

A torcida dos Patriots, desacostumada a caras contratações, olhou-o com desconfiança no início do campeonato, quando permitiu alguns BIG PLAYs a adversários. Estabilizou-se e vem tendo performances sólidas. Seu matchup contra Alshon Jeffery (WR - Eagles) no próximo SUPER BOWL promete!

 

↓ Ação em baixa: Blake Bortles (QB – Jaguars) ↓

A corrida nos PLAYOFFs foi bacana e Bortles é um sujeito aguerrido, que gera simpatia. Porém os Jaguars terão que avaliar sua situação de Quarterback, para aproveitar uma defesa explosiva e núcleo promissor no ataque. Suas limitações ficaram muito claras, quando precisavam dele para DRIVEs específicos ao fim do 2º e 4º Quartos.

 

 

Enfermaria

Será que alguma contusão irá afetar o SUPER BOWL?  

Rob Gronkowiski (TE – Patriots) – Concussão
Nick Foles (QB – Eagles) – Costelas

 

Destaques da Semana

 

Ofensivo: Danny Amendola (WR - Patriots)

Apareceu quando seu time mais precisava. Conversões de DOWNs importantíssimas, 84 jardas e 2 TDs.

Clique aqui para seus highlights na partida. 

Menção honrosa: Nick Foles (QB – Eagles), Tom Brady (QB – Patriots) e Zach Ertz (TE – Eagles)   

 

Defensivo: Patrick Robinson (CB – Eagles)

Seu TD retornando interceptação foi lindo, e tocou fogo na torcida!

Clique aqui para o video do TD. 

Menção honrosa: Fletcher Cox (DT – Eagles), Kyle van Noy (LB – Patriots) e Stephon Gilmore (CB – Patriots)   

 

Especialistas: ninguém em especial

Vimos competência nos 4 times envolvidos nas finais, o que é normal neste ponto do campeonato.

Menção honrosa: Danny Amendola (WR – Patriots) e Donnie Jones (P –Eagles)   

 

Calouro da Rodada: Derek Barnett (DE – Eagles)  

Dentro da rotação extensa na linha defensiva de Philadelphia, Barnett aproveitou de seus SNAPs. Num deles forçou fumble em Case Keenum (QB - Vikings).

Clique aqui para o video do lance. 

Menção honrosa: Adam Butler (DT – Patriots)   

 

Mico da Semana: Ida para o Halftime - Jaguars

Depois de permitir o TD dos Patriots, vindo de 5 penalidades (ofensivas + defensivas), tinham 55 segundos e 2 timeouts para tentar ampliar a vantagem no placar indo para o 2º tempo. Preferiram ajoelhar. 

 

Jogada Espetacular: Nick Foles (QB – Eagles)

Jogada FLEA FLICKER sempre nos deixa em pé de frente a TV. Perfeita colocação de bola no CORNER direito.

Clique aqui para o video do lance.   

 

Clique aqui para todos os resultados dos Playoffs. 

 

Comentar

Veja também: