Punts – Snap
SNAP é o lance inicial de cada jogada, quando o Center passa a bola aoQuarterback, por entre as pernas, ou a atira para trás quando a formação ofensiva é o SHOTGUN.
Após a definição de qual será a próxima jogada, os jogadores vão para seus posicionamentos iniciais para colocar a bola em jogo, o que acontecerá do ponto do campo onde a última jogada terminou, chamado Linha deSCRIMMAGE.
Vamos então a algumas regras e estratégias para o momento do SNAP.
Regras
Para a jogada ser válida pelo menos 7 jogadores ofensivos têm que se posicionar na linha de SCRIMMAGE. Normalmente os 5 da linha ofensiva, mais o Tight End e 1 Wide Receiver.
Após entrarem esse posicionamento, ninguém pode fazer movimentos bruscos, ou o time é penalizado com recuo de 5 Jardas (FALSE START).
No caso da linha ofensiva, uma vez que o jogador coloque a mão no chão, ele só pode retirá-la após o SNAP da bola. Os juízes ficam muito atentos também ao movimento da cabeça destes jogadores.
Os demais jogadores devem se posicionar a pelo menos 1 Jarda doSCRIMMAGE, e apenas é permitido que 1 deles se movimente antes do SNAP.
PRE SNAP
Antes da bola entrar em jogo, o Quarterback começa uma contagem para indicar o momento do SNAP.
Isso dá ao time alguns instantes de vantagem em relação à defesa, que não sabe o momento certo do SNAP.
Outra razão é enganar a defesa, induzindo-a a uma movimentação antes do tempo, que pode ser uma falta (OFFSIDE), ou apenas denunciar o tipo de marcação que usarão.
Neste momento, o QB ainda pode alterar o tipo de proteção que a linha ofensiva vai colocar em prática, ou até mesmo alterar a jogada para alguma outra pré-combinada (AUDIBLE).
A contagem é bem simples, envolvendo números, termos e alguns sons marcantes.
O som mais famoso é o HUT, e o SNAP pode ser combinado para ser feito após qualquer coisa, por exemplo: após o QB falar HUT 2 vezes.
Outra estratégia antes do SNAP é a movimentação de algum jogador que não está posicionado na linha SCRIMMAGE. Por exemplo: um Wide Receiverpassando do lado esquerdo pro direito da linha ofensiva.
Isto tem 2 objetivos. O primeiro é confundir a marcação adversária, dando aoWR mais espaço. O segundo é descobrir qual esquema de cobertura a defesa está usando para defender aquela jogada.
Normalmente se o defensor à frente do WR que se movimentou, não o acompanhar para o outro lado, a marcação que vai ser usada é a por Zona(isto será tema do próximo POST da série PUNT).
Contagem Silenciosa
A torcida tenta ao máximo atrapalhar a contagem do SNAP do time adversário.
Em certos estádios fechados como o de Indianapolis, ou mesmo abertos comoSeattle, isso pode ser um problema sério.
A solução é a chamada contagem silenciosa.
Nela o Center tem que prestar atenção em alguns movimentos doQuarterback. A chave para o SNAP pode ser quantas vezes o QB levanta a perna esquerda por exemplo.
Uma outra forma é com o QB dando um leve tapa nas costas (ou bunda) doCenter.
Por sua vez, cada Guard segura na mão do Ofensive Tackle ao seu lado, e a solta assim que perceber o SNAP.
LONG SNAP
Nos lances de PUNT e FIELD GOAL a técnica do SNAP é diferente, com a bola sendo lançada mais atrás do que acontece na formação SHOTGUN.
Nestes momentos, um jogador do time de especialistas, o Long Snapper, substitui o Center para executá-lo.
Isso porque qualquer erro neste tipo de SNAP pode ser fatal para o time, custando pontos valiosos.
Clique aqui para vídeo com exemplos de péssimos SNAPs, além de zoação com o movimento de entrega da bola.
Comentar