Alvos do Draft 2016 – TE / FB

Cada vez mais envolvidos nas ações ofensivas como alvos de passes, alguns Tight Ends ascenderam como grandes armas da NFL. Formações que usam 2 Tight Ends são frequentes, já que por sua versatilidade, esses jogadores podem contribuir tanto no jogo aéreo, como no bloqueio ao jogo de corridas. Antes se procurava o jogador completo, agora os especializados em rotas a partir do SLOT ganharam espaço. Outro tipo que aparece como tendência é o COMBO, que age em certas situações também como Fullback. Na média, 1 Tight End é selecionado em cada primeiro round do Draft.  

TOP 4

1) Hunter Henry (Arkansas) É o candidato desta posição mais avançado tecnicamente. Habilidoso, sabe posicionar o corpo e consegue segurar bolas difíceis. Não é súper veloz, mas movimenta-se bem pelo campo em busca de explorar as zonas adversárias. Como 99% dos Tight Ends universitários, Hunter tem dificuldade em bloquear. Não é eficiente nesta função como tenho lido por aí. Para se consolidar na NFL precisará se dedicar. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/cssltYsOVmI   2) Jerrell Adams (South Carolina) Bom atleta que atuou em todas as posições possíveis ainda na HIGH SCHOOL até se firmar como Tight End. Impressiona ao tentar ganhar jardas após o passe recebido. Alto e com braços longos, poderá ser uma arma interessante na RED ZONE. Precisará ganhar massa muscular para se estabelecer como bloqueador e aprimorar as rotas corridas no jogo aéreo. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/8WZz9mQwH2s   3) Nick Vannett (Ohio St) Talentoso mas taticamente pouco desenvolvido. Faz tudo muito bem sem exatamente ser espetacular. Melhor bloqueador do que se imaginaria. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/SUeTa2Z4T1s   4) Austin Hooper (Stanford) Sem o tamanho ideal que os scouts procuram, Hooper pode cumprir uma função híbrida de TE / FB. Para isto precisará melhorar como bloqueador. No jogo aéreo está num estágio mais avançado que a maioria dos concorrentes, com bom entendimento de rotas e habilidade em "buscar a bola".    

O Coringa

Thomas Duarte (UCLA) Em tempos que Tight Ends clássicos são tão raros, por que não investir num quase Wide Receiver? Duarte é veloz, ágil e tem boa noção de rotas. Talvez seja o mais perigoso para lances de longa distância, que a NFL tanto procura hoje nesta posição, possibilitando MISMATCHES. Agora, para os times que procuram alguém capaz de ajudar no bloqueio, este descendente de Mexicanos e Japoneses não deve ser uma opção. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/l_fMwXRJNbM  

Evitaria Escolher

Bryce Williams (East Carolina) Muito lento, Williams foi um nome que apareceu cedo no processo, mas não me convence. Achei-o fraco no desenvolvimento de rotas e facilmente controlado pelos defensores. Precisaria se aprimorar não só taticamente como também ganhar bastante massa muscular. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/8_6l9Wqa8YY  

Alternativas

David Morgan (UTSA) – Possui bom tamanho e se destaca como bloqueador, o que é uma raridade. Não tem velocidade mas é mais habilidoso do que aparenta. Steven Scheu (Vanderbilt) – Atrapalhado pela performance ruim de seu Quarterback não pode exibir seu talento como desejado. Não é atlético, mas consegue se impor como recebedor.  

Merece Atenção

Temarrick Hemingway (South Carolina St) Vem de universidade pequena, mas mostrou-se atleticamente superior durante o COMBINE. Tem o biotipo certo e sabe usar o corpo para ganhar posicionamento. Óbvio que precisar se desenvolver como bloqueador e no entendimento de rotas. Ganhar massa muscular também seria recomendável. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/rHBjaSG9Qwk  

Outros Candidatos

Tyler Higbee (Western Kentucky), Henry Krieger Coble (Iowa), Jake McGee (Florida), Beau Sandland (Montana St), Ben Braunecker (Harvard), Darion Griswald (Arkansas St), David Grinnage (North carolina St),  Stephen Anderson (California), Ryan Malleck (Virginia Tech), Alan Cross (Memphis) e LaQuan McGowan (Baylor)     Posição quase extinta na liga, para entrar o segundo Tight End ou o terceiro Wide Receiver em campo, o maior candidato a deixá-lo é o Fullback. Porém eles são úteis para times que baseiam seu ataque no jogo de corridas, e fornecem “matéria-prima” para as unidades de especialistas. Fullbacks são maiores e mais pesados do que os Running Backs, devem ser destemidos e agressivos no bloqueio. Nenhum deles será draftado nos rounds iniciais.  

TOP 2

1) Dan Vitale (Northwestern) Bloqueador sólido (não podemos nos esquecer que esta é a função primária da posição). É capaz de contribuir também no ataque aéreo. Em 2015, anotou 4 TDs recebendo passes. Veja o video com seus Highlights durante o SENIOR BOWL: https://youtu.be/JeKI9mm_ZZY   2) Glenn Gronkowski (Kansas St) O caçula do clã Gronkowski parece ter a cabeça mais equilibrada que a estrela da família Rob (TE - Patriots). Se não possui nem sombra do talento do irmão, mostrou-se atlético o suficiente para brigar por seu espaço na NFL. Veja o video com seus Highlights: https://youtu.be/5-bvwHxK-xQ  

Alternativas

Devon Johnson (Marshall) – Além de bloqueador, pode contribuir correndo com a bola em situações específicas. Soma Vainuku (USC) – Por que não?  

Outros Candidatos

Chris Swainn (Navy), Quayvon Hicks (Georgia), Andy Janovich (Nebraska), Patrick Skov (Georgia Tech), Trevon Pendelton (Michigan St), Jeremy Seaton (Oklahoma St), Trayion Durham (Kent St) e Derek Watt (Wisconsin)    

Comentar

Veja também: