Alvos do Draft 2014 - DT

 

Todos os times estão a procura de Defensive Tackles capazes de gerar pressão nos Quarterbacks adversários, atacando o miolo das linhas ofensivas.

Versatilidade é uma das características que ajuda o atleta a ser draftado mais cedo, porque os times procuram atletas que encaixem em seus esquemas, e se forem capazes de atuar em mais de um sistema, aumentam suas possibilidades.

No esquema defensivo 4 x 3, as equipes necessitam de jogadores pesados para fechar os GAPs contra o jogo de corridas, mas atléticos o suficiente para pressionar o Quarterback adversário contra o jogo aéreo.

No esquema 3 x 4, os times procuram por jogadores super fortes e pesados para enfrentar a combinação Center / Guard adversária, para ser a âncora da defesa. Mas precisam também de jogadores atléticos, que possam converter para a posição de Defensive End específica do sistema.

Uma média de 4 Defensive Tackles são draftados no primeiro round.

 

TOP  6

1) Aaron Donald (Pittsburgh)

Exatamente por que Aaron Donald não está ranqueado entre os TOP 10 na maioria dos MOCK DRAFTs é um mistério para mim.

Forte e ágil, ele é o melhor PASS RUSHER entre todos os candidatos ao interior da linha desse Draft, a ponto de ter alguns times cogitando usá-lo na extremidade do 3 x 4, como Linebacker externo.

Quer um exemplo, veja o GIF tirado de um treinamento no SENIOR BOWL, contra um dos TOP Guards disponíveis para 2014 (Cyril Richardson): https://imgflip.com/gif/69yxi

Produtivo em campo pela universidade de Pitt, a única ressalva sobre Donald é seu tamanho, os scouts preferiam que fosse um pouco maior.

Veja seus Highlights:

 

2) Louis Nix (Notre Dame)

Para um sujeito tão pesado como Nix, sua agilidade impressiona.

Ele precisa refinar a parte técnica para dominar a linha de Scrimmage na escala que suas características físicas o possibilitariam.

Se seu time necessita de um Defensive Tackle para atuar no centro do esquema 3 x 4 (NOSE), Nix é o nome certo.

Veja seus Highlights:

 

3) RaShede Haggeman (Minnesota)

Não é todo dia que vemos um jogador como Haggeman aparecer.

Alto, forte e ágil tem tudo para se tornar um craque na NFL.

Tenho ouvido os comentários sobre sua inconsistência, como domina me certos lances mas desaparece por completo em outros. Não é sempre assim com quase todos os Defensive Tackles do campeonato universitário?

Veja seus Highlights:

 

4) Timmy Jernigan (Florida St)

Atuação fantástica na final do campeonato universitário. Jernigan ajustou seu posicionamento no 2º tempo contra Auburn e fechou a porta para as corridas que colocaram o rival à frente do placar.

Essa sua maior qualidade, a presença nos GAPs contra o jogo de corridas. Como PASS RUSHER não é tão devastador quanto os 3 anteriores desse ranking.

Curiosamente, uma das críticas a Jernigan vem dessa própria partida que definiu o título 2013 para Florida St. Ele visivelmente cansou no último quarto, sendo substituído em vários SNAPs.

Porém essa é mais uma questão típica de Defensive Tackles antes de todos os Drafts. Eles não têm ainda o condicionamento físico ideal para os rigores da NFL, por isso é uma das posições onde a transição é mais difícil.

Veja seus Highlights:

 

5) Kelcy Quarles (South Carolina)

Versátil, poderá atuar em qualquer dos esquemas defensivos.

Tem bons instintos para o PASS RUSH. No entanto, precisa refinar sua parte técnica, fortalecer e de um melhor condicionamento físico.

Veja seus Highlights:

 

6) DaQuan Jones (Penn St)

Muito forte e alto, DaQuan pode ser uma alternativa interessante para uar como Defensive End num esquema 3 x 4 do tipo que os Steelers gostam de usar, com o atleta responsável por 2 GAPs.

