Punts – Blitzkrieg

BLITZ é a forma de pressionar o Quarterback adversário com outros jogadores da defesa que não os da linha defensiva, tendo o nome inspirado na estratégia usada pela Alemanha nazista na invasão da Polônia que marcou o início da II Guerra Mundial.

As diversas táticas de BLITZ procuram deixar o Quarterback e sua proteção em dúvida de quais jogadores estarão envolvidos, e quais ficarão na cobertura.

Além da linha ofensiva, quem tem um papel fundamental na proteção é o Running Back, que deve direcionar-se para o primeiro jogador que furar o bloqueio do POCKET.

Essas BLITZES podem envolver um sem fim número de jogadores, em seus esquemas, mas o mais comum é que tragam 5 deles no intuito de chegar até o QB, e interromper a jogada.

Obviamente, quantos mais jogadores partirem em “busca” do Quarterback, menos estarão ocupando espaços na cobertura defensiva.

Para confundir a proteção, os coordenadores defensivos mesclam quais os atletas envolvem nesse tipo de situação. Uma forma de conseguir isso sem deixar buracos na marcação, é determinar que 1 ou mais jogadores da linha defensiva, assuma uma área para cobertura, que normalmente seria ocupada por um Linebacker ou um Safety.

Vamos a uma breve explicação do conceito de GAPs, e algumas estratégias de BLITZES:

.

GAPs

Os GAPs são os espaços entre os jogadores de ataque posicionados na “trincheira” (área onde é realizada o SNAP), incluindo a linha ofensiva e o Tight End.

Eles direcionam a movimentação nas estratégias de BLITZ, bem como no jogo de corridas.

Existem várias formas de nominar os GAPs, usando números e letras. A que mais gosto é a abaixo:

Os números ímpares são os espaços entre os jogadores à direita do Center (o tendo como referência!!!), e os pares os do lado esquerdo.

Repare que o GAP 8 raramente é mencionado, pois o alinhamento normal do Tight End é no lado direito do Center, ficando restrito às situações ocasionais, ou quando a formação inclui 2 TEs.

.

3 x 4 – Safety Blitz

A figura abaixo mostra uma BLITZ a partir da base 3 x 4, que envolverá 2 homens da linha defensiva, 1 dos Linebackers externos, 1 dos Linebackers internos e 1 dos Safeties.

A idéia é ocupar os jogadores da linha ofensiva atacando os GAPs do meio, e deixar o GAP 6 aberto para o Safety.

A cobertura contará com 6 homens em Zona. O Defensive End da esquerda cairá no FLAT, bem como o Linebacker externo da direita.

Os 2 Cornerbacks e o outro Safety assumirão o posicionamento da Cover-3.

Frequentemente vemos esse tipo de BLITZ ser usado pelo Pittsburgh Steelers e Arizona Cardinals.

.

Tampa -2 Blitz

A defesa TAMPA-2 é conservadora em termos de BLITZ, concentrando 7 jogadores na marcação, com a responsabilidade de pressionar o Quarterback adversário quase que inteiramente nos ombros dalinha defensiva.

Mas em certos momentos, elas são usadas para surpreender a proteção, como na figura abaixo:

O Linebacker externo do WEAK SIDE (direita da defesa) aproveita uma hipotética dupla marcação aoDefensive Tackle pelo Center junto com o Right Guard, para invadir o GAP 2.

Os Cornerbacks e os Safeties, passam a assumir um posicionamento de Cover-2, ligeiramente diferente do normal do sistema TAMPA-2, quando os Safeties abrem mais para as laterais do campo.

Esse é um tipo de BLITZ usado regularmente pelo Minnesota Vikings e Tampa Bay Buccaneers. OsBuccaneers em específico gostam de envolver o Cornerback Ronde Barber em certas situações.

.

Dime Blitz

Já tínhamos visto um exemplo de BLITZ a partir da formação NICKEL, mas ocasionalmente ela também pode acontecer quando a defesa entra em DIME.

No caso da figura abaixo, o time retirou de campo 1 Linebacker externo e um Defensive End para a entrada de 2 Cornerbacks extras.

Os 2 jogadores da linha defensiva vão procurar GAPs de contenção, ou seja, induzir o Quarterback a se manter no meio do POCKET, onde justamente virá o grosso da pressão.

Pelo GAP 4, um dos Cornerbacks atrairá a atenção do Guard, mas o chumbo grosso acontecerá peloGAP 2. Por ali, avançarão os 2 Linebackers internos, com o segundo deles alguns instantes depois do primeiro.

Os demais defensores assumirão uma cobertura Cover-3.

Esse é um tipo de BLITZ usado por times como o Baltimore Ravens e New York Jets.

.

All Out Blitz

Esse esquema existe no PLAYBOOK defensivo de todos os times, mas pelo risco envolvido, acaba sendo usado somente em situações emergenciais.

A idéia é ocupar todos os GAPs, colocando os defensores em confronto direto com os jogadores envolvidos na proteção.

O Linebacker externo do STRONG SIDE (esquerda da defesa) deve indicar que virá na BLITZ, prendendo o Tight End no POCKET.

Como nesse exemplo, o ataque estava com uma formação com 3 Wide Receivers, a defesa entrou em NICKEL, e seus 3 Cornerbacks marcaram os WRs individualmente, tendo 1 Safety na sobra (Cover-1).

.

Disguise

Uma das consequências das BLITZES, manter jogadores presos na proteção, ao invés de se tornarem alvos de passe (Tight Ends e/ou Running Backs), pode ser conseguida somente com uma sugestão de BLITZ.

Na figura acima, 2 dos Linebackers se aproximam da linha de Scrimmage antes do SNAP, indicando que pressionariam o Quarterback, mas depois que o lance teve início, eles reassumem suas funções na cobertura.

Constantemente vemos esse tipo de movimentação com os Linebackers do Chicago Bears Brian Urlacher e Lance Briggs.

Esses foram apenas algumas das BLITZES usadas pelos coordenadores defensivos, que a cada ano criam novas maneiras de surpreender os coordenadores ofensivos, e seus esquemas de proteção.

O uso de BLITZ também é efetivo no combate ao jogo de corridas, pois ambos usam o conceito deGAPs, e ao tentar penetrar neles, os defensores estão também fechando os caminhos do Running Back.

Comentar

Veja também: