Punts – Goal Line
O objetivo maior do futebol americano é avançar com a bola até a END ZONE adversária, marcando um TOUCHDOWN.
A medida que o time de ataque vai se aproximando da END ZONE, as estratégias ofensivas e defensivas precisam considerar o espaço de campo mais reduzido.
.
RED ZONE
Quando o time de ataque fica a menos de 20 jardas do objetivo final, diz-se que ele chegou na RED ZONE.
Muitos times tornam-se conservadores ao alcançar esta faixa do campo, por já ser uma boa posição de FIELD GOAL, anotando 3 pontos no placar, no caso da progressão com a bola terminar.
Porém a diferença entre 7 e 3 pontos, pode ser a diferença final do placar, e geralmente os times que têm mais sucesso dentro da RED ZONE, são os que avançam nos PLAYOFFs.
Vejam os melhores e o pior da RED ZONE em 2009:
TOP 3
Arizona Cardinals – 54 tentativas, 38 TDs e 10 FGs – 88.9% aproveitamento / 70.4% TD
Indianapolis Colts – 53 tentativas, 35 TDs e 12 FGs – 88.7% aproveitamento / 66.0% TD
Minnesota Vikings – 69 tentativas, 43 TDs e 17 FGs – 87.0% aproveitamento / 62.3% TD
Pior
Buffalo Bills – 38 tentativas, 12 TDs e 21 FGs – 86.8% aproveitamento / 31.6% TD
Abaixo está uma jogada tirada do PLAYBOOK do San Diego Chargers, procurando o TOUCHDOWN à média distância:
Phillip Rivers (QB) dos Chargers tem a sua disposição para o passe, alguns jogadores altor comoVincent Jackson (WR) e Antonio Gates (TE).
Neste caso, o time entrará numa formação ofensiva com 3 WRs, concentrando 2 deles + o RB no lado esquerdo como “isca” para a defesa. O objetivo principal vai ser Vincent Jackson no fundo direito da END ZONE, através de um passe alto, aproveitando sua vantagem de altura em cima doCB. Caso ele não tenha conseguido um bom posicionamento, Antonio Gates é a alternativa pelo meio.
.
GOAL LINE – Ataque
Quando o time de ataque chega dentro das 5 jardas finais do campo, chama-se GOAL LINE OFFENSE.
O menor espaço de campo para executar as jogadas defensivas, coloca um maior número de defensores próximo à área do SNAP, então qualquer jogada precisa ser executada com muita rapidez, antes que a defesa consiga colocar pressão no QB.
Desse ponto do campo, eu diria que 2/3 das jogadas são por corridas.
Do nosso PLAYBOOK, as jogadas de corrida que funcionam bem:
I DIVE
OFF TACKLE
SWEEP RUN
Pela freqüência das jogadas de corrida, PLAY ACTIONS e BOOTLEGS são armas excelentes para enganar a defesa adversária. Outras jogadas aéreas:
SLANT PASS
TE FLAT PASS
SCREEN PASS
Melhor time de 2009 dentro da RED ZONE, o Arizona Cardinals utiliza regularmente uma mesma formação ofensiva, com 2 TEs para esta situação de GOAL LINE. A partir dela o time tem diversas alternativas de corrida ou passe.
No caso de um passe, o alvo principal é Larry Fitzgerald (WR), que usará uma rota chamada FADE, que começa com um avanço central e depois busca a extremidade da END ZONE. O alvo secundário é Anquan Boldin (WR) que usará uma rota SLANT (diagonal para o meio).
Caso nenhum dos 2 consigam um bom posicionamento, o QB ainda teria 2 outras opções, o RBpara um SCREEN PASS (passe lateral) e 1 Tight End no FLAT do lado oposto.
Clique aqui para um exemplo em que o passe foi para Anquan Boldin.
Uma das jogadas visualmente mais impressionantes, acontece quando o RB salta por cima do combate entre as linhas ofensivas e defensivas, buscando o TD. Clique aqui para um exemplo em que LaDainian Tomlinson (ex-Chargers e agora nos Jets), é impedido pela defesa dos Titans, mas consegue o TD na seqüência.
.
GOAL LINE – Defesa
A defesa mostrada no esquema abaixo é a mais usada em situações claras de combate ao jogo de corrida, faltando 5 jardas ou menos para o TOUCHDOWN.
Com 5 jogadores na linha defensiva, cada adversário da linha ofensiva vai ser combatido individualmente, tentando dificultar a criação de espaço pelo meio, por onde o RB possa entrar.
Os Linebackers centrais vão se encarregar de fechar esses eventuais “buracos” que a linha ofensiva adversária venha a criar, enquanto os outros 2 Linebackers se encarregarão do Tight End e de parar o RB, caso ele procure um avanço lateral.
As formações com 5 jogadores na linha defensiva também se chamam MONSTER, e no caso abaixo, ela é um pouco mais flexível, com os 2 Safeties fazendo o papel dos Linebackers externos do caso anterior, mas também tentando ler uma eventual jogada de passe, e ajudando na cobertura aosWide Receivers.
Esta é uma formação defensiva também usada em outras faixas do campo, principalmente em lances de terceira descida, em que o ataque precisa de apenas mais 1 ou 2 jardas para completar as 10 necessárias a nova série .
Clique aqui para o esforço defensivo dos Cardinals contra os Texans, com 1 INTERCEPTION retornada para TD, e depois impedindo o TOUCHDOWN.
.
Conversão de 2 Pontos
Normalmente no fim das partidas, quando o time está atrás no placar, o HEAD COACH opta após umTOUCHDOWN, por tentar uma jogada adicional, que se convertida vale 2 pontos, ao invés do tradicional EXTRA POINT chutado.
Apesar da bola ser colocada em jogo na marca de 2 Jardas da END ZONE, os times se sentem mais confortáveis em executar uma jogada aérea do que corrida.
Comentar