First Down - Semana 07 de 2019

 

Post semanal com aperitivos para apreciarmos na rodada que começa.

 

Abre a Rodada

Kansas city Chiefs @ Denver Broncos

 

Quem ganhou as 2 últimas e quem perdeu seus 2 jogos? Não quem primeiro viria à mente.

Enquanto o ataque dos Chiefs sofre com desequilíbrio, a defesa dos Broncos parece estar se acostumando com o sistema de Vic Fangio (HC). Em especial a linha secundária mostrou evolução. Tomara que Patrick Mahomes (HC) esteja melhorando fisicamente, para podermos ver o tipo de performance que tanto encantou.

O caminho para o ataque dos Broncos é bem evidente: correr com a bola, correr mais uma vez e correr de novo.

 

 

Rivalidade à Flor da Pele

Houston Texans @ Indianapolis Colts

 

Uma rivalidade (de não tanto tempo) desbalanceada. Os Colts sob a liderança de Peyton Manning (QB) quase não perdia para os Texans. A freguesia voltou a se confirmar nos PLAYOFFs do ano passado com Andrew Luck (QB), quando, como visitantes, deu novamente Indianapolis.

Mesmo numa derrota, considero o jogo do ano passado em que Frank Reich (HC - Colts) optou por tentar a vitória, ao invés de garantir o empate, a virada competitiva dessa nova fase da equipe.

A partida dessa rodada pode encaminhar Houston para vencer a divisão, mesmo tão cedo, ou embolar tudo. Vamos ver então como fica essa rivalidade, agora com Jacoby Brissett (QB - Colts) x DeShaun Watson (QB - Texans).

Seguem os dados desse confronto:

Último jogo: Colts 21 x 7 em Houston, valendo por PLAYOFFs

Record nos 5 jogos anteriores: 3 vitórias dos Colts / 2 vitórias dos Texans

Na história: 26 vitórias dos Colts  / 8 vitórias dos Texans / 0 empates

 

 

Assunto Quente

Arbitragem

 

A rodada passada foi marcada por casos controversos de arbitragem em Kansas city, Cleveland, no Arizona e, principalmente, Green bay. As críticas não são fato novo, porém o desgosto com resultados considerados injustos pode afastar público dos estádios / televisão.

É algo que a NFL deve tomar cuidado. Dá tempo ainda de agir em cima do campeonato 2019?

Algumas coisas sim, como ênfases. Vimos logo nas rodadas iniciais um tweet de Tom Brady (QB - Patriots) ter influência sobre menos HOLDINGs ofensivos assinalados. Novas faltas devem sofrer vista grossa, desde que usado bom senso.

Já o desejo de boa parte dos treinadores de colocarem um juiz no estádio com acesso imediato aos vídeos (SKY JUDGE), por questão de procedimento, só poderia ter início em 2020.

A questão uso da tecnologia / andamento das partidas é uma discussão longa, que se espalha por quase todos os esportes. Estamos vendo pelos pedidos de revisão de interferência nos passes, fato novo de 2019, que nada é simples.

 

 

Quarterback no Holofote

Dak Prescott (Cowboys)

 

Parece há tanto tempo atrás aquele início fulminante de Dallas... Mas tem só 3 semanas.

Em meio à toda conversa sobre renovação contratual e má fase do time como um todo, encontrará com Carson Wentz (QB - Eagles), rival de divisão e corrida monetária.

As performances dos 2 sempre serão analisadas em paralelo. Será mais uma amostra para a torcida dos Cowboys gritar por sua permanência a longo prazo ou por iminente reposição!

 

 

 

Proteger o Mando de Campo

Minnesota Vikings @ Detroit Lions

 

Nem sempre a torcida dos Lions é positivamente participativa. Como está o ânimo agora, depois da ducha de água fria em Green bay?

Ainda têm chance no campeonato, mas numa divisão tão complicada, não podem perder para os rivais diretos em casa. Ainda têm os 3 compromissos como mandantes.

O adversário inicial será Minnesota, que parece ter encontrado seu melhor equilíbrio ofensivo.

 

 

MATCHUP Imperdível

Russell Wilson (QB - Seahawks) x Earl Thomas (S - Ravens) 

 

Dois velhos conhecidos, que por tantos anos treinaram um contra o outro em Seattle. A quem o conhecimento prévio mais ajudara no Domingo?

Não faltará motivação a Thomas, para atrapalhar a vida de seu ex-time. Ele agora joga numa função diferente da que nos acostumamos, alternando entre o fundo do campo e a proximidade à Linha de Scrimmage.

Podemos até ver contato direto entre os 2 ex-companheiros.

 

 

Joga ou não Joga?

Saquon Barkley (RB - Giants)

 

Impressionante a rapidez que Barkley se recuperou e deve estar em campo contra os Cardinals. Talvez até pudesse ter participado da partida contra os Patriots, mas a prudência falou mais alto.

Ao rever o lance em que saiu contra os Buccaneers, a impressão era que ficaria por muito mais tempo de "molho".

Seu time precisa muito dele em campo, para abrir espaços na cobertura defensiva para o calouro Daniel Jones (QB) ter leituras mais claras. Parece distante, mas os Giants estão a poucos passos dos líderes da NFC EAST.

 

Comentar

Veja também: