DE OLHO NA NFL #7
Essa coluna tem como objetivo disseminar a discussão sobre assuntos relevantes da semana e do campeonato em si.
Semana passada falei dos pontos-chaves das partidas dos playoffs e do futuro de Alex Smith.
Dessa vez, aproveitando essa rodada espetacular de playoffs e a chegada das finais de conferência, vou falar um pouco dos quatro times sobreviventes no campeonato e quais desafios terão de enfrentar para chegar ao tão sonhado Super Bowl.
1 – Os Jaguars serão capazes de derrubar os Patriots em Foxborough?
Muito se falou nesse ano da futura final da AFC entre Patriots e Steelers. Entretanto, os Jaguars derrubaram o time de Pittsburgh e viajarão para New England enfrentar Tom Brady e companhia.
Outro assunto que também muito se comenta é uma suposta “receita” para vencer Tom Brady. Bem, pelo visto, essa receita não é muito fácil de ser executada. Mas vejam só vocês, os Jaguars têm os ingredientes para fazer isso: pass rush espetacular para pressionar Brady e secundária capaz de gerar turnovers.
Por outro lado, os Patriots não dominam a AFC por quase 2 décadas apenas por causa de Brady. Bill Belichick é mestre em preparação para jogos e conhecido por focar (e conseguir parar em muitas ocasiões) o que o adversário tem de mais forte.
Nesse caso, certamente o foco estaria no jogo corrido dos Jaguars. Embora essa seja uma das fraquezas dessa defesa, partida passada conseguiram limitar os Titans a poucas jardas terrestres. Belichick e Matt Patricia precisarão repetir a dose.
Sem o jogo corrido funcionando os números de Blake Bortles pioram. Contra os Steelers viu-se Bortles abusando do play action para avançar em campo. Precisarão de Leonard Fournette saudável nessa partida para fazer o mesmo.
A experiência pode pesar nessa partida. Belichick e Brady já estiveram nessa situação inúmeras vezes, enquanto do outro lado Bortles e Doug Marrone estarão em sua primeira final de conferência.
Entretanto, não prevejo jogo fácil para os Patriots. Jogando em seu melhor nível, os Jaguars têm talento para efetuar uma boa partida contra New England e podem sair com a “surpreendente” vitória. Como diria o perfil @BortlesFacts no Twitter: Blake Bortles nunca perdeu uma partida de playoffs.
2 – O que esperar do duelo de QBs reservas na Philadelphia?
Bem, embora tenha colocado no título “duelo de QBs”, talvez essa partida não seja decidida apenas pela qualidade dos quarterbacks, ainda que possam ter papéis fundamentais no jogo (não por outro motivo essa é a posição mais importante em campo).
Primeiro, esse jogo é na Philadelphia, onde provavelmente a temperatura estará muito baixa e a partida será disputada em um estádio aberto. Dito isto, provavelmente veremos a importância do jogo de corrida ser ainda maior, principalmente pelo lado dos Eagles, com seu “comitê” de running backs e por terem menos confiança em Foles do que os Vikings têm em Keenum.
Os Eagles bateram os Falcons no sábado em uma partida apertada e de placar baixo. Deram sorte em alguns lances (como naquela quase interceptação) e tiveram grande ajuda da defesa para limitar o ataque de Atlanta. O tempo todo pressionaram o QB adversário.
Entretanto, o maior destaque vai para o desempenho da linha ofensiva de Philadelphia. Os jogadores de frente dominaram a partida e, principalmente no segundo tempo, foram fundamentais para a entrada em ação do mencionado jogo corrido dos Eagles, que viraram o jogo com alguns field goals e gastaram o relógio.
No próximo confronto a linha ofensiva será ainda mais importante. Os Vikings possuem fortíssima linha defensiva e podem pressionar Foles, o que Atlanta não foi capaz. Além disso, são ótimos também parando o jogo corrido. Esse duelo de trincheiras promete.
Por outro lado, Keenum também não terá vida fácil. Os Eagles têm linha defensiva de dar inveja e podem complicar a vida do QB dos Vikings, cuja linha ofensiva começou a permitir mais pressão do que o normal no final da partida contra os Saints, mas Keenum provou de novo esse ano porque foi mantido como QB titular da equipe e foi fundamental nos 2 drives finais que selaram a vitória contra New Orleans (ai meu coração).
-----------------------------
Acham que Bortles vai conseguir bater de frente com Brady? O que esperam do duelo de Foles e Keenum?
Comentem! Opinem! Discordem! Reclamem! A ideia é realmente bater um papo saudável com o máximo possível de pessoas sobre os temas aqui abordados.
Comentar