Isso maximizaria seu potencial. Talvez, se preso dentro da linha defensiva num tradicional 4 x 3, não tenha a agilidade para fugir dos bloqueios, sendo facilmente neutralizado.

Veja seus Highlights:

 

 O Coringa

Stephon Tuitt (Notre Dame)

Mostrou bom potencial e versatilidade, especialmente em 2012. Ano passado lutou contra contusões, por isso não pode aparecer como se esperava.

Atuou como Defensive End mesmo tendo o tamanho mais comum de Defensive Tackle, ou seja é capaz de desempenhar qualquer função dentro da linha defensiva.

Talvez seja um nome interessante para a atual tendência de mover o DE para o interior da linha em situações claras de PASS RUSH.

Um problema. Ao se mostrar recuperado do problema médico, chegou para o COMBINE bem acima do peso ideal. Se considerarmos que essa é uma preocupação natural dos times quanto a jogadores universitários dessa posição, pode influenciar o quão cedo Tuitt será selecionado no Draft.

Veja seus Highlights:

 

Evitaria Escolher

Daniel McCullers (Tennessee)

Um ser humano gigante.

A pergunta aqui deveria ser? Quão cedo um Defensive Tackle claramente limitado a SNAPs contra o jogo de corridas deve ser selecionado?

Se considerarmos que mais de 60% dos SNAPs ofensivos têm sido passes, seria um desperdício escolher um jogador que passaria mais tempo nas SIDELINES do que em campo nos rounds iniciais do Draft.

No entanto, se o coordenador defensivo conseguir cercá-lo de atletas versáteis o suficiente para compensar sua pouca mobilidade, seu time estará com uma barreira pelo meio da linha de Scrimmage, forçando a jogada para suas extremidades ou incitando os passes.

Dito isso, ao olharmos o retrospecto de McCullers na universidade, ele não traduz seu imenso tamanho em poder físico. Falta refinamento na parte técnica, e entendimento do próprio corpo. Quando muito alto, o jogador pode perder base se o defensor for capaz de bloqueá-lo por baixo (efeito alavanca).

Veja seus Highlights:

 

Alternativas

Ego Ferguson (LSU) – Capaz de impactar contra o jogo de corridas, mas sem muito potencial para PASS RUSH.

Dominique Easley (Florida) – Seria um dos principais nomes da posição senão fosse o histórico médico. Rompeu os ligamentos do joelho em 2 ocasiões.

Ed Stinson (Alabama) - Boa opção para atuar como Defensive End no esquema 3 x 4.

 

Merece Atenção

Will Sutton (Arizona St)

Jogador muito produtivo como PASS RUSHER interno na temporada universitária 2012.

Decepcionou em 2013 quando tentou ganhar peso, perdendo aceleração. Para piorar não demonstrou ganho de força, sendo facilmente anulado com bloqueios duplos.

De tamanho menor do que o preferido para a posição, ele precisa se fortalecer para atuar em qualquer situação de jogo e maximizar o que faz de melhor, a penetração nos GAPs.

Veja seus Highlights:

 

Outras Opções

Anthony Johnson (LSU), Caraun Reid (Princeton), Justin Ellis (Louisiana Tech), George Uko (USC), DeAndre Coleman (California), Shamar Stephen (Connecticut), Khyri Thornton (So Miss), Jay Bromley (Syracuse), Eathyn Manumaleuna (BYU), Kerry Hyder (Texas Tech), Lawrence Virgil (Valdosta St), Ryan Carrethers (Arkansas St), Calvin Barnett (Oklahoma St), Bruce Gaston (Perdue), Zach Kerr (Delaware), Beau Allen (Wisconsin), Tenny Palepoi (Utah), Levi Brown (Temple), Mike Pennel (Colorado-Pueblo)

 

Comentar

Veja também: