13ª Semana de 2017 no Retrovisor

Como vocês sabem, JP não poderá fazer a sua tradicional coluna, então eu, também conhecido como Luiz Henrique Kanguru, assumirei a responsabilidade (assim como aconteceu mais cedo no ano). Espero fazer um trabalho tão bom quanto o JP.

Na décima-terceira semana tivemos a segunda parte do Tour 10 Jardas e muitos jogos com atmosfera de playoffs.

Algumas impressões:  

 

Caminho para os Playoffs: NFC South

A NFC South é a melhor divisão da NFL em 2017 e o final dela será BASTANTE EMPOLGANTE. Excelente para todos nós que gostamos de ver jogos com peso de playoff, antes dos playoffs.
No momento os Saints lideram a divisão com 9 vitórias, 3 derrotas e 3 vitórias dentro a divisão, porém nos 4 jogos que restam, eles enfrentam os Falcons duas vezes (próximo Thursday Night), Jets e o Buccaneers na semana 17, ou seja, TUDO pode mudar com o time de Brees, Kamara e companhia. Imaginem se eles perdem (acho muito difícil) esses 3 ultimos jogos dentro da divisão? Oportunidade perfeita para Panthers e Falcons roubarem a liderança.
A boa notícia para a torcida dos Saints, é que o caminho não é nada fácil para seus principais perseguidores.
Os Panthers enfrentam Vikings, Packers, Buccaneers e fecham a temporada contra os Falcons, enquanto os Falcons jogam contra Saints, Buccaneers, Saints e Panthers. Na semana 14 os Panthers vão receber um dos melhores times da NFL, na semana 15 eles recebem Green Bay brigando pelos playoffs e que pode ter a volta de Aaron Rodgers, e na última rodada eles enfrentam os Falcons, jogo que provavelmente será de eliminação, seja da dispusta de wild card ou da divisão. Já os Falcons precisam jogar duas vezes contra os Saints e ainda recebem os Panthers na última rodada.
Ninguém sabia que a NFC South seria forte desse jeito, mas precisamos agradecer os deuses do futebol americano por essa quantidade de jogos dentro da divisão no final da temporada. Que calendário genial.

Classificação:

  • New Orleans Saints – 9 Vitórias / 3 Derrotas (na divisão: 3 V / 0 D)
  • Carolina Panthers – 8 Vitórias / 4 Derrotas (na divisão: 2 V / 2 D)
  • Atlanta Falcons – 7 Vitórias / 5 Derrotas (na divisão: 1 V / 1 D)
  • Tampa Bay Buccaneers – 4 Vitórias / 8 Derrotas (na divisão: 0 V / 3 D)

 

 

Tenham medo dos Vikings

Com a derrota dos Eagles contra os Seahawks no Sunday Night Football, temos um novo líder na NFC, e se eu fosse torcedor dos outros times da conferência, começaria a ficar bem preocupado. A cada semana o Minnesota Vikings vem dando motivos para ser colocado no topo de todos Power Rankings pela internet, e contra os Falcons não foi diferente.
O ataque fez o suficiente, cuidando bem da bola e controlando as ações com a posse de bola (34:02 minutos de posse contra 25:58 e 31 corridas contra 30 tentativas de passe), e apesar do bom trabalho da defesa dos Falcons, mesmo desfalcada na secundária, contra a excelente dupla Thielen-Diggs, a defesa dos Vikings foi o ponto chave.
A unidade de Mike Zimmer cedeu 15 first downs ao poderoso ataque adversário e foi muito bem em jogadas cruciais, limitando o ataque de Matt Ryan a field goals. Levando em consideração o que o ataque dos Falcons vinha fazendo nas rodadas anteriores, a performance da defesa foi impressionante (Julio Jones teve apenas 2 recepções para 24 jardas).
O time de Minnesota está parecendo cada vez mais ameaçador e se a temporada terminasse hoje, a estrada para o Super Bowl, que será em Minnesota, passaria por Minnesota de qualquer jeito. Muito preocupante para o resto da liga, MUITO.

 

 

A Volta de Josh Gordon

Quando estava pensando em fazer a "Semana no Retrovisor", a volta de Josh Gordon era um assunto que precisava ser abordado e poderia aparecer em várias categorias, porque ela foi legal nesse nível. Pensei em colocá-la na Bolsa de Valores, na Jogada Espetacular, mas no final, achei que uma parte especial dedicada a esse fato seria o melhor.
Como é bom ver um jogador com o talento de Gordon voltando a NFL e fazendo a diferença para seu time. Em sua primeira partida como titular desde 2014, Gordon teve 4 recepções para 85 jardas contra a defesa dos Chargers e com DeShone Kizer como quarterback. Esse é o tamanho da habilidade de Gordon.
Para dar uma ideia melhor do talento de Gordon, vamos voltar a 2013.
Naquela temporada, o WR dos Browns teve como quarterbacks Jason Campbell (8 jogos como titular), Brandon Weeden (5 jogos como titular) e Brian Hoyer (3 jogos como titular). Gordon teve 87 recepções para 1.646 jardas (18.9 de média) e 9 touchdowns em 14 partidas (!).
Antonio Brown jogou os 16 jogos da temporada com Big Ben como seu quarterback titular e terminou o ano com 110 recepções para 1.499 jardas (13.6 de média) e 8 touchdowns. Brown foi o segundo com mais jardas atrás de Gordon com 2 jogos a mais.
Como é bom ter você de volta, Gordon.

 

 

Bolsa de Valores dos Atletas

 

↑ Ação em alta: Jimmy Garoppolo (QB – 49ers) ↑

Jimmy G finalmente estreou como titular pelos 49ers. Apesar de não lançar para nenhum touchdown na partida (26 de 37 para 293 jardas e 1 interceptação) a torcida californiana pode ficar otimista. Garoppolo pareceu bem melhor que qualquer quarterback que os 49ers tiveram em muito tempo. Será bem interessante ver o ex-reserva de Tom Brady com uma linha ofensiva capaz de bloquear e jogadores de "skill position" melhores do que os desse ano.

 

↓ Ação em baixa: Brett Hundley (QB – Packers) ↓

Depois de um grande jogo em Pittsburgh, Hundley voltou ao normal. Diria que a comissão técnica dos Packers voltou ao normal e SEGUROU muito o playbook, e isso mostra que a confiança em Hundley não é nada alta, apesar da partida contra os Steelers e o tempo que ele está lá aprendendo com Aaron Rodgers. Estranho.

 

 

UPSET da Rodada

Kansas City Chiefs 31 x 38 New York Jets

Depois de sofrer nas mãos de várias defesas que usam o esquema de zona, os Chiefs finalmente tinham bom matchup contra Todd Bowles, conhecido pela marcação homem x homem e o jogo pareceu promissor no inicio.
Alex Smith começou pegando fogo, assim como Travis Kelce, e os dois conectaram para 2 TDs deixando o placar em 14 a 0 no primeiro quarto. O problema é que a defesa dos Chiefs também mostrou como seria o dia: BEM RUIM.
Josh McCown parecia Steve Young, passando bem a bola (26 de 36 passes para 331, 9.2 de média e 1 TD) e correndo muito bem (7 corridas para 19 e 2 TDs), e Rob Anderson e Jermaine Kearse pareciam Randy Moss e Jerry Rice. A dupla ultrapassou a marca das 100 jardas contra a fraca secundária dos Chiefs - teve a estreia de Darrelle Revis - e fez jogadas lindas (como a recepção com uma mão de Kearse).
O jogo ainda teve o arremesso de flanela de Marcus Peters, símbolo do descontrole e da frustração da defesa dos Chiefs. Na reta final do jogo, precisando parar o ataque dos Jets, a defesa dos Chiefs fez várias voltas e deu novas oportunidades a McCown e companhia, que não perdoaram e entraram na End Zone, obrigando os Chiefs anotarem 1 TD para empatar o jogo. Para descontar toda sua frustração, Peters pegou a flanela da "Zebra" e a lançou na arquibancada.
Bela lembrança para o torcedor dos Jets que pegou a flanela e péssimo resultado para os Chiefs. Onde está aquele time do começo da temporada que derrotou os Patriots?
6ª derrota para os Chiefs nos últimos 7 jogos e agora tudo está embolado na AFC West.

 

 

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.  

Dwayne Washington (RB – Lions) – Tornozelo
Quandre Diggs (CB – Lions) – Ombro
Josh Hill (TE – Saints) – Tornozelo – Fora da Temporada
Craig Robertson (LB – Saints) – Tornozelo
Julio Jones (WR – Falcons) – Dedão
Jake Matthews (OT – Falcons) – Joelho
Danny Amendola (WR – Patriots) – Tornozelo – Fora da Temporada ???
Eric Rowe (CB – Patriots) – Coxa
EJ Gaines (CB – Rams) – Quad
Kapri Bibbs (RB – Broncos) – Tornozelo – Fora da Temporada
Brandon Linder (G – Jaguars) – Tornozelo
Nick Perry (OLB – Packers) – Mão
Jake Ryan (ILB – Packers) – Tornozelo
Braxton Miller (WR – Texans) – Ombro
Andrew Whitworth (OT – Bengals) – Tornozelo
Jake Fisher (OT – Benagls) – Joelho
Dorial Green-Beckham (WR – Eagles) – Costelas
Kiko Alonso (LB – Dolphins) – Mão
Javon Hargrave (DT – Steelers) – Concussão
Shamarko Thomas (S – Steelers) – Concussão
Jason Pierre-Paul (DE – Giants) – Virilha
Coty Sensabaugh (CB – Giants) - Costas – Fora da Temporada ???
Cecil Shorts (WR – Buccaneers) – Joelho – Fora da Temporada
Adam Humphries (WR – Buccaneers) – Concussão
Luke Stocker (TE – Buccaneers) – Tornozelo
Spencer Long (C – Redskins) – Concussão
Earl Thomas (S – Seahawks) – Tibia – Fora da Temporada
Charles Johnson (CB – Panthers) – Coxa
Daryl Worley (CB – Panthers) – Concussão
Ryan Shazier (LB - Steelers) – Costas
Tyler Matakevich (LB - Steelers) - Ombro
Vontaze Burfict (LB - Bengals) - Cabeça
Joe Mixon (RB - Bengals) - Concussão
Adam Jones (CB - Bengals) - Virilha
Zach Ertz (TE - Eagles) - Cabeça
Alec Ogletree (LB - Rams) - Cotovelo
Matthew Stafford (QB - Lions) - Mão
Tyrod Taylor (QB - Bills) - Joelho
Tre'Davious White (CB - Bills) - Concussão
Jimmy Smith (CB - Ravens) - Tornozelo

 

 

Destaques da Semana

 

Ofensivo: Russell Wilson (QB – Seahawks)

Não queria colocar Wilson como destaque ofensivo, já que Bobby Wagner será o destaque defensivo, mas não teve como fugir do quarterback dos Seahawks. O que ele está fazendo essa temporada é mágico e o time dos Seahawks deixou de ser a Legion of Boom e o jogo terrestre e se tornou Wilson. Não me entendam errado, a defesa continua muito boa, principalmente o front seven, mas as performances do QB são impressionantes. No Sunday Night vimos mais uma delas e contra uma das defesas mais temidas da liga.
Colocar os números de Wilson aqui não faz sentido, para entender o que foi o jogo dele contra os Eagles, é preciso assistir os lances.

Menção honrosa: Joe Flacco (QB – Ravens), Alex Smith, Travis Kelce e Tyreek Hill (QB, TE e WR – Chiefs), Josh McCown (QB – Jets), Blake Bortles (QB – Jaguars), Marshawn Lynch (RB - Raiders)

 

Defensivo: Bobby Wagner (LB – Seahawks)

Complicado fugir do destaques dos Seahawks na rodada, pelo tamanho da vitória no Sunday Night, e Wagner deu show na defesa. Como é bom vê-lo jogar.
Durante a transmissão, Cris Collinsworth destacou que o linebacker ainda não errou 1 tackle em 2017, isso também não aconteceu contra os Eagles e estamos indo para a semana 14. Ele estava em todos os lugares do campo, além de chamar as jogadas defensivas. Foram 13 tackles totais, 2.5 tackles para perdas de jardas e um hit em Wentz.

Menção honrosa: Frank Clark (DE – Seahawks), Alec Ogletree (LB – Rams), Calais Campbell e Jalen Ramsey (DE e CB – Jaguars), Dean Lowry (DE - Packers) e toda a defesa dos Dolphins e Ravens  

 

Especialistas: Robbie Gould (K - 49ers)

Jimmy G, o bonitão, pode ter roubado o show, mas todos os pontos dos 49ers, incluindo o field goal para a vitória, saíram das pernas de Gould, ex-kicker dos Bears. A vingança é doce mesmo.

Menção honrosa: Justin Tucker (K – Ravens), Kyler Fackrell (LB – Packers) e Taysom Hill (QB – Saints)  

 

Calouro da Rodada: Jamaal Williams (RB – Packers)

Os Packers derrotaram os Bucs contando com seu jogo terrestre, liderado por Jamaal Williams (21 carregadas, 113 jardas e 1 TD) e boa performance da defesa e time de especialistas. Williams foi tão importante no jogo que ele teve mais jardas correndo com a bola, que Hundley teve passando (84).

Menção honrosa: Alvin Kamara (RB – Saints) e Cooper Kupp (WR - Rams)  

 

Mico da Semana: Rob Gronkowski (TE – Patriots) 

Tre'davious White estava marcando Gronk no lance. White fez a interceptação contra Tom Brady e, enquanto estava fora de campo, deitado no chão e de costas, Gronk se lançou contra sua cabeça. O TE explicou que fez isso por causa da frustração com as marcações das zebras (ele achou que White fez falta no lance da interceptação que não foi marcada), mas nada justifica a agressão. Até Bill Belichick usou palavras fortes para descrever o lance (bullshit).

 

Surra da Semana: Denver Broncos 9 x 35 Miami Dolphins

O time dos Broncos não é nada bom e isso ficou evidente no atropelo sofrido em Miami. Trevor Siemian foi horrível contra os Dolphins e lançou 3 interceptações, e o resto do time não tem respostas. Outro ponto negativo foi a defesa terrestre: Kenyan Drake correu bem com a bola. E pensar que os Broncos começaram a temporada 3-1 e Vance Joseph estava tendo a maior diversão de sua vida. Parece que isso está em um passado BEM distante.

 

Jogada Espetacular: Tarik Cohen (RB – Bears)

Muitos lances poderiam aparecer aqui essa rodada (Wentz e Wilson e recepções dos Jets, por exemplo), mas esse retorno de Cohen foi absurdo. Isso não pode acontecer na NFL dessa forma e aconteceu. Impressionante.

 

Clique aqui para todos os resultados da Semana 13.
Clique aqui para a classificação após a 13ª semana.

Comentar

Veja também: