Punts - Outras Ligas

  Como dizem nos EUA, a NFL é rei. Ao longo das décadas ela foi capaz de se estabelecer como a única liga profissional de FA relevante em solo americano. Não foram poucas as tentativas de germinar uma competição pelo público ávido ao esporte, que fica dormente entre Fevereiro e Agosto. Mas por pressões políticas e econômicas, a NFL sempre foi capaz de achatar as ligas rivais, inviabilizando-as. Hoje, temos a FXFL, um projeto interessante, não ambicioso, mas que pode contribuir para o entretenimento e desenvolvimento de jovens atletas sem espaço na NFL. De fato, além de novas atrações para o público, a NFL sente necessidade real de encontrar uma forma de colocar atletas inexperientes em campo de jogo e maior tempo de treinamento, hoje limitado pelo último acordo trabalhista que evitou a crise em 2011. Eles tentaram uma alternativa desta com a NFL EUROPA, que chegou a revelar talentos como Jake Delhomme (QB - Panthers), mas que por motivos diversos foi descontinuada. Vamos olhar o que aconteceu ao longo do século, ver os casos mais interessantes e quem de lá saiu para o sucesso.  

American Football League

Em 1926 estreou (e finalizou) a America Football League, capitaneada pela versão futebol americano do New York Yankees (Baseball). Não foi à frente apesar da presença de Red Grange, Running back que era a grande estrela da época, que entrou para o HALL OF FAME como jogador do Chicago Bears, e inspirou o filme "Leatherheads" com George Clooney. Eles tentaram novamente 10 anos depois, desta vez durando 2 temporadas. Como curiosidade, foi a 1ª tentativa de colocar um time na costa oeste (Los Angeles Bulldogs), e o sucesso inicial do Boston Shamrocks, colaborou na mudança de endereço dos Redskins, de Boston para Washington DC. Os Yankees não se davam por vencidos, e tentaram novamente o renascimento desta liga em 1940. De novo durou 2 temporadas, desta vez acabando por causa do ataque em PEARL HARBOUR e alistamento da maioria dos jogadores no exército.  

All American Football Conference

on Twitter

Desta vez parceiros do rival Brooking Dodgers (Baseball), os Yankees retornaram ao FA profissional numa liga bem melhor sucedida, que durou de 1946 a 1949. Foi ali que Paul Brown fez seu nome como grande mente do esporte, comandando o Cleveland Browns ao título todos os 4 títulos disputados na liga. Otto Graham era o Quarterback dos Browns, nome ainda hoje reverenciado no esporte. No fim, a NFL conseguiu absorver três franquias da AAFC: Browns, o San Francisco 49ers, colocando de vez seu pé na costa Oeste, e o então Miami Seahawks, que se mudaria para Baltimore com o nome de Colts.  

American Football League - Versão Final

Já fiz um post da série Punts sobre esta última e agora respeitável versão da AFL. Da sua fusão com a NFL, originou-se o modelo atual do campeonato, dividido em 2 conferências e título definido no SUPER BOWL.  

World Football League

A WFL chocou o mundo esportivo ao anunciar antes de seu primeiro campeonato a contratação de 3 estrelas do Miami Dolphins, time de maior sucesso na NFL na época. Não bastou para garantir o sucesso da liga, que promoveu apenas dois campeonatos, antes de fechar por crise econômica. Curioso que no decorrer da segunda temporada, um dos times desistiu da participação, desfalcando os schedule de jogos. Se como business, a WFL fracassou, esportivamente ela trouxe um legado ao FA. Foi de lá que surgiram as práticas do OVERTIME para decidir as partidas, o reposicionamento dos GOAL POSTs para o fundo da ENDZONE e a iniciativa de promover jogos à noite durante a semana para a tv transmitir.  

