First Down - Semana 12 de 2019

 

Post semanal com aperitivos para apreciarmos na rodada que começa.

 

Abre a Rodada

Indianapolis Colts @ Houston Texans

 

Briga direta pelo título da AFC SOUTH. No 1º round em indianapolis deu Colts.

Por incrível que pareça Indianapolis já deveria estar melhor colocado para levar a divisão, caso não tivesse acumulado 2 tropeços imprevistos justamente como mandante. Jogará desfalcado de Marlon Mack (RB), o que pode ser problemático.

Houston, vem de uma partida lamentável, onde cedeu 41 pontos e 7 sacks aos Ravens. Precisa desesperadamente sair vencedor nessa 5ª feira.

 

 

Rivalidade à Flor da Pele

Carolina Panthers @ New Orleans Saints

 

Rivalidade que voa abaixo dos radares, mas envolve 2 equipes que se detestam.

Pela classificação na tabela, os Saints podem colocar as mãos no título com a vitória. Passará a focar em assegurar um dos BYEs nos PLAYOFFs.

Aos Panthers, uma vitória vale para se aproximar do rival e continuar sonhando com uma vaga WILDCARD, e quem sabe forçar um 3º confronto entre eles na temporada.

Seguem os dados desse confronto:

Último jogo: Panthers 33 x 14  em New Orleans

Record nos 5 jogos anteriores: 4 vitórias dos Saints / 1 vitória dos Panthers

Na história: 25 vitórias dos Panthers / 24 vitórias dos Saints / 0 empates

 

 

Assunto Quente

Disputa por MVP

 

Depois da surra aplicada pelos Ravens sobre os Texans, a corrida para vencer o prêmio de MVP nessa reta final do campeonato tem 2 favoritos absolutos: Lamar Jackson (QB - Ravens) e Russell Wilson (QB - Seahawks).

Não deixa de ser 2 candidatos fora da curva. Por incrível que pareça, Wilson nunca recebeu 1 voto sequer para MVP, enquanto Lamar recebeu vaias de sua prórpria torcida na derrota dos PLAYOFFs do ano passado.

Outros Quarterbacks podem tentar uma cavalgada final, como o próprio DeShaun Watson (Texans), Dak Prescott (Cowboys), Aaron Rodgers (Packers) e até Kirk Cousins (Vikings), mas correm bem por fora.

Tem sido complicado para jogadores de outras posições vencerem esse prêmio. Os nomes de alguns Running backs como Christian McCaffrey (Panthers) chegaram a ser ventilados, mas também ficaram para trás. Acho que Michael Thomas (WR - Saints) é quem mais pode se aproximar da conversa.

 

 

Quarterback no Holofote

Tom Brady (Patriots)

 

Fato: os números estatísticos recuaram em relação aos últimos anos. Depois da rodada que passou em branco de TDs (3ª no ano), isso entrou no noticiário.

Existe a preocupação quanto uma aparentemente impossível decadência? Talvez. Em minha opinião, não o bastante para se questionar a capacidade de ainda levar o time a mais uma disputa de título.

No entanto, há trepidações que devem ser levadas em consideração e observadas. Durante a temporada regular, os Patriots serão capazes de vencer escorados na performance defensiva e os tantos TURNOVERs que estão gerando.

Será o bastante nos PLAYOFFs? Podem precisar de ajuda. A defesa e o próprio Brady, que está sem a variedade ideal de alvos para executar o sistema ofensivo de forma ideal.

 

 

 

Proteger o Mando de Campo

Seattle Seahawks @ Philadelphia Eagles

Para tentar se manter na cola dos Cowboys dentro da NFC EAST, os Eagles não podem nem pensar em perder 2 jogos consecutivos como mandante.

Sem esquecer os critérios de desempate para vaga WILDCARD, vitórias contra adversários da conferência ganham peso extra nesse momento do campeonato.

A parada será indigesta, pois os Seahawks estão entusiasmados e descansados pelo BYE.

 

 

MATCHUP Imperdível

Mason Rudolph (QB - Steelers) x cobertura defensiva dos Bengals

 

Depois da bulha que ajudou a formar em Cleveland, Rudolph entrou no mapa até para os espectadores menos inteirados da NFL. Todo mundo agora quer saber quem é o sujeito.

Jogar bem nas próximas partidas pode significar continuidade ou fim precoce de sua carreira. A oportunidade nessa rodada é ótima, pois enfrentará a pífia defesa dos Bengals, última da NFL em jardas cedidas por tentativa de passe (9.1).

A tarefa para mostrar se consegue alavancar o ataque aéreo dos Steelers terá o complicador médico. JuJu Schuster-Smith (WR) e James Conner (RB) estão praticamente afastados da partida e Diontae Johnson (WR) provavelmente também não estará em campo.

 

 

Joga ou não Joga?

Sterling Shepard (WR - Giants)

 

Temos visto alguns casos de ausência prolongada causada por concussões. O caso de Brandin Cooks (WR - Rams) é um exemplo recente, mas foi confirmado para a partida dessa rodada.

E quanto a Sheppard? A última vez que entrou em campo foi na Semana 05. os sintomas tem sido recorrentes e não ganha a liberação de retorno.

Que tipo de precauções deve tomar quando voltar a jogar? A NFL (e demais modalidades esportivas) ainda tem muito a aprender sobre esse assunto que já impacta tanto o presente e futuro do esporte.

 

Comentar

Veja também: