Perfil HEAD COACH 2021 – pt.1

7 times terão novos HEAD COACHEs para a temporada 2021. Por conferência: 4 deles da AFC e 3 da NFC.

Destes somente 1 já tiveram experiência anterior como HEAD COACH na NFL, mesmo assim como interino. 

Background: (5) ataque / (2) defesa.

Quebrei a análise em 2 posts. Vamos aos primeiros 4 nomes:  

 

 

Houston Texans

David Culley

Idade : 65 anos
Carreira como jogador : Quarterback em Vanderbilt

 

Tá vendo! Às vezes a chance da pessoa aparece quando ninguém mais espera.

Culley passou quase vinte anos como treinador na NFL em semi-anonimato e de repente: HEAD COACH.

Trabalhou com Wide receivers e jovens Quarterbacks nos últimos anos. A dúvida agora é quem será o QB de seu time. Terá algum impacto na decisão de DeShaun Watson?

Terá no seu staff Pep Hamilton (ex coordenador ofensivo Colts) que ganhou destaque pelo trabalho com o calouro Justin Herbert (QB) nos Chargers, bem como toda a experiência de Lovie Smith (ex HC Bears e Buccaneers) para comandar a defesa. Tomara que seu estilo defensivo esteja atualizado para o atual cenário da NFL.

 

 

Jacksonville Jaguars

Urban Meyer

Idade : 56 anos
Carreira como jogador : Safety em Cincinnati  

 

Se nunca esteve na NFL, experiência como HC no College Football não lhe falta, acumulando 3 títulos nacionais no currículo. Ainda assim, seu nome causa controvérsia, por decisões estranhas extra-campo.

Foi um dos pioneiros no SPREAD OFFENSE, primeiro em Utah com Alex Smith como Quarterback, depois em Florida com Tim Tebow e Ohio State com vários QBs que chegaram à NFL.

Em Jacksonville, receberá como presente Trevor Lawrence, talvez o Quarterback de maior reputação a chegar no DRAFT desde Andrew Luck (Colts). Caberá a Meyer, montar e desenvolver a estrutura certa para SUNSHINE brilhar.

Montou uma comissão técnica com gente experiente no ataque como Darren Bevell (ex coordenador Lions e Seahawks) e Brian Schottenheimer (ex coordenador Seahawks e Jets). Confiou a defesa ao respeitado Joe Cullen, que por último treinava a linha defensiva em Baltimore.

 

 

Los Angeles Chargers

Brandon Staley

Idade : 38 anos
Carreira como jogador : Quarterback em Dayton (Divisão II)  

 

A carreira mais meteórica entre os contratados desse ano!

Após um tempinho treinando no College, passou 2 anos na comissão dos Bears sob a tutelagem de Vic Fangio e seguiu com ele para Denver. Após 1 ano, foi pinçado pelos Rams como coordenador defensivo, onde fez baita trabalho e entrou no radar para esse ciclo de contratações de HC.

Assumirá nos Chargers um elenco com talento na defesa, mas, talvez, sem as peças exatas para remontar o modelo que usou no outro time de Los Angeles.

Para cuidar do desenvolvimento de Justin Herbert (QB), optou por Joe Lombardi (neto do HOMEM), que por anos trabalhou em New Orleans com Sean Payton (HC) e Drew Brees (QB), porém teve uma passagem conturbada como coordenador em Detroit.

 

 

New York Jets

Robert Saleh

Idade : 42 anos
Carreira como jogador : Tight End em Northern Michigan

 

Um dos coordenadores de maior visibilidade dos últimos 2 anos na NFL terá sua chance como HEAD COACH. Ele é o 1º muçulmano a alcançar esse cargo.

É inegável a eficiência da defesa que montou em San Francisco, quase intransponível no ano que foram ao SUPER BOWL e ainda eficiente em 2020, quando esfacelada por lesões. Sua energia contagiava a unidade, organizada no sistema que ficou famoso em Seattle, com PASS RUSHERs agressivos, Linebackers versáteis e cobertura em zona COVER-3.

Nos Jets, os desafios são múltiplos, desde criar uma estrutura de mentalidade vencedora, moldar o elenco defensivo ao que seu sistema precisa e, principalmente, identificar o Quarterback ideal.

Ele estará pessoalmente envolvido na unidade defensiva e selecionou para cuidar do ataque Mike LaFleur, irmão do HC dos Packers Matt LaFleur, de quem é padrinho de casamento.

 

Comentar

Veja também: