JOGO em FOCO - Patriots X Steelers
NEW ENGLAND PATRIOTS 28 x 21 PITTSBURGH STEELERS Emoções à flor da pele para o KICKOFF 2015. Habilitado na justiça para atuar, Tom Brady (QB - Patriots) desmontou a defesa dos Steelers, focando nos seus dois principais alvos: Julian Edelman (WR) e Rob Gronkowski (TE). Vamos a 3 observações sobre cada time:
NEW ENGLAND PATRIOTS
Mudaram as estações, mas nada mudou
Pareceu um prosseguimento da temporada 2014, quando os Patriots sagraram-se campeões. No ataque, Brady, Gronkowski e Edelman afiadíssimos. Não tem mais Shane Vereen (RB agora nos Giants)? Sem problema. Dion Lewis (RB) saiu das trevas para assumir o papel do antigo titular. O baixinho foi Target de 5 passes, completando 4 deles para 51 jardas, e mais importante, mantendo a diversificação tática do time. Defensivamente, eu esperava um esquema mais conservador, baseado em coberturas por zona, pois não teriam mais em campo Darrelle Revis (CB agora nos Jets) e outros componentes da linha secundária. Não foi o caso. Sempre antenado nas tendências (ou criando-as), Bill Belichick (HC - Patriots) manteve a defesa em cobertura Homem-a-Homem na maior parte do tempo, conseguindo as variações de pressão e com os Linebackers. Até as mazelas foram as mesmas. Como em vários momentos do ano passado, os Patriots tiveram dificuldade no combate ao jogo de corridas. Precisam rapidamente encontrar a melhor combinação de jogadores no FRONT.
The Gronk
Durante a semana, defensores dos Steelers gabaram-se de saber como parar a criatura bestial de New England. Ficou na conversa fiada. O súper Tight End encontrou os espaços necessários para dinamitar a defesa de Pittsburgh, às vezes auxiliado pelo mal posicionamento dos adversários (veremos lá embaixo). Foram 94 jardas e 3 TDs para a alegria de quem o tinha nas escalações de Fantasy Football. Mas sem dúvida a jogada mais espetacular foi a recuperação do FUMBLE já no último período, que selou a vitória. Mostrando percepção e brio, ele atirou o corpanzil na direção da bola e assegurou-a para sua equipe. https://youtu.be/N_ddoAY2s1I
Rotação na Frente
New England tem uma prática bem incomum na liga. Rotacionar (existe essa palavra mesmo?) jogadores da linha ofensiva dentro das partidas. Diz a sabedoria do esporte, que esta unidade funciona melhor quando os componentes, entrosados, agem em harmonia. Então o quanto menos se mexer melhor. Bill Belichick (HC) entende diferente. Ontem foram 61 SNAPs ofensivos. Veja a distribuição:
- Nate Solder (OT) - 57
- Josh Kline (G) - 54
- David Andrews (C) - 61
- Tre Jackson (G) - 35
- Sebastian Vollmer (OT) - 42
- Marcus Cannon (OT) - 23
- Shaq Mason (G) - 36
Apenas o novato Center atuou 100% dos SNAPs. Por curiosidade, numa das 4 vezes que Solder esteve fora de campo, os Steelers conseguiram um sack. PS. Mason também alinhou como Fullback e Tight End extra.
PITTSBURGH STEELERS
Ruído na Ligação
Mike Tomlin (HC - Steelers) reclamou bastante do problema na linha de comunicação entre os treinadores, que segundo a organização do jogo se deu por problemas na rede elétrica. Isto é mais comum de acontecer do que imaginamos. Incomum foi a total falta de comunicação entre os defensores de Pittsburgh em campo, não fazendo os ajustes necessários para a marcação de Edelman e inacreditavelmente deixando Gronkowski sem cobertura alguma em certas ocasiões. Para completar, a comissão técnica, talvez irritada pelo problema nos HEADSETs, parecia desfocada, com decisões discutíveis e má administração do relógio e TIMEOUTS.
Desperdícios
Não foram só os erros nas tentativas de FIELD GOAL, ou as falhas na cobertura defensiva, que selaram o destino de Pittsburgh, mas uma série de deperdícios no ataque. Primeiro, no bom drive inicial, onde tudo que tentavam parecia funcionar. Talvez incrédulos do próprio sucesso, inventaram uma GADGET PLAY, para colocar a bola nas mãos de Antonio Brown (WR) e este surpreender a defesa com um passe. Espertos, os 2 Safeties dos Patriots posicionaram-se bem no fundo, matando as zonas para o passe longo, e proveram tempo dos jogadores de frente acossar Brown. Depois, livre na ENDZONE, Darrius Heyward-Bey (WR) posicionou mal o corpo e deixou escapar um TD, resultando em apenas 3 pts do FIELD GOAL para encerrar o 1º tempo. Já no 4º final, dentro da REDZONE, mais uma vez não conseguiram converter o TOUCHDOWN que os deixaria a apenas 3 pts de diferença no placar, logo dilatado no próximo ataque dos Patriots, depois de Gronkowski recuperar o FUMBLE que vimos lá em cima.
Bons Ventos
Nem só com más notícias os Steelers voltarão para casa. Entre os recebedores, Antonio Brown (WR) também voltou no mesmo patamar (altíssimo) técnico com que terminou 2014, Heath Miller (TE) segue um alvo confiável para Ben Roethlisberger (TE) e Marcus Wheaton (WR) deu uma mostra de evolução. Talvez ainda mais importante, DeAngelo Williams (RB) supriu bem a ausência de LeVeon Bell (RB). O veterano achou linhas para correr com a bola, ajudará Bell a diminuir a carga em seus ombros e manterá os adversários em cheque, quando revezar com o titular. Claro, caso se mantenha livre de contusões. Veja os Highlights de Antonio Brown na partida: https://youtu.be/1oofAOfwtGQ
Comentar