Perfil HEAD COACH 2015 - pt.1

7 times terão novos HEAD COACHs para a temporada 2015. 4 deles da AFC e 3 da NFC. Destes 4 já tiveram experiências anteriores como HEAD COACH. 6 dos 7 possuem background defensivo. Hoje e amanhã vamos mostrá-los. Começarei com a AFC.   

BUF_logo-50x50

Buffalo Bills

Rex Ryan

  Idade : 52 anos Carreira como jogador : não expressiva Record pelos Jets: 46 Vitórias e 50 Derrotas, 2 idas aos PLAYOFFs.   Rex Ryan saiu dos Jets mas fica na AFC EAST. Ele substituirá Doug Marrone nos Bills, depois que este optou por sair. Seu estilo defensivo já é conhecido pelos jogadores de Buffalo, pois 2 anos atrás o coordenador defensivo era seu ex auxiliar Mike Pettine, atualmente HEADH COACH dos Browns. Apesar de um retrospecto recente ruim, Rex foi contratado para elevar a auto-estima da equipe e sacudir a sensação de mesmice da última década. Porém ele enfrentará um problema que não soube resolver enquanto treinador em NY. Não tem no elenco um Quarterback estabelecido. Buffalo selecionou EJ Manuel (QB) no primeiro round do DRAFT 2013, colocou-o para jogar cedo e este não correspondeu. Para trabalhar com Manuel (ou quem quer que tragam de reforço), Ryan contratou Greg Roman (ex 49ers) como coordenador ofensivo. Veremos se terão melhor sucesso do que no desenvolvimento de Mark Sanchez (Jets e Eagles), Geno Smith (Jets) e Colin Kaepernick (49ers).

  Denver Broncos

Gary Kubiak

  Idade : 53 anos Carreira como jogador : Quarterback reserva dos Broncos Record pelos Broncos: 61 Vitórias e 64 Derrotas, 2 idas aos PLAYOFFs.   Quando anunciaram que John Fox (agora ns Bears) não seria mais o HEAD COACH em Denver, um nome automaticamente pulou na mente: Gary Kubiak. Isso pelo seu relacionamento com o presidente e ex-craque do time John Elway. Kubiak foi reserva de Elway, um dos melhores Quarterbacks de todos os tempos, por toda sua carreira como jogador, e anos depois assumiu o cargo de coordenador ofensivo dos Broncos, tendo o mesmo Elway ainda em campo. Em Houston, sua primeira parada como HEAD COACH, instalou o esquema ofensivo que usara em Denver, herdado de Mike Shannahan (ex HC dos Broncos e Redskins), baseado no ZONE BLOCKING, COUNTERS e ROLLs do QB. A pergunta que não se quer calar: será que Peyton Manning (QB) se adaptará a este esquema ou Kubiak o moldará para acomodar a estrela do time? Para liderar a defesa, eles trouxeram Wade Phillips, cuja última passagem pela NFL foi exatamente na mesma função de coordenador com Kubiak em Houston. Curiosamente Phillips é ex HEAD COACH do próprio Denver Broncos.

 

New York Jets

Todd Bowles

  Idade : 51 anos Carreira como jogador : atuou como Safety dos Redskins 1ª vez como HEAD COACH   Bowles teve um cheiro da vida de HEAD COACH quando Tony Sparano foi demitido em Miami e o colocaram como interino durante a temporada 2011. Em 3 partidas seu time venceu 2. Quando assumiu o cargo de coordenador defensivo dos Cardinals, a torcida no Arizona torceu o nariz. Isso pois gostavam do ex coordenador Ray Horton (agora nos Titans) e pela passagem tumultuada de Bowles por Philadelphia, onde iniciou como treinador da linha secundária e no meio do campeonato foi elevado de cargo com a demissão de Juan Castillo. Mas Bowles caiu nas graças da liga após 2 temporadas onde sua defesa brilhou. Este ano foi o vencedor do prêmio inaugural de assistente técnico do ano. O estilo defensivo de que gosta não é tão diferente do que seu antecessor Rex Ryan usava. Cobertura homem-a-homem com alta dose de BLITZES. A diferença é que Rex prefere as BLITZES externas tipo OVERLOAD, enquanto Bowles usa as internas pelo GAP A com Linebackers e Safeties. Assim como Ryan, no fim das contas, seu trabalho acabará influenciado pela performance de um jogador fora da área de expertise: o Quarterback.

 

OAK_logo-50x50

Oakland Raiders

Jack Del Rio

  Idade : 51 anos Carreira como jogador : atuou como Linebacker de vários times como Cowboys e Vikings Record pelos Jaguars: 68 Vitórias e 71 Derrotas, 2 idas aos PLAYOFFs.   Voltaremos a colocar os Raiders anualmente nesta coluna? Este é outro vai para sua segunda tentativa como HEAD COACH. Del Rio treinou o Jacksonville Jaguars de 2003 a 2011, onde chegou 2 vezes aos PLAYOFFS (derrotado pelos Patriots em ambas as ocasiões). Por lá, envolveu-se em algumas polêmicas. Na mais famosa uma técnica de motivação estranha, onde os jogadores descarregavam a frustração acertando uma tora de madeira com um machado. Depois que o Punter Chris Hanson errou o alvo e acertou o próprio pé, a prática foi cancelada :) No seu último ano em Jacksonville, parecia desmotivado, gerando uma percepção de falta de dedicação ao trabalho. Problema sério num meio em que quase todos são WORKAHOLICs. Com background defensivo, Del Rio juntou-se à comissão técnica de John Fox em Denver como coordenador defensivo (já tinha ocupado o o mesmo cargo com Fox nos Panthers), onde ajudou a elevar o desempenho da unidade. Seu esquema preferido envolve pressão pela linha defensiva com pouco uso de BLITZES e cobertura defensiva por zona. Em Denver adaptou o esquema para maximizar o talento do grupo, usando mais marcações homem-a-homem e Von Miller num misto de Linebacker e Defensive End. Nos Raiders pode seguir neste caminho com Khalil Mack na função. Montou uma comissão técnica experiente. Trouxe o experiente Bill Musgrave para o cargo de coordenador ofensivo, assim como fizera em Jacksonville por um tempo enquanto Del Rio era o HEAD COACH. Recentemente passou por Atlanta, Minnesota e Philadelphia. Mike Tice (ex HC dos Vikings) também se reúne com Del Rio.

 

Comentar

Veja também: