Review - Draft 2017

 

O consenso entre os analistas é que somente depois de pelo menos 3 anos dá para ter um diagnóstico mais apurado de quem aproveitou melhor suas escolhas no Draft.

Jogadores podem começar bem e se contundir, ou cair de produção uma vez que os adversários passem a conhecê-lo melhor. Outros podem demorar mais um pouco para se desenvolverem fisicamente, ou se adaptar ao estilo de jogo da NFL.

Abaixo coloquei alguns times que aparentemente fizeram boas escolhas, inserindo em campo seus atletas, e quem pouco tirou de sua classe. Não significa que o destino deles está traçado, mas pode ser um indício.

Quais jogadores que contribuíram em suas equipes? Quem precisa abrir o olho?

 

Bem Encaminhados

 

New Orleans Saints

Não foi 1 ou 2 jogadores draftados que contribuíram na campanha e PLAYOFFs, mas 5!

Entre eles, os premiados como calouro ofensivo e defensivo do ano. Marshon Lattimore (CB - 1º round) e Alvin Kamara (RB - 3º round) mostraram-se escolhas mais que certeiras.

Foi até uma surpresa que Lattimore estivesse disponível quando chegou a hora dos Saints, apesar da preocupação quanto a lesões. Já está na conversa dos melhores da posição em cobertura Homem-a-Homem. Já Kamara trouxe o elemento de explosividade que tantos scouts apostavam.

Ryan Ramczyk (OT) era outro jogador envolto a lesões, mas jogou a temporada inteira como titular, justificando sua escolha no finzinho do 1º roundTrey Hendrickson (DE - 3º round) participou ativamente do PASS RUSH.

Por fim, Marcus Williams (S - 2º round) assumiu seu papel na linha secundária e mostrou atleticismo. Tomara que o erro na final da conferência não atrapalhe seu desenvolvimento. 

 

 

Houston Texans

Por um pequeno intervalo do campeonato, ninguém conseguia desgrudar os olhos de Deshaun Watson. De repente, o desacreditado Quarterback passou de investimento de risco para sensação. Pena que rompeu os ligamentos do joelho (2ª vez, mas em joelhos diferentes) num treinamento, encerrando sua temporada de calouro. Tomara que se reabilite plenamente.

Lesão também acabou com o campeonato de D'Onta Foreman (RB - 3º round), quando começava a receber mais SNAPs.

A boa participação de Zach Cunningham (LB - 2º round) influenciou na decisão de cortarem o contrato de Brian Cushing (LB)

Julie'n Davenport (OT - 4º round) terminou o ano na unidade titular e Carlos Watkins (DT - 4º round) participou da rotação na linha defensiva.

 

 

Jacksonville Jaguars

Ninguém ficou surpreso com o rápido impacto de Leonard Fournette (RB - 1º rond). Sua participação nos PLAYOFFs foi a cereja no bolo.

Cam Robinson (OT - 2º round) segurou as pontas na proteção ao Quarterback, como titular desde o início e mostrou sua força no bloqueio para o jogo de corridas.

A partir de meados do campeonato, depois de lesões na unidade de recebedores, Dede Westbrook (WR - 4º round) e Keelan Cole (WR - não draftado) despontaram para a liga, esbanjando talento.

 

 

Buffalo Bills

Se não fosse o brilho especial de Lattimore, o prêmio de melhor calouro defensivo poderia ter caído com justiça nas mãos de Tre'Davious White (CB - 1º round), que caiu como uma luva no sistema de cobertura por zona dos Bills.

Buffalo conta com Zay Jones (WR - 2º round) para se tornar um alvo dinâmico e seguro para quem quer que seja o Quarterback em 2018 (sim, apesar do estranhíssimo caso de tentativa de suicídio). Dion Dawkins (OT - 2º round) acabou lançado na unidade titular por lesão de Cordy Glenn (LT). Teve altos e baixos e de repente suam melhor posição no futuro seja no interior da linha ofensiva.

Um dos jogadores que mais me chamava a atenção na fase pré-draft era Matt Milano (5º round). Atraía-me pela versatilidade e acabou como titular numa função híbrida de Linebacker/Safety.

A única ressalva ficou por conta de Nathan Peterman (QB - 5º round). parece não ter muito futuro na liga...

 

 

New York Giants

Nem tudo foi uma desgraça na temporada 2017 dos Giants. Tiveram 2 calouros figurando em todas as seleções feitas na internet.

Evan Engram (TE - 1º round) foi de fato o único alvo de qualidade para Eli Manning (QB). Possui bastante desenvoltura nas rotas. Dalvin Tomlinson (DT - 2º round) foi bem consistente (um dos poucos do time), no interior da linha defensiva, mostrando até agilidade para pressionar Quarterbacks.

Tomara que a próxima comissão técnica consiga tirar mais de Wayne Gallman (RB - 4º round), pois vejo talento nele.

 

 

Pittsburgh Steelers

Num ano em que os Wide receivers selecionados no 1º round mal entraram em campo, JuJu Smith-Schuster (3º round) foi de longe o melhor calouro desta posição. Físico, conseguiu jardas após receber passes e já é parte importante deste ataque.

Se fisicamente TJ Watt (OLB - 1º round) não se compara com seu monstruoso irmão de Houston, tem qualidade o suficiente para ser titular dos Steelers por longos anos.

 

 

 

 

Preocupados

 

 

New England Patriots

A estratégia de abrir mão de escolhas no DRAFT para adquirir veteranos deixou o time sem grandes contribuições de calouros. Para piorar, as 2 escolhas no 3º round sofreram com questões médicas: Derek Rivers (DE) e Antonio Garcia (OT)

Quem participou com algum destaque: Deatrich Wise (DE/DT - 4º round)Adam Butler (DT - não draftado).

 

 

Cincinnati Bengals

Ok, tiveram alguns jogadores com destaque, como Joe Mixon (RB - 2º round), Carl Lawson (DE - 4º round) e Ryan Glasgow (DT - 4º round). Todavia, a o fiasco no 1º round com John Ross (WR) os coloca aqui. A 9ª escolha geral do DRAFT apresentou-se tão mal que Marvin Lewis (HC) chegou a ameaçar (bravata) recolocá-lo na unidade de Cornerbacks.

Outro caso esdrúxulo foi Jake Elliott (K), que acabou brilhando na campanha do campeão Eagles. Independente da comparação dos números com o titular Randy Bullock, para que selecionar um Kicker no 5º round, se não tinham uma vaga o aguardando?

Jordan Willis (DE - 3º round) foi outro que pouco rendeu nas oportunidades que teve.

 

 

Denver Broncos

Quando o DRAFT 2017 foi encerrado, um dos times que mais gostei no processo foi Denver. Porém, tirando Garrett Bolles (OT - 1º round), que apesar dos altos e baixos confirmou potencial, quase nada tiveram de retorno.

DeMarcus Walker (DE - 2º round), a quem (continuo positivo) apostava fichas, beirou apenas 10% dos SNAPs defensivos, jamais conquistando seu lugar. O mesmo vale para Brendan Langley (CB), escolha surpresa no 3º round, que ainda pode se desenvolver.

Um de meus jogadores favoritos, Carlos Henderson (WR - 3º round) nem entrou em campo. Perdeu toda a temporada entre confusão com a polícia e cirurgia na mão.

 

 

Arizona Cardinals

Outro ano com (quase) nenhuma contribuição de calouros. A exceção foi Budha Baker (2º round), que além das unidades de cobertura em special Teams (PRO BOWL por isso) assumiu mais responsabilidades na linha secundária na reta final do campeonato.

Parece ir mal (que surpresa!) a experiência de transformar Haason Reddick (1º round) num Linebacker. Para piorar, quando retornou a sua posição original de Pass Rusher externo, seu desempenho foi fraco.

Surpreenderam no 3º round com um Wide Receiver quase desconhecido (Chad Williams), que mal entrou em campo em 2017. Escolha do 4º round, Dorian Johnson (G) já foi cortado e TJ Logan (RB - 5º round) contundiu o punho na pré-temporada e ficou de fora por toda a temporada.

 

 

Oakland Raiders

Por lesão, mal viram suas escolhas nos rounds iniciais em campo. Tanto Gareon Conley (CB) como o atlético Obi Melifonwu (S) não participaram nem 10% dos SNAPs defensivos.

Outros 2 defensores tiveram mais envolvidos. Eddie Vanderdoes (DT - 3º round) fez parte da rotação na linha, com pouco impacto, tal qual Marquel Lee (LB - 5º round).

 

 

San Francisco 49ers

Outro time que saiu do Draft cheio de orgulho. Só que as coisas não estão fluindo como o esperado.

Primerio, Solomon Thomas (DE - 3ª escolha geral) caiu lesionado. Depois, CJ Beathard (QB - 3º round) mostrou bem pouquinho ao ser inserido como titular.

Mas o pior veio na confirmação de 2 elementos que derrubaram o talentoso Rueben Foster ao final do 1º round. Propensão a lesões e cabeça fraca. Corre sério risco de ser suspenso pela NFL.

Claro que tiveram algumas boas surpresas. Ahkello Witherspoon (CB - 3º round) parece ser bom jogador e George Kittle (TE - 5º round) foi produtivo.

 

Comentários

Pelo time do Denver também foi desfalque o TE Jake Butt da universidade de Michigan que teve problemas no joelho e nem sequer jogou, apesar de ser draftado no 5º round o pessoal de Denver botam muita fé nele espero que essa lesão de joelho não atrapalhe sua carreira.

Comentar

Veja também: