DE OLHO NA NFL #1

por Rodolpho Pinheiro

Essa coluna tem como objetivo disseminar a discussão sobre assuntos relevantes da semana e do campeonato em si.

Comentem! Opinem! Discordem! Reclamem! A idéia é realmente bater um papo saudável com o máximo possível de pessoas sobre os temas aqui abordados.

 

1 – Giants, o que vocês estão fazendo?

 

Depois de uma temporada em que o time mostrou uma incrível evolução defensiva e conseguiu chegar aos playoffs, 2017 está sendo uma total bagunça para o time de Nova York, conseguindo campanha pior que seus companheiros de casa (Jets). Acho que ninguém previu isso.

Na semana passada chegamos ao cúmulo de colocarem Eli Manning no banco sob o argumento de que queria testar seus talentosos (sarcasmo) quarterbacks reservas, entre eles Geno Smith, velho conhecido dos nova-iorquinos.

Essa decisão gerou uma péssima imagem para a comissão técnica e direção, que desrespeitaram o grande símbolo da franquia nos últimos anos (atualmente divide atenção com Odell), inclusive porque acabou com a incrível sequência de jogos de Eli como titular.

Uma semana depois, os Giants trouxeram novas surpresas para as páginas de notícias: demitem o técnico Ben McAdoo e o General Manager Jerry Reese, além de voltarem com o papo de Eli Manning retornar ao seu posto de titular.

O teste da franquia com Geno liderando o ataque durou apenas 1 jogo (1 derrota)? O time que parecia pronto para brigar pelo SuperBowl em 2017 fracassou. Poderia dizer que uma melhora na linha ofensiva deixaria esse time bem competitivo para 2018, mas no momento é impossível afirmar se haverá qualquer continuidade nesse elenco, a começar pelas estrelas Eli e Odell, que atualmente têm futuros incertos.

 

2 – Algum time seria capaz de fazer o mesmo que os Vikings nessa temporada?

 

Qual time teria a capacidade de perder seu quarterback titular após a primeira semana da temporada (e o Sam Bradford jogou muito naquele jogo) e ainda sim jogar nesse nível que estamos vendo os Vikings?

Jogo corrido produtivo mesmo sem o calouro Dalvin Cook, defesa jogando em um nível absurdo (possivelmente a melhor defesa da NFL no momento) e o Case Keenum jogando em nível de ProBowl.

Sim, Case Keenum em nível de ProBowl, não escrevi errado. Quem diria? Contando com a incrível melhora da linha ofensiva, desempenho sensacional dos recebedores (Adam Thielen, meu filho, de onde você veio?) e muito cuidado com a bola, Keenum deixou para trás a péssima impressão da temporada passada e se coloca como um forte nome no mercado da Free Agent do ano que vem se os Vikings não renovarem seu contrato.

No momento os Vikings são seed 1 da NFC com vantagem no confronto direto contra Rams e Saints. Imaginem esse time indo para a pós-temporada com mando de campo e ainda com a possibilidade de jogar o SuperBowl em casa. Acho que poucos iriam querer bater de frente com eles.

 

3 – Até onde os Jaguars podem chegar com Blake Bortles?

 

Falando em defesas sensacionais, temos os Jaguars na briga pelo título da AFC South. Comandados por incrível desempenho da unidade defensiva, os Jaguars fizeram jogos memoráveis nessa temporada, ganhando com propriedade de fortes candidatos ao título.

Entretanto, os Jaguars também escorregaram para times um pouco mais fracos, e isso cai muito na conta de seu quarterback. O quanto se pode confiar em Blake Bortles para levar esse time adiante na pós-temporada?

O histórico de Bortles com turnovers não é nada bom, e essa é a maior preocupação da equipe. Essa temporada ele conseguiu lançar 2 interceptações após o two minute warning na partida contra os Chargers. Na ocasião o time saiu com vitória graças à defesa e porque apenas os Chargers conseguem perder um jogo desses.

Numa provável pós-temporada, haverá confiança no jogo de Bortles? Obviamente os adversários irão focar a marcação no jogo terrestre e deixarão a partida nas mãos QB irregular. Pensando pelo lado positivo, Bortles nunca perdeu um jogo de playoffs #BlakeBortlesFacts.

 

4 – Existe explicação para a queda dos Chiefs?

 

Os Chiefs começaram a temporada de forma arrasadora: 5 vitórias seguidas, incluindo uma na abertura do campeonato em cima dos Patriots fora de casa, Alex Smith sendo cotado para MVP e Andy Reid para técnico do ano por suas jogadas inovadoras e pela maneira como mudou o jeito de jogar de seu quarterback.

Desde então os Chiefs estão 1-6. Nessa sequência perderam para Bills e Giants, times que passavam por grandes turbulências internas. Cada derrota vinha de uma maneira diferente e por um motivo diferente.

Há algum tempo o jogo corrido não vem funcionando muito bem (cadê o Hunt das primeiras semanas?). O jogo aéreo que no início era explosivo voltou aos velhos tempos em que Alex Smith apenas lançava passes curtos. Falhas defensivas.

E quando finalmente o ataque fluiu, com Alex Smith mostrando contra os Jets a performance do início do campeonato, foi a defesa que jogou muito mal de novo. Josh McCown fez o que quis na secundária dos Chiefs. Vejam bem: Josh McCown. Sim, ele está fazendo a melhor temporada de sua vida, mas não era pra tanto né Chiefs?

Como se não bastassem esses problemas. A questão disciplinar voltou ao centro das atenções. Pela segunda vez no campeonato (já havia acontecido contra os Raiders), os Chiefs cometeram inúmeras faltas no final da partida que selaram a vitória do adversário. O que está acontecendo Andy Reid?

 

 

Comentários

1 - Dá a entender que John Mara deu aval para Ben McAdoo agir da forma que agiu e, diante da repercussão horrenda que teve a ida de Eli para o banco, demitiu o Head Coach e o GM imediatamente (o que já era esperado que ocorresse após o término da temporada), tentando se eximir de culpa.

2 - Campanha espetacular do Vikings, talvez o que já tenha ocorrido que chegue mais perto são os Cowboys do ano passado que, após perder Tony Romo pra lesão, contou com campanhas espetaculares de seus QB e RB calouros.

3 - Realmente, os Jaguars tem uma equipe extremamente forte, especialmente a defesa, mas Bortles é o ponto fraco da equipe. Se não cedesse tantos turnovers, poderia levar a equipe longe apenas não atrapalhando. Infelizmente, com ele, a equipe não deve chegar à final da conferência.

4 - Aqui, acho que a principal explicação é a extrema queda de rendimento de Karem Hunt, que deixou o jogo dos Chiefs ainda mais previsível.

1 - Mas o Mara achou que colocar o QB ídolo da franquia no banco não fosse gerar repercussão nenhuma? Muita ingenuidade.

2 - Sim, boa comparação. A diferença é que os Vikings têm uma defesa bem mais forte que pode levar eles ainda mais longe nos playoffs.

3 - Queria ter a oportunidade de ver essa agressiva defesa dos Jaguars contra Tom Brady e companhia.

4 - Sim ele ciau, mas não vejo apenas como culpa do Hunt. A piora no desempenho da OL contribuiu para a queda dele também. E a defesa está com problemas desde o início do campeonato. Essa falta de ajustes cai na conta do técnico.

Esse time do Vikings está lembrando o Ravens de 2012 campeões do superbowl 47.
A diferença é que os Vikings já estão jogando muito na temporada regular e os Ravens subiram o nível nos play offs. mas em ambos os times temos uma defesa assustadora e um QB que está jogando o melhor futebol da carreira Flacco na época e Keenum agora.

Comentar

Veja também: