Punts – É Falta!

O futebol americano tem inúmeras regras para organizar o jogo, algumas bem obscuras.

Quando os árbitros atiram um lenço amarelo no campo, quer dizer que algum dos times cometeu uma irregularidade e será punido. Caso os 2 times tenham agido irregularmente no mesmo lance, as faltas se anulam.

O objetivo deste POST é relacionar as penalidades mais freqüentes, que influenciam o andamento da partida.

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FALTAS CONTRA A DEFESA

As faltas mais comuns que podem ser marcadas contra os jogadores de defesa envolvem movimentações ilegais e contato físico irregular.

Antes do SNAP, nenhum jogador de defesa pode ultrapassar a linha de SCRIMMAGE ou tocar em jogadores do ataque adversário. Estas faltas chamam-se respectivamenteOFFSIDE e ENCROACHMENT, e são penalizadas com 5 jardas de avanço para o time de ataque, além de renovar automaticamente uma nova série de DOWNS.

Nem todo contato físico é permitido, e apesar do uso das mãos ser fundamental para o TACKLE ou para se desvencilhar de algum bloqueador, nenhum jogador (ataque ou defesa) pode agarrar o adversário impedindo seu movimento. Esta falta é o HOLDING, e quando marcada contra a defesa dá ao adversário 5 Jardas.

Outras penalidades:

12 ou mais jogadores em campo no momento do SNAP – 5 jardas

TRIPPING – dar uma “rasteira” no adversário – 10 jardas

FACEMASK – puxar o adversário pela grade do capacete – 15 jardas

HORSE-COLLAR – puxar o adversário pela parte de trás da camisa, derrubando-o para trás – 15 jardas

dar um TACKLE usando o capacete diretamente contra o jogador – 15 jardas

Interferência no passe, como visto no POST: Coberturas defensivas

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FALTAS CONTRA O ATAQUE

As penalidades contra os jogadores de ataque resultam em recuo no campo, dificultando o time a avançar as 10 JARDAS necessárias para uma nova série de DOWNS.

Vamos às principais:

DELAY OF GAME – o time levou mais do que 40 segundos para iniciar a nova jogada – 5 jardas

FALSE START – algum jogador que estava posicionado na linha de SCRIMMAGE, movimentou-se antes do SNAP – 5 jardas

ILLEGAL MOTION – mais de 1 jogador posicionado fora da linha de SCRIMMAGE, movimentou-se antes do SNAP – 5 jardas

12 jogadores ofensivos presentes no HUDDLE – 5 jardas

jogador que recebeu o passe tinha pisado fora do campo – 5 jardas

jogador da linha ofensiva recebeu o passe – 5 jardas

passe à frente feito após o jogador ter ultrapassado a linha de SCRIMMAGE – 5 jardas

HOLDING – jogador agarrou com as mãos o adversário, impedindo sua movimentação – 10 jardas

chutar ou empurrar a bola, intencionalmente, para ganhar jardas de avanço (Ver POST: Passe completo) – 10 jardas

bloqueio ilegal, atingindo o adversário abaixo da cintura – 15 jardas

INTENTIONAL GROUDING – QB se livra da bola irregularmente, quando pressionado pela defesa (ver POST: Passe completo) – 10 jardas

 

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CONDUTA ANTI-DESPORTIVA

Algumas faltas são geradas por mal comportamento, quando ocorrem, o time (defesa ou ataque) é penalizado em 15 jardas:

atingir o adversário fora de campo ou com a jogada já encerrada.

uso de força excessiva e desnecessária

socos ou chutes

PILLING – saltar sobre uma pilha de jogadores no chão, com a jogada já encerrada

atingir o QB, K ou P após o passe ou o chute ser realizado

simulações de falta

TAUNTING – provocar o adversário com palavras ou gestos ofensivos

comemorações excessivas

retirar o capacete estando ainda dentro de campo

ÁRBITROS

Cada partida tem 7 árbitros para conduzi-la, com responsabilidades próprias.

O árbitro principal chama-se REFEREE, cabe a ele a decisão final de cada jogada, e o anúncio de cada marcação por microfone, para que todos no estádio ou pela TV saibam o que foi marcado. Cabe a ele também determinar o local exato onde a bola estava no fim de cada lance.

Em cada lateral do campo ficam 2 árbitros. Na linha do SCRIMMAGE, para determinar movimentos ilegais e no fundo do campo, observando contatos ilegais.

Ainda no fundo do campo pelo centro fica um outro, também procurando ilegalidades.

O último árbitro, chamado UMPIRE tem a função de controlar o combate entre as linhas ofensivas e defensivas. Até esta próxima temporada, ele ficava pelo centro, a 5 jardas da linha de SCRIMMAGE no campo de defesa, bem no meio da ação! Resultado: 3 deles tiveram algum tipo de traumatismo craniano e 2 quebraram a perna. Este ano ficarão no campo de ataque.

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REPLAY

Jogadas controversas são revistas por imagens de TV, sob as seguintes condições.

Cada HEAD COACH tem o direito a pedir 2 revisões por jogo. Para sinalizar o pedido, ele atira um lenço vermelho no campo, antes da próxima jogada começar.

O REFEREE então tem 1 minuto para rever o lance, via um monitor que passa as mesmas imagens da transmissão pela TV, podendo reverter a marcação inicial, desde que as imagens não deixem qualquer dúvida quanto ao erro na decisão.

Caso o REFEREE conclua que a decisão inicial estava correta, o HEAD COACH que solicitou a revisão perde o direito a 1 TIMEOUT.

Algumas marcações não podem ser revistas, principalmente as que tinham interrompido a seqüência da jogada.

Dentro dos 2 minutos finais do jogo e antes do HALFTIME, os treinadores não podem atirar o lenço vermelho, e qualquer lance duvidoso é revisto por pedido de uma comissão de arbitragem que acompanha a partida.

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