Punts – Administração do Tempo

A responsabilidade pelo controle do tempo de jogo, é toda do HEAD COACHdo time, influenciando diretamente o resultado da partida.

O tempo do jogo é corrido, mas o relógio é paralisado em diversas situações.

Quando a partida chega equilibrada no final, as estratégias ofensivas têm que levar em consideração estas regras.

Caso o time que tenha a posse de bola esteja perdendo o jogo, suas jogadas têm que resultar em paralisação do relógio, e caso o placar esteja a seu favor, eles devem consumir o máximo de tempo possível.

Nunca vou esquecer a estratégia de Mike Holmgren, então HC do Green Bay Packers, durante o SUPER BOWL XXXII de 1998.

Com o placar empatado em 24 a 24, os Broncos tinham a posse de bola, precisando apenas conquistar 1 Jarda para o TOUCHDOWN, faltando apenas 1min e 47s pro fim do jogo.

Holmgren então mandou que deixassem fazer o TOUCHDOWN na jogada seguinte, para que seu time, agora perdendo de 31 a 24, tivesse tempo suficiente em busca do empate.

Não foi possível, o Denver Broncos venceu o jogo, mas a decisão deHolmgren foi histórica!

Veja um breve vídeo deste lance, quando a defesa dos Packers “abrem” passagem para Terrell Davis (RB-Broncos):

 

Tempo de Jogo

A partida dura um total de 60 minutos, dividida em 4 quartos de 15 minutos, com um intervalo de 12 minutos entre o segundo e o terceiro quartos, delimitando cada metade do jogo (HALF).

Entre o fim de uma jogada e o início da próxima (SNAP), o time de ataque pode usar um máximo de 40 segundos, ou é marcada uma falta, com penalização de recuo no campo em 5 jardas.

Cada time tem direito a 3 tempos técnicos (TIMEOUTS) por HALF.

Quando o relógio é paralisado?

. Um jogador de ataque sai pela lateral do campo com a bola dominada. 
. Um passe a frente é considerado incompleto. 
. Um TIMEOUT é solicitado.
. Após a marcação de um TOUCHDOWN ou FIELD GOAL.
. A posse de bola muda de um time para outro. Exemplos: após um PUNT,INTERCEPTION ou FUMBLE.
. Quando faltam apenas 2 minutos para o fim do segundo e quarto quartos.

Estratégias para o final do jogo

1) Quando o time de ataque está vencendo

O Objetivo é gastar o tempo, e a melhor forma é usando o jogo de corrida, já que passes incompletos param o relógio, gastando todos os 40s entre as jogadas.

2) Quando o time de ataque está perdendo.

Neste caso a idéia é “alongar” o tempo da partida através de passes de média e longa distâncias, preferencialmente buscando as laterais, onde o recebedor pode tentar sair com a bola dominada.

Cada time treina uma sequência de jogadas específicas para estas situações, chamado de 2 MINUTES DRILL, dispensando o tempo usado para combinar o que farão em seguida (NO HUDDLE).

Como exemplo, a sequência usada pelo New York Giants, no SUPER BOWL XLII, quando eles recuperaram a posse de bola a 2min e 39s para o fim:

. Em 12 jogadas avançaram 83 Jardas gastando 2min e 07s
. Destas : 11 Jogadas aéreas e 1 de corrida
. Dos Passes completos: 7 pelas laterais e 2 pelo meio do campo
. 3 TIMEOUTS usados

Outro artifício é queimar uma das tentativas de avanço (DOWN), com o QBatirando a bola rapidamente ao chão após o SNAP, chamado SPIKE. Isso pára o relógio, e o time ganha o tempo entre as jogadas.  

3) Defendendo contra o tempo

As defesas não têm muito controle sobre o tempo gasto entre jogadas, no máximo podem congestionar as laterais do campo, para tentar evitar que alguém pare o relógio saindo com a bola.

O mais efetivo no entanto é pedir Timeouts, evitando que o adversário use todos os 40s entre as jogadas.

Overtime

Quando o tempo regular esgota e o placar está empatado, o jogo vai para uma prorrogação (OVERTIME), de até 15 minutos.

Ocorre então um sorteio de cara ou coroa, para ver qual time começará com a posse da bola, e a primeira equipe que conseguir pontuar vence a partida.

Caso os 15 minutos da prorrogação acabem sem vencedor, a partida é declarada empatada. Raro mas acontece.

A próxima temporada terá uma novidade. Durante os PLAYOFFS, caso um dos times marque apenas um FIELD GOAL em sua primeira posse de bola, o time adversário terá direito a um ataque também.

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