Jogo em Foco - Ravens X Steelers
BALTIMORE RAVENS 32 x 21 PITTSBURGH STEELERS Muitos erros de lado a lado, terminando com a vitória dos Ravens na prorrogação, quando ganharam uma sobrevida no campeonato. Vamos a 3 observações sobre cada time:
BALTIMORE RAVENS
Apareceu a Margarida
Depois de 3 semanas onde o jogo de corridas foi patético, Baltimore finalmente conseguiu correr com a bola. Justin Forsett (RB), eleito para o PRO BOWL em 2014, conseguiu 150 jardas com média de 5.6 por tentativa (excelente). Nas partidas anteriores:
- Semana 1 (Broncos) - 43 jardas / 3.1
- Semana 2 (Raiders) - 68 jardas / 4.5
- Semana 3 (Bengals) - 13 jardas / 1.3
Com tão poucos alvos confiáveis à disposição no ataque aéreo, é bom Forsett manter números similares nas próximas rodadas. Veja os seus Highlights: https://youtu.be/844LC1T5gWc
Amadurecimento
Outra área do time que não funcionou bem nas 3 partidas inicias foi a cobertura defensiva, permitindo muitas jardas e TDs aos adversários, especialmente nos quartos finais das partidas. Uma exceção individual: Will Hill (S). Jogador de reconhecido talento mas confuso na vida particular, Hill está na melhor fase da carreira. Ontem leu muito bem as jogadas, forçando o ataque aéreo dos Steelers a buscar sempre opções distantes de sua responsabilidade. Foi apenas 1 passe recebido contra sua marcação direta, em apenas 1 target, para 1 jardas avançada. Tomara que dentro da boa estrutura organizacional de Baltimore, consiga amadurecer como pessoa e ter uma carreira de sucesso.
Temos um Kicker
Diferente do arqui-rival, Baltimore pode se orgulhar de ter um Kicker competente. Justin Tucker, um dos melhores da liga desde quando lá chegou, levantou suspeitas na pré-temporada por alguns erros de FIELD GOAL pouco característicos. Mas está mostrando que até para Kickers, vale mesmo é a partir da Semana 1! Acertou 9 de 10 tentativas, sendo o único erro num chute de mais de 50 jardas de distância (2 em 3 deste tipo). Ontem, no difícil estádio de Pittsburgh para os jogadores desta posição, acertou todas as 3 tentativas.
PITTSBURGH STEELERS
Joga Fora no Lixo
Podemos dizer que os Steelers jogaram a vitória contra o arqui-rival no lixo. Plano de jogo deficiente e decisões dentro da partida bem questionáveis, especialmente a do drive final do 4º quarto e prorrogação. É notório, que em nenhum estádio da NFL os Kickers têm tanta dificuldade de acertar FIELD GOALS como em Pittsburgh. Se você já não confia normalmente no seu chutador, que já tinha desperdiçado uma tentativa no drive anterior, por que colocá-lo na pressão de acertar um longo (49 jardas) para matar a partida? Dentro do campo adversário, na linha de 23 jardas, com 3 pts de vantagem no placar e apenas 1:06 minutos restantes no relógio, corra com a bola no 4º DOWN (faltavam 4 jardas para nova série). Em caso de insucesso, o oponente estaria mais afastado no campo do que no erro de FIELD GOAL! O processo decisório do HEAD COACH precisa ser calcado nas circunstâncias de cada jogo, e Mike Tomlin (HC) falhou na avaliação do lance. Tão ruim quanto foi a chamada de jogadas entro da prorrogação. Já descrentes do Kicker, não iriam para outra tentativa longa, então no drive que poderia encerrar a contenda, optaram por um ROLLOUT com passe para Bell no 3º DOWN em que precisavam de apenas 2 jardas (1 ganha) e a seguir uma tentativa frustrada de passe. Inadmissível quando poderiam apenas ter martelado a bola na goela dos Ravens e prosseguir na campanha ofensiva. Isto depois de uma outra tentativa frustrada de 4º DOWN anterior em corrida programada para Michael Vick (QB). Por sua vez, John Harbaugh (HC - Ravens), que teve decisões questionáveis também na partida, viu Forsett empurrar o ataque até o ponto certo para o chute do confiável Tucker e vencer o jogo. https://youtu.be/6FN_h3j1wfY
Para onde ele foi?
Alguém poderia me explicar a razão de afastarem DeAngelo Williams (RB) do plano de jogo, depois de atuar muito bem nas 2 partidas iniciais, quando estavam desfalcados de LeVeon Bell (RB)? Ontem esteve em campo em apenas 6 SNAPs, com 2 oportunidades de correr com a bola (5 jardas) e nenhum passe recebido. Na abertura da temporada contra os Patriots ele correu 127 jardas e no confronto contra os 49ers anotou 3 TDs. Sei que Bell é extraordinário, mas esta total exclusão de DeAngelo é um equívoco!
Perfil Certo
Volta e meia aparece um bom caso para ilustrar a importância dos scouts no processo de montagem dos elencos na NFL. Cada sistema (ofensivo ou defensivo) exige atletas de um certo tipo para funcionarem bem. Cabe aos scouts avaliar as características dos jogadores disponíveis (via Draft ou Free Agency) e indicá-los aos treinadores. Na última leva de cortes da OFFSEASON, Buffalo, dispensou o jovem Cornerback Ross Cockrell por não se adequar ao estilo Homem-a-homem da cobertura defensiva preferida por Rex Ryan (HC). No entanto, seus skills casam bem com uma equipe que utiliza basicamente os conceitos de cobertura por Zona, como Pittsburgh. Desde que passou a ser mais envolvido no plano defensivo, Cockrell vem mostrando bom potencial. Ontem, Joe Flacco (QB - Ravens) completou apenas 1 passe em sua direção. Ele ainda interceptou o Quarterback adversário e recuperou um Fumble (lance lindo abaixo). https://youtu.be/2GPk3MghFHA
Comentar