United States Football League

O incrível número de 19 times iniciaram em 1983 a disputa da USFL, calcados na boa idéia de promover os jogos na primavera, ao invés dos meses tradicionalmente ocupados pela NFL. Conseguiram atrair estrelas do esporte. 3 vencedores do HEISMAN TROPHY, o prêmio máximo dado no campeonato universitário ao melhor jogador, as estrelas Archie Griffin, Hercshel Walker e Mike Rozier, além de jovens em ascensão que se tornariam craques celebrados na NFL: Steve Young (QB - 49ers), Jim Kelly (QB - Bills) e Reggie White (DE - Eagles e Packers). Então, influenciados por Donald Trump (atual candidato à presidência dos EUA), tiveram a brilhante idéia de transferir o schedule para o mesmo período da gigante rival... Resultado: fecharam as portas. Um legado importante foi a visão de buscarem mercados antes ignorados pela NFL, e hoje com equipes como Arizona e Jacksonville.

 

Xtreme Football League

Em 2001 foi ao ar a liga que prometia ser uma versão HARDCORE do esporte, com shows de Rock'N'Roll, times e jogadores com apelidos inovadores e muita fanfara, ao ponto de chamarem sua final de campeonato o "Million Dollar Game". Até receberam boa expectativa e audiência para a 1ª partida, porém tudo descambou a partir do 1º lance em campo... Ao invés de sortearem quem iniciaria com a bola, optaram por realizar um SCRAMBLE, no estilo RUGBY, para definir quem teria a posse inicial. Pois bem, logo no 1º deles, um jogador do time Orlando Rage sofreu contusão violenta no ombro, precisando até encerrar a carreira.

Dali para frente a audiência despencou e todo o experimento durou apenas 1 ano. Para a NFL, seguiram idéias como a SKY CAM, câmera que transmite visão aérea dos lances, a prática de entrevistar técnicos durante o jogo e jogadores como Tommy Maddox (QB), que se tornaria titular dos Steelers; Rod "He Hate Me" Smart (RB - Panthers), talvez o dono do apelido mais criativo de todos os tempos; e Paris Lennon (LB) último a se aposentar depois de carreira produtiva na liga.  

United Football League

Nova tentativa ousada de reconstruir uma liga rival à NFL. A UFL realizou torneios entre 1961/1964 e nesta nova versão teve 4 campeonatos entre 2009 e 2012, terminando também por motivos econômicos.

Na proposta inicial, apenas 4 times duelariam pelo título em cidades que variaram bastante dentro da vida da liga. Apenas em 2010, o campeonato teve 5 equipes. De forma visionária, coocaram uma das franquias em Las Vegas. Um fato novo foi a contratação de ex treinadores da NFL para comandar os times, e veteranos alijados de interesse. Dennis Green (ex HC dos Vikings e Cardinals), Jim Fassell (ex HC dos Giants) e até Marty Schottenheimer (ex HC dos Browns, Chiefs, Chargers e Redskins) brigaram neste novo palco. Entre as regras diferentes na época, eles se anteciparam à NFL em pensar formas de proteger os Quarterbacks, limitando BLITZES e liberando-os de atirar a bola evitando o sack em qualquer momento, sem a penalização de INTENTIONAL GROUNDING (ainda bem que não copiados pela NFL).  

Fall Xperimental Football League

Iniciaram seus trabalhos em 2014 e não escondem o desejo de se tornarem um braço oficial da NFL como liga de desenvolvimento. No primeiro campeonato, buscaram jogadores dispensados de TRAINING CAMPS da NFL em Agosto, e os realocaram entre 4 times membros da liga. Entre inovações de regra, foram os primeiros a afastar a distância dos chutes de EXTRA POINTS e ainda dificultaram mais a vida dos Kickers, posicionado todas as tentativas de FIELD GOAL em ângulos abertos. Iniciarão novo torneio, nos mesmos moldes no dia 02 de Outubro de 2015. Veremos se a NFL pensará na hipótese de absorver esta liga, como por exemplo a NBA fez há alguns anos para desenvolver novos jogadores de basquete.  

Arena Football / Indoors

Não podemos nos esquecer da ligas INDOORS, mais conhecido como ARENA FOOTBALL, na qual até fiz uma modesta cobertura no ano inicial do 10 Jardas. Eles ultrapassaram crises, e continuam na ativa, mas não servem exatamente como celeiro da NFL, apesar de Kurt Warner (QB - Rams e Cardinals) ter brilhado por lá.

   

Comentar

Veja também: