Coluna Tackles - Wildcard Weekend

Finalmente chegamos aos playoffs da NFL, mas a temporada regular acabou (e o fantasy também). Vamos direto aos jogos, que várias coisas precisam ser escritas aqui, além do que falamos no 10 Jardas no Ar dessa semana.

Mas antes de qualquer coisa, essa rodada de wild card deve ser uma das mais equilibradas da história da NFL (ou talvez toda essa offseason). O confronto mais desequilibrado dessa rodada é Eagles x Bears. Vou colocar uma imagem de um artigo sobre esse equilíbrio inédito nos playoffs dessa temporada:

Normalmente a média de chance da 1ª seed ganhar o Super Bowl é de 30%, esse ano é de apenas 21%, enquanto as chances dos times lá para baixo na imagem aumentaram. Esses playoffs prometem muito, e ontem conversando com o JP durante a gravação comentei não achar possível acontecer grandes lavadas. Essa imagem ajuda a ilustrar ainda mais esse pensamento. Vamos esperar que eu esteja certo.

Mais uma coisa bem legal sobre esses playoffs: é a primeira vez na história que todos os times de playoff da NFC ganharam o Super Bowl (Saints, Rams, Eagles, Bears, Seahawks e Cowboys). 
A AFC já fez isso em 2010 com Steelers, Patriots, Ravens, Chiefs, Jets e Colts. Essa temporada, Texans e Chargers nunca levantaram o troféu Lombardi.

 

Jogos:

Colts x Texans (sábado)
Jogos de playoffs entre times da mesma divisão sempre trazem algo a mais. Seguindo o que escrevi sobre o grande equilíbrio dessa temporada da NFL, Texans e Colts diviram os jogos na temporada regular, uma vitória para cada lado, conquistada na casa do rival, e os 2 jogos decididos por poucos pontos (37 a 34 para os Texans na prorrogação e 24 a 21 para os Colts). Acho que devemos esperar algo parecido para essa partida.
Ontem, durante a gravação do 10 Jardas no Ar, JP chamou a atenção para algo bem interessante: o confronto entre esses times na semana 4, que terminou com a vitória texana, ajudou as temporadas das duas equipes. Os Colts deixaram o jogo vivo até o final e lutaram com grande agressividade, e mesmo após a derrota, parece que a equipe percebeu que poderia ir mais longe do que apenas a reconstrução prometida para 2018, enquanto os Texans, que começaram a temporada com 3 derrotas seguidas, embalaram sequência de 9 vitórias seguidas, depois dessa partida. Muito estranho como esse jogo foi capaz de ajudar os 2 times a melhorarem no ano, isso não acontece normalmente.

Em campo, o grande duelo desse jogo é por conta da linha ofensiva dos Colts, com Quenton Nelson e companhia, contra a linha defensiva dos Texans, comandada por J.J. Watt e Jadeveon Clowney. Prestem muita atenção nisso.
Também será legal ver o desempenho dos principais WRs das duas equipes.

Jogão entre 2 times que se conhecem muito bem.

Seahawks x Cowboys (sábado)
O quanto Pete Carroll e Russell Wilson podem pesar para decidir esse jogo a favor dos Seahawks, e o quanto a empolgação da torcida e do time, e esse stilo Defensivo, ainda mais jogando em casa, podem pesar a favor dos Cowboys?
Essas perguntas me deixam muito na dúvida no que pode acontecer nessa partida, e assim como todas as outras ela também será bem equilibrada. A proposta de ataque dos dois times é bem parecida: corre com a bola primeira, para depois passar.
Dak terminou a temporada com um de seus melhores jogos em 2018, mas Amari Cooper deu uma bela esfriada, depois de algumas performances geniais (mesmo assim os espaços que ele abre continuam ajudando bastante o time). Nesse confronto a vantagem precisa ser de Russell Wilson, que teve aquele jogo genial contra os Chiefs (a defesa dos Cowboys é bem melhor).
No ataque terrestre, apesar dos Seahawks correrem muito com a bola, Zeke é bem mais talentoso que qualquer running back adversário, e a linha ofensiva texana também é melhor, se saúdavel. Vantagem para os Cowboys.

Talvez esse seja o jogo mais complicado para dar palpite nessa rodada (pelo menos pra mim), então minha preferência foi confiar no melhor técnico/quarterback do confronto, porém a defesa dos Cowboys, e esse ataque com Zeke, podem levar o jogo sem nenhum problema.

Chargers x Ravens (domingo)
Antes de mais nada, já falarei sobre o horário dessa partida. Os Chargers não devem estar felizes pelo horário que a NFL escolheu, já que vão entrar em campo as 10 horas da manhã da costa oeste dos Estados Unidos. Alguém consegue explicar a não existência do Sunday Night Football na 1ª rodada de playoffs da NFL? Isso também não faz o menor sentido.

Finalmente indo para dentro de campo, acho que esse pode ser o jogo mais desequilibrado dos playoffs. No jogo que vimos há pouco tempo entre Chargers e Ravens, Philip Rivers, que teve um dos melhores anos de sua ilustre carreira em 2018, foi completamente dominado. Parecia que ele era o calouro do jogo, e não Lamar Jackson. Se isso se repetir, no frio de Baltimore, os Chargers estão perdidos. No outro lado está o já citado Lamar Jackson, que vai para seu primeiro jogo de pós-temporada da NFL. O quanto isso pode pesar para o QB, ainda mais contra a defesa dos Charges, uma unidade competente e com jogadores capazes de grandes jogadas? Se tudo der errado para o quarterback, as coisas podem desandar bem rápido para os Ravens, que contam com esse estilo de jogo controlador, e que precisa jogar estando com a vantagem no placar.

Assim como todos os outros jogos dessa rodada, será bem interessante ver o que esses times aprenderam depois rever seu duelo na temporada regular. A única coisa fundamental para os Chargers (e para a maioria dos times da NFL) é NÃO TER TURNOVERS. Uma missão complicada contra uma das melhores defesas da NFL, mas que pode ser feita por Rivers e companhia.

Eagles x Bears (domingo)
Fecharemos a rodada com o duelo entre discipulos de Andy Reid (que está de folga na AFC vendo essa rodada pela televisão). Só esse fator já seria o bastante para tornar esse jogo BEM interessante, mas ainda teremos Nick "Big D" Foles contra os atuais "Monsters of Midway". Foles já conquistou a façanha de colocar os Eagles nos playoffs dessa temporada, mas será que ele pode ir mais longe ainda e derrotar essa defesa, em Chicago?
Seria uma história para sempre lembrada, e seria bem interessante ver o quanto isso afetaria seu futuro na NFL.
Pelo outro lado do confronto há o ressurgimento dos Bears para a relevância da NFL. Depois de andar nas sombras por muito tempo, a franquia foi capaz de dominar a NFC North, contra Aaron Rodgers e o poderoso Vikings, e entra nos playoffs com a melhor defesa dessa temporada, comandada por ninguém menos que Khalil Mack.
O duelo entre a linha ofensiva dos Eagles, com Jason Kelce e Lane Johnson, contra o front seven dos Bears é um dos que mais prometem nos playoffs inteiro. Assim como será bem legal assistir a dominante linha defensiva dos Eagles contra a boa linha ofensiva dos Bears, principalmente o confronto entre os irmãos Long.

Apesar do favoritismo dos Bears para a partida, esse jogo promete ser bem equilibrado, principalmente quando pensamos nos quarterbacks de cada time e quanto os técnicos se conhecem. Vai fechar a rodada de Wildcard com chave de ouro.

Comentar

Veja também: