First Down - Semana 05 de 2019

 

Post semanal com aperitivos para apreciarmos na rodada que começa.

 

Abre a Rodada

Los Angeles Rams @ Seattle Seahawks

 

Já vimos grandes batalhas entre esses 2 times recentemente. A imagem que não sai da cabeça é Aaron Donald (DT - Rams) perseguindo Russell Wilson (QB - Seahawks).

O vencedor da NFC do ano passado vinha enfrentando problemas para recolocar o ataque no ritmo avassalador que nos acostumamos. Após a derrota para os Buccaneers, ligaram também o alerta defensivo. Jared Goff (QB - Rams) precisará tomar mais cuidado com a bola nesse jogo.

Sabemos que Seattle é capaz de gerar os TURNOVERs defensivos, mas assim como Tampa, conseguirá abrir o repertório do ataque aéreo para explorar os espaços deixados pelos Rams?

 

 

Rivalidade à Flor da Pele

Green bay Packers @ Dallas Cowboys

 

Primeira vez que coloco aqui uma rivalidade fora das fronteiras das divisões. Packers e Cowboys disputaram recentes expressivas partidas de PLAYOFFs e, fora dos campos, competem pelo fascínio dos torcedores de todo o país. Seus braços de torcida se alongam bem fora das regiões onde se localizam os times.

Ambos vêm de derrotas a se lamentar. Green bay em casa contra um desfalcado Philadelphia. Dallas lutava pelo prestígio de melhor time da NFC contra os Saints sem Drew Brees (QB).

Fora as estrelas dos ataques, podemos ter mais uma formidável batalha defensiva. Acho a unidade dos Cowboys mais completa, porém a dos Packers vem evoluindo e é bastante agressiva.

Seguem os dados desse confronto:

Último jogo: Packers 35 x 31 em Dallas

Record nos 5 jogos anteriores: 4 vitórias dos Packers / 1 vitória dos Cowboys

Na história: 15 vitórias dos Packers / 13 vitórias dos Cowboys / 0 empates

 

 

Assunto Quente

HCs estreantes

 

Sei que é cedo para julgar. Todavia não pega bem para a classe 2019 de HCs estreantes 5 dos 8 estarem sem vitória alguma no campeonato.

Treinadores precisam de tempo para instalar suas idéias e práticas, mas tempo é algo escasso na atual sociedade. Nos últimos anos temos visto treinadores serem demitidos após apenas 1 temporada no comando. Misto dessa nova era, com certa coragem das organizações de admitirem erros, sem prolongar a experiência de ter alguém incapacitado no comando dos times. Ainda assim, não é tão simples chegar a essa conclusão em tão pouco tempo.

Dos 3 HEAD COACHEs que já venceram, Freddie Kitchens (Browns) e Matt LaFleur (Packers) ainda geram receio nas torcidas. Chegar aos PLAYOFFs ainda em 2019 faria bem a continuidade de seus trabalhos.

Muitas dessas caras novas são jovens (a maioria ex coordenadores ofensivos), contratados pela perspectiva de modernização esquemática e novos conceitos de relacionamento, apropriados para uma geração de jogadores com a cabeça diferente. Já Bruce Arians (Buccaneers) era o nome mais laureado e vem mostrando que sua experiência pode ser um fator a ser mais valorizado.

 

 

 

Quarterback no Holofote

Deshaun Watson (Texans)

 

Já começam a se levantar vozes defendendo a tão criticada linha ofensiva dos Texans, sobre a quantidade de hits sofridos por Watson.

Há tempos que venho colocando na conta dos Quarterbacks a responsabilidade de evitar o pass rush. Watson de fato, por estilo, prende a bola por mais tempo que a média, "convidando" os defensores adversários.

Mas a resposta não é assim preta ou branca. É uma mistura da habilidade do QB em evitar a pressão, competência da linha ofensiva e também o esquema de jogo. Passes rápidos envolvem planejamento para acontecerem e manter o time perigoso. Então não podemos tirar a parcela de culpa de Bill O'Brien (HC).

Com armas verticais à disposição, sei que é tentador para Watson buscá-las em posição de BIG PLAYs, mas ele precisa balancear suas ações.

 

 

 

Proteger o Mando de Campo

Tampa bay Buccaneers @ New Orleans Saints

 

Teddy Bridgewater (QB) e os Saints vêm segurando a barra na ausência de Drew Brees (QB). Dessa vez, iniciaram a série de jogos dentro da divisão. A NFC SOUTH está perigosa, com 2 times apontando ameaçar o favoritismo de New Orleans.

Um deles é Tampa, adversário da rodada, que vem de vitória empolgante sobre o atual campeão da conferência, na qual colocaram 55 pontos no placar. Conseguirão atrapalhar a vida dos donos da casa?

Ano passado, tive a oportunidade de conhecer o SUPERDOME em viagem do TOUR 10JARDAS e presenciar a incrível energia que a torcida passa ao time. É um estádio complicado para os visitantes.

 

 

MATCHUP Imperdível

Khalil Mack (DE - Bears) x Trent Brown (OT - Raiders) & Kolton Miller (OT - Raiders)

 

O homem (ou monstro?) deve estar contando os segundos!

1 ano depois de ser negociado pelos Raiders, que não queriam (ou não tinham os recursos) para renovar seu contrato, Mack já terá a oportunidade de mostrar o quanto estavam errados.

Para chegar até Derek Carr (QB - Raiders), ele se movimentará de lado a lado do exterior do bloqueio. Hora enfrentando Trent Brown (OT) pelo (seu) lado esquerdo, jogador contratado a peso de ouro depois de boa temporada pelos Patriots, ou então Kolton Miller (OT), escolha de 1º round do DRAFT 2018, pela direita.

Sorte do povo londrino, que poderá presenciar essa batalha.

 

 

Joga ou não Joga?

Stefon Diggs (WR - Vikings)

 

Prova de que os jogadores (de prestígio) estão mais cientes do quanto podem interferir em suas carreiras, pela segunda semana seguida coloco aqui alguém insatisfeito com seu atual time.

Diggs não veio à público com demanda de troca, mas internamente vem demonstrando insatisfação com os Vikings. Não treinou na quarta-feira e pode decidir não entrar em campo Domingo.

Minnesota afirma que não deseja negociar seu recebedor. Mas sabemos que essas coisas são fluídas. Na boataria, os Patriots aparecem como destino mais provável do Wide receiver.

 

Comentar

Veja também: