Jogo em Foco – Packers X Lions

packersxlions

  GREEN BAY PACKERS 27 x 23 DETROIT LIONS   Evitando nova derrota (rara) para o rival Lions, Aaron Rodgers (QB - Packers) fecha a patida num incrível HAIL MARY. Vamos a 3 observações sobre cada time:  

GREEN BAY PACKERS

 

Vitória Encontrada

Lances capitais definiram a importante vitória dos Packers, culminada no HAIL MARY (veremos à frente): O FUMBLE gerado por Julius Peppers (DE), o outro recuperado por Randall Cobb (WR), o lance lateral que acabou de volta nas mãos de Aaron Rodgers (QB) e a falta de FACE MASK subsequente. A torcida de Green Bay tem mesmo que comemorar. Mas a vitória não pode mascarara a ineficiência ofensiva que assusta este ataque antes imponente. Desfalques (e má performance) na linha ofensiva, jogo de corridas claudicante (veremos abaixo) e a ausência de Jordy Nelson (WR) são os fatores mais fáceis de levantarmos para o problema. Mas não é só isso.

Existe uma limitação tática. Talvez pela excelência de alguns jogadores até o ano passado, nunca me direcionei a este aspecto do ataque de Green Bay. Mas impressiona como eles são dependentes da execução individual, agora que Nelson está de fora, Cobb irregular e Davante Adams (WR) sem dar o passo a frente esperado.

Vemos pouquíssimas variações de formações (75% das vezes alinham com 3 WRS + 1 TE), poucas rotas pensadas a partir das deficiências adversárias, e busca de mismatches atléticos contra marcadores específicos. Sabendo que o ataque não está produzindo como habitual, as defesas não estão preocupando-se com marcações duplas, colocando jogadores na sobra. Cabe à comissão técnica buscar alternativas estratégicas. https://youtu.be/BMRR7QHYbeA  

Ladeira Abaixo

Quantos jogadores estão com uma temporada mais decepcionante que Eddie Lacy (RB)? Brilhante em inúmeros momentos dos últimos 2 anos, em, 2015 ele não engrenou. Até ensaiou recuperação em rodadas recentes, mas FUMBLES minaram a confiança da comissão técnica. Contra os Lions foram apenas 4 jardas corridas em 5 tentativas. James Starks (RB) iniciou a parida como titular, mas com a baixíssima média de 1.5 jardas por tentativa, viu o inexperiente John Crockett (RB) ganhar espaço.  

BLITZKRIEG

Para frear o ataque dos Lions, sabendo da limitação do esquema de proteção adversário, a estratégia usada pelo coordenador defensivo Don Capers foi abusar de BLITZES. Em 40 DROPBACKS de Matthew Stafford (QB - Lions), os Packers aplicaram BLITZ 22 vezes. A diferença no percentual de passes completos por Stafford foi substancial nestas circunstâncias: 55.6% sob BLITZ / 76.5% sem BLITZ. Vários defensores foram utilizados:

  • Joe Tomas (ILB) - 7 SNAPs / 1 hit
  • Ha Ha Clinton-Dix (S) - 5 SNAPs / 1 sack
  • Micah Hide (S) - 3 SNAPs / 1 sack + 1 pressure
  • Casey Hayward (CB) - 3 SNAPs / 0 pressures
  • Morgan Burnett (S) - 2 SNAPs / 0 pressures
  • Sam Shields (CB) - 1 SNAP / 0 pressures
  • Jake Ryan (ILB) - 1 SNAP / 0 pressures

Clay Matthews é um caso à parte, pois funciona como um coringa: 20 SNAPs em PASS RUSH / 21 SNAPs em cobertura / 2 pressures.  

DETROIT LIONS

 

Fim de Linha

Existia uma fagulha de esperança para os Lions depois da boa sequência de vitórias recente. Qualquer chance de PLAYOFFs acabou no fim trágico de ontem. O lance pode ter marcado o fim da estrutura atual da organização, que já deu os passos inicias de reformulação quando demitiu o presidente e GENERAL MANAGER semanas atrás. Provavelmente a comissão técnica também será descontinuada, apesar de possuir bons nomes como o coordenador defensivo Terryl Austin e a revelação Jim Bob Cooter, desde que alçado a coordenador ofensivo. Fica em dúvida também qual atitude tomarão frente aos seus 2 jogadores mais importantes (e caros) Matthew Stafford (QB) e Calvin Johnson (WR).  

Startup

ansah

Em qual setor os Lions podem ter esperança de melhores tempos vindouros? PASS RUSH. Primeiro quero fazer um mea culpa por não ter incluído Ziggy Ansah na lista de Defensive Ends da votação para o 10 Jardas BOWL 2015. Falha grave! Ansah tem 11 sacks na temporada e melhorou no combate ao jogo de corridas. Mais animador ainda é ver a evolução de Devin Taylor (DE) que deverá assumir ainda mais responsabilidades daqui para frente. Ainda têm o novato Larry Webster (DE) no PRACTICE SQUAD, por quem a organização nutre esperanças.    

Coração Destroçado

Perder num HAIL MARY, depois de ter o domínio da partida e ver o lance anterior que definiria o lance ser concluído de forma perturbadora, é como um soco no estômago! Antes do lance final, os Packers, muito distantes no campo, tinham partido para uma jogada de desespero, baseada em passes laterais. O último deles retornou a bola longas jardas para trás até Rodgers, e este acabou atingido no FACE MASK, gerando uma penalidade muito discutida por Detroit. Talvez prevendo nova tentativa destas, os Lions distribuíram em campo seus defensores sem focar especificamente num HAIL MARY. Alguns bem abertos na extremidade do campo. Veja abaixo:

Com isso, os jogadores dos Packers tiveram o caminho com poucos obstáculos até a ENDZONE e Detroit não possuía a quantidade de defensores ali para dificultar a recepção (ainda assim alguém tinha que ter colado em Richard Rodgers...). Óbvio que isto não apaga a plasticidade do passe de Aaron Rodgers (QB)!!!   Imagens curiosíssimas relacionadas ao lance:  

  https://vine.co/v/iWPMl9H7Upj    

Comentar

Veja